Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Ana Rogéria é jornalista
Foto por: Divulgação
Ana Rogéria é jornalista

OPINIÃO: Eleição? Que eleição?

Por: Ana Rogéria Ribeiro
05/10/2020 às 19:26
Opinião

As pessoas ainda estão preocupadas com a pandemia


A 40 dias do primeiro turno das eleições municipais, parece que a ocasião ainda não faz parte do consciente coletivo. Isso ficou bastante nítido na primeira pesquisa de intenção de voto encomendada pela Record TV e o DLNews. 

Na pesquisa espontânea, aquela que não sugere nome dos candidatos, 61% dos 700 entrevistados não souberam ou não responderam. Ou seja 61% dos eleitores ignoram quem são os candidatos que concorrem à prefeitura de Rio Preto. 

Vejo duas possibilidades diante desses números: 

As pessoas ainda estão preocupadas com a pandemia. Após 28 dias na fase amarela, na última sexta-feira (02/10), o governo ampliou a flexibilização do comércio da região e liberou, com restrições, parques aquáticos , cinema e eventos culturais. As mudanças geraram muita aglomeração em bares e multas já no primeiro fim de semana de reabertura. 

Outro ponto que pode ter desviado a atenção dos eleitores à disputa eleitoral, seria o início tardio das campanhas. Com o pleito adiado para novembro, justamente por causa pandemia do novo coronavírus, as campanhas foram liberadas há pouco mais de uma semana, e as propagandas no rádio e na televisão só terão início na próxima sexta, dia 9/10. 

Quem sabe esse barulho seja o combustível que falta para os eleitores começarem a pensar em quem vão votar. 

Em um ano de tantas privações impostas, não podemos abrir mão de exercer o direito constitucional de escolher nossos representantes na administração de nossa cidade. Política não tem sido um assunto muito agradável e jamais será unanimidade. Não há candidato perfeito, mas é indispensável que participemos ativamente desse processo, escolhendo quem acreditamos ser a melhor entre as opções.

Ana Rogéria Ribeiro, 44 anos, é jornalista formada na turma de 1997 da Unimar, em Marília. Atualmente é chefe de jornalismo na Record TV Rio Preto







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!