Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Paulo Bassan é candidato a prefeito de Rio Preto pelo PRTB
Foto por: Divulgação
Paulo Bassan é candidato a prefeito de Rio Preto pelo PRTB

PERFIL: Candidatura de Paulo Bassan foi gestada nos protestos de rua contra Dilma Rousseff

Por: Da Redação
01/10/2020 às 18:13
Perfil dos candidatos

Aos 61 anos, médico se notabilizou pela militância bolsonarista em Rio Preto


O médico Paulo César Bassan Gonçalves, 61 anos, é um dos muitos candidatos que estreiam nas eleições municipais deste ano em todo o País "gestados” nos movimentos de rua que levaram ao impeachment da ex-presidente petista Dilma Rousseff em 2015/2016. Nesta época, o então juiz da Lava-Jato Sérgio Moro era o herói da vez. 

Mais que lavajatista, Bassan se converteu logo em seguida em um dos líderes do embrionário movimento bolsonarista de Rio Preto. Isso quando o então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro não dava ainda sinais inequívocos do fenômeno que se revelaria nas urnas em 2018. 

Com o fim das eleições e o PSL catapultado da insignificância total à condição de partido com maior força política do País, segunda maior bancada na Câmara dos Deputados e segundo maior volume em recursos dos fundos partidário e eleitoral, Paulo Bassan assumiu, com um grupo que se autointitulava "bolsonaristas ideológicos”, a legenda em Rio Preto e já se lançou pré-candidato à Prefeitura de Rio Preto. 

A ingenuidade de estreante nos meandros do poder político lhe renderam muitos dissabores quando vieram o racha interno do PSL e, principalmente, as fragmentações do bolsonarismo em uma infinidade de grupos. Ele deixou a legenda na esperança de que o Aliança Pelo Brasil estaria pronto para abrigar sua candidatura, o que lhe garantiria o título de  candidato do presidente na cidade, hoje disputado por outros adversários também. 

Mas o projeto Aliança naufragou e as várias vertentes bolsonaristas se abrigaram em diferentes legendas, como Republicanos, PP, Podemos e PRTB. Este último é o abrigo do médico. Daí a disputa por convencer o eleitorado "liberal na economia e conservador nos costumes” de que ele é quem melhor representa o capitão por aqui. Em seu favor, Bassan tem como apoiadores de sua campanha nomes intrinsecamente ligados ao clã Bolsonaro, sendo os de maior visibilidade a deputada federal Carla Zambelli (PSL) e o deputado federal Coronel Tadeu (PSL). 

Nascido em Monte Aprazível, ele vive em união estável, tem três filhos e quatro netos. É católico e dedica as horas de lazer à pesca e à prática de tiro esportivo. Ficar com a família é outra fonte de prazer quando não está trabalhando, segundo ele. Para conhecer mais os valores e posicionamentos do candidato, o DLNews convidou a psicóloga Mara Madureira (especialista em psicoterapia clínica cognitivo-comportamental pela Famerp e com MBA em gestão estratégica de pessoas pela FGV) a formular a entrevista que você vai conferir em seguida... 

Mara Madureira - Em termos objetivos, como o senhor define o poder? 
Paulo Bassan - Poder é liderar com autenticidade, pelo bem comum, sem vaidade ou egoísmo. Todos têm algum poder, depende de como exercitamos o mesmo. Serve como força de transformação positiva ou negativa.

Mara Madureira - Quais as evidências de que está apto para atender aos interesses públicos e bem representar seus eleitores? 
Paulo Bassan - Experiência de vida, desejo de acertar e fazer o melhor por Rio Preto. E uma história de aprendizados bem-sucedido.

Mara Madureira - Quais meios, o senhor pretende adotar para converter suas ações em benefícios econômicos e sociais? 
Paulo Bassan - Trabalho, gestão eficaz e moderna e busca constante pelo desenvolvimento social e econômico

Mara Madureira - Como o senhor percebe essa onda de religiões ampliando seu domínio e defendendo ideias e interesses próprios de grupos específicos?
Paulo Bassan - O Estado deve ser laico e respeitar os diferentes credos, pois é reflexo da união e organização de diferentes tipos de gente.

Mara Madureira - O que o senhor pensa sobre a diversidade social?
Paulo Bassan - Diversidade é inerente ao ser humano, essencial, desnecessário politizá-la tanto, pois não existem dois humanos ou seres vivos exatamente idênticos, sendo a mão de Deus sobre a vida. Inclusão decorre do mesmo pensamento. Somos todos iguais perante Deus.

Mara Madureira - Quais medidas objetivas empreenderia para superar os problemas da desigualdade social, da irresponsabilidade ambiental, das diversas violências e preconceitos? 
Paulo Bassan - Desigualdade social se combate com educação de qualidade e desenvolvimento econômico. Preservar o meio ambiente é garantir um futuro para as próximas gerações. 

Mara Madureira - Quais as principais linhas programáticas de seu partido?
Paulo Bassan - Pátria e Família. Este é nosso norte.

Mara Madureira - Quais valores éticos e políticos o senhor defende?
Paulo Bassan – Ética na política e na vida, seriedade e responsabilidade com dinheiro público.

Mara Madureira - Como se posiciona em relação aos escândalos de corrupção e quais são seus planos de combate a esses crimes e aos seus autores políticos?
Paulo Bassan - Corrupção é crime hediondo e, enquanto não houver punição exemplar, ela não acabará.

Mara Madureira - Como o senhor define sua ideologia política e quais as vantagens desse modelo para beneficiar a sociedade?
Paulo Bassan - Sou um conservador nos costumes e liberal na economia. Estes pilares criam base para o desenvolvimento.

Mara Madureira - Como o senhor vê os líderes políticos de esquerda e de direita e como lida com eles? 
Paulo Bassan - Politicamente creio no indivíduo acima do Estado, liberdade com responsabilidade, empreendedorismo e amor à família e à pátria. Se isto é direita ou esquerda não me importam os rótulos, só o conteúdo.

Mara Madureira - É possível governar de modo neutro, sem confundir interesses pessoais com interesses políticos? Como?
Paulo Bassan - Governar é um ato político sempre. O quê se faz necessário é a ética, responsabilidade com o ser humano é preservação dos valores. As práticas políticas precisam mudar. Discurso e prática precisam estar em consonância.  







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!