Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



A jornalista Joseane Teixeira
Foto por: Acervo pessoal
A jornalista Joseane Teixeira

OPINIÃO: Edinho Araújo? Nunca critiquei

Por: Joseane Teixeira
20/11/2020 às 16:16
Opinião

Respeito muito a experiência do secretariado, mas seria ótimo para esse mandato trazer cabeças novas para o time.


A frase afirmativa vem de um meme popular na internet, utilizado principalmente no contexto de jogos de futebol, quando a gente "mete o pau” em um jogador e ele acaba sendo decisivo para a vitória do time. É tipo "pagar a língua”.

Brincadeiras à parte, claro que eu teci críticas a algumas questões que julgo negligenciadas pela atual administração, como o fechamento das creches na pandemia sem nenhuma estratégia de auxílio às mães que não têm com quem deixar os filhos e a falta de áreas de lazer (ou manutenção delas) nas periferias. Não retiro nada do que disse. No entanto, não posso deixar de enaltecer os pontos positivos do governo Edinho, que me dão, como jornalista, certa tranquilidade quanto à reeleição.

E aqui me refiro aos bastidores da notícia. Os profissionais de imprensa que trabalharam durante a gestão do prefeito anterior devem concordar comigo que, com o Edinho, estamos no "céu”.

Tenho péssimas lembranças daquele governo. Era um desgaste enorme conseguir informações. Os secretários eram blindados, os assessores mal humorados e, na maioria das vezes, as respostas sobre os problemas da cidade se resumiam a "notas oficiais”. Nada de entrevistas. Nas situações mais adversas, a Prefeitura informava que não iria se manifestar sobre o assunto.

Com a eleição de Edinho, em 2016, assistimos a uma mudança enorme no relacionamento com a imprensa. Primeiro que o prefeito é excelente estrategista e usa seu time da comunicação social de forma muito inteligente. Com "little Edson”, jornalistas de política e cidades não passam fome. Sua equipe produz quase que diariamente sugestões de pautas sobre projetos e medidas implantadas na cidade, gerando marketing gratuito 365 dias do ano, porque as propostas são de interesse social.

Nesta gestão, a imprensa tem os celulares dos secretários e, em pautas urgentes, "atravessam” a assessoria oficial e falam diretamente com os chefes das pastas.

Edinho também não foge das tretas. Quando surge um assunto grave, de grande repercussão na cidade, ele "assume o B.O.” e convoca coletiva de imprensa. Transparência gera confiança, e o prefeito com longa vida pública aprendeu bem a lição.

Ele recebe os jornalistas sempre com grande gentileza. Nos chama pelo nome e, às vezes, nos surpreende até com perguntas pessoais: "Como vai o filhão?”

É inteligente e diplomático. Eu não gosto do Doria, nem do Bolsonaro. Mas o prefeito tem que gostar. Qualquer pessoa que entenda minimamente de política sabe que ter bom relacionamento com os governos estadual e federal é fundamental para atrair verbas e investimentos. Não ser bem quisto por eles é que é um problema.

E o resultado do que foi entregue nestes quatro anos a gente viu nas urnas. Prefeito reeleito no primeiro turno, com mais que o dobro dos votos da segunda colocada.

Por fim, respeito muito a experiência do secretariado, mas seria ótimo para esse mandato trazer cabeças novas para o time. 

Profissionais técnicos com fôlego e ideias criativas. Sobre isso, seria interessante, apesar de improvável, que o prefeito considerasse a possibilidade de convidar Carlos Alexandre para o governo. Um candidato que fez uma oposição honesta e respeitosa. E que, apesar da votação inexpressiva, deu show de articulação, demonstrou inteligência administrativa e consciência dos problemas sociais, além de registrar um plano de governo muito bom, principalmente no que diz respeito à educação.

Pense nisso, Edinho. Boa gestão!

Joseane Teixeira, 33 anos, é formada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Atua há 7 anos como repórter nas editorias de Polícia e Justiça, sendo dois anos pelo Diário da Região e cinco pela rádio CBN Grandes Lagos, onde trabalha atualmente.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!