Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



A jornalista Ana Rogéria Ribeiro
Foto por: Acervo pessoal
A jornalista Ana Rogéria Ribeiro

OPINIÃO: Ao vencedor, o trabalho!

Por: Ana Rogéria Ribeiro
17/11/2020 às 18:42
Opinião

A opinião pessoal se tornou "notícia” na visão de quem precisa de autoafirmação.


"... Jornalista que nunca se posicionou sobre política saindo como o vereador mais votado da cidade...”. 

Essa crítica foi publicada num perfil do facebook, logo que saiu a primeira parcial da apuração dos votos, no último domingo (15). 

Desde que ingressei no universo dessa profissão, há mais de 25 anos, o papel do jornalista sempre foi a isenção, a clareza de ideias para informar a população sobre os fatos relevantes do cotidiano, e jamais impor sua opinião pessoal sobre qualquer assunto. Fico imaginando o tipo de posicionamento que se espera de um jornalista? Escrever textão nas redes sociais?

O jornalista Robson Ricci se consolidou o vereador mais votado nessas eleições, com quase 7 mil votos. E o segundo na história de Rio Preto. (Fábio Marcondes teve 8.095 votos, em 2016). Ele realmente nunca fez textão nas redes sociais, nem bate boca com quem quer que seja por aí. 

Mas, há quase uma década como repórter, ele percorre os bairros mais afastados da cidade, já pisou em todos os postos de saúde, escolas sem estrutura, ruas sem asfalto, comunidades sem infraestrutura. Conhece atletas sem apoio, famílias sem amparo e idosos sem esperança.

Como chefe dele, muitas vezes me deixou louca pelos atrasos para voltar para redação com a matéria do dia. A demora sempre teve a mesma razão, a atenção que sempre deu a TODAS as pessoas que o paravam para conversar. O Robson é uma pessoa que realmente se importa com seus semelhantes. 

A humildade dele está no coração e não na origem pobre (conheço muita gente arrogante que não tem um gato para puxar pelo rabo).

Assumir uma cadeira na Câmara Municipal é, para ele, uma missão, mais um canal para servir a comunidade. Para massagear o ego, ele já tem a vitrine da TV que abrange uma população de mais de 3 milhões de pessoas.

O papel fundamental do jornalista é ouvir todos os lados de uma história antes de reportá-la. O papel do cidadão honrado deveria ser igual. Conhecer a história de alguém antes de julgar, criticar, eleger, exaltar...sejam eles políticos, artistas, atletas ou o vizinho da esquina ou do condomínio. 

Mas isso tem sido cada vez mais raro, principalmente com o imediatismo que a internet nos proporciona. A opinião pessoal se tornou "notícia” na visão de quem precisa de autoafirmação. 

Entre um jornalista que nunca se posicionou sobre política e um homem que se posicionou na vida, eu fico e sempre ficarei com o ser humano de caráter.

Ana Rogéria Ribeiro, 44 anos, é jornalista formada na turma de 1997 da Unimar, em Marília. Atualmente é chefe de jornalismo na Record TV Rio Preto







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!