Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Breno Aragon

Tecnólogo em informática, presidente do PSOL em Rio Preto e ex-integrante do Vergonha Rio Preto


Vereadores de Rio Preto pensam que são prefeitos

Por: Breno Aragon
31/08/2019 às 11:09
Breno Aragon

A velha máxima "filho feio não têm pai” parece ser o que está em constante voga nos corredores da Câmara Municipal. Vereadores aliados do prefeito Edinho Araújo se acotovelam para serem os "pais da criança” a cada entrega de obra ou anúncio de algum projeto na cidade. Porém, quando o assunto são as muitas deficiências de nossa cidade, os aliados se fazem de avestruz e enfiam suas cabeças em um buraco.

Caro leitor, você já reparou que os vereadores de nossa cidade (e aqui me refiro aos aliados do prefeito Edinho Araújo) constantemente fazem fila para aparecer em cada inauguração de obras entregues pelo poder municipal? Pois é, já dizia a famosa marchinha: "e o cordão dos puxa-saco cada vez aumenta mais”. E ele aumenta a cada nova obra entregue pelo executivo. Cada vereador posta em sua rede social as obras e bem feitorias realizadas pelo poder executivo como se fossem vitórias e conquistas fruto de seu trabalho legislativo. 

Em nossa cidade, obra e atraso são sinônimos. A reforma da Câmara Municipal, por exemplo, deveria ter sido entregue em fevereiro desse ano, porém acabou sendo concluída apenas na metade de agosto. E o que falar do terminal urbano, então? Segundo o edital de abertura da obra, já deveria ter sido entregue no final de 2016 (portanto, há três anos) pelo valor de R$ 47,7 milhões de reais. Atualmente a obra já custou aos cofres públicos a cifra de 64,2 milhões de reais. Alguém sabe se algum vereador fez algum trabalho para dar esclarecimentos a população de tamanho atraso e aditivo do valor inicial?

Talvez os "nobres vereadores” de nossa cidade, não saibam separar bem os papeis dos poderes legislativo e executivo e, por completa ineficiência em seu papel, precisam se valer de louros que não são seus para apresentar algum resultado para seu eleitorado.

Com tantas obras em atraso em nossa cidade, alguém já ouviu falar em alguma CPI para revisar e cobrar tanto da prefeitura quanto das empresas envolvidas a respeito dos atrasos e dos "aditivos” que são dados em praticamente todas as obras? Alguém já viu uma produção legislativa em termos de leis propostas, dignas de se tirar o chapéu vindas da Câmara? Alguém já viu algum vereador indo prestar contas de seu trabalho para a população em alguma praça pública com alguma frequência (e não apenas atos pontuais em anos de pré-eleição e eleição)? Alguém já viu um vereador da base aliada lutar para que audiências públicas em nossa cidade fossem realizadas após o horário comercial ou aos finais de semana quando a maioria da população pode participar? Afinal as audiências públicas marcadas às 10 horas da manhã em algum dia útil são feitas justamente para afastar os trabalhadores dos espaços de decisão de nossa cidade. Alguém já viu algum vereador ir a alguma UPA fiscalizar se os médicos plantonistas realmente estão realizando seus atendimentos? Alguém sabe se algum vereador chamou a população para fazer uma discussão sobre as propostas orçamentárias apresentadas pela prefeitura todos os anos? Alguém já viu alguma atuação dos mesmos cobrando esclarecimentos da prefeitura a respeito do surto de dengue que nossa cidade viveu? Ou ainda questionando o motivo de a zona norte de nossa cidade estar constantemente repleta de buracos nas ruas, e as pistas de condomínios nobres estarem sempre com o asfalto impecável?

Nossos vereadores parecem desconhecer que faz parte do trabalho  legislativo  fiscalizar o executivo, propor leis, ouvir a população e a envolver na política. Fazem uma política clientelista com boa parcela de seu eleitorado, e fecham os olhos para suas obrigações. 

Vereador não faz obra, não tapa buraco, não arruma um remédio no postinho, quem faz isso é a prefeitura. Vereador atuante revisa contratos, procura irregularidades, propõe bons projetos de lei, presta conta de seu mandato junto à população, participa e envolve o povo em debates públicos importantes para o futuro de nossa cidade, aciona o Ministério Público quando necessário, questiona de forma imparcial e zelando pelo interesse da população as ações da prefeitura. Infelizmente, dos nossos dezessete vereadores, pouquíssimos fazem sua função. Ficam na aba do legislativo, tomando louros que não são seus, exercendo o pior tipo de politicagem barata. Aqui, faço uma ressalva honrosa para o mandato do vereador Marco Rillo, que sempre fiscaliza o poder executivo, com frequência entra com ações junto ao Ministério Público, vive tentando abrir CPIs em nossa cidade. Para aquele que duvida e me acha parcial, o convido a pesquisar na internet os termos "Marco Rillo denuncia” e "Marco Rillo CPI” e veja que não estou "puxando o saco” do referido vereador.

Torço para que em 2020, nossa população não caia no engodo das velhas raposas, tão pouco no de oportunistas que já fazem campanha antecipada dizendo "muda rio preto 2020”, mas que agora mesmo em 2019, pouco ou quase nada fazem por nossa cidade (e tão pouco fizeram em 2018, 2017, e etc.) Espero que possamos eleger vereadores  comprometidos com os interesses do povo, e não dos donos das empresas de ônibus, construtoras, e demais  prestadores de serviço ao poder público. Que saibam atuar em seu papel, e não que acreditem serem subprefeitos de sua "zona eleitoral”.






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!