Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Árvore da vida

Por: Cristina Barufi
08/03/2022 às 23:48
Artigos

A árvore da vida trata-se de um símbolo sagrado que tem como significado a criação, fecundidade e imortalidade, ou seja, remete muito com a figura das árvores, que espalham suas sementes para gerar novas vidas


Queria falar tanta coisa nesta oportunidade de 24 horas, 24 mulheres, tantos assuntos relacionados, mas o foco somos nós mulheres, nossa vida, nossas histórias, nossas opiniões, nossas lutas, mulheres que espalham suas sementes para gerar novas vidas, então resolvi escrever sobre mulheres maravilhosas que conheço profundamente e  admiro e em algumas linhas homenagea-las,  sabendo que são únicas, mas sua luta e vida é bem comum a milhares de outras tantas mulheres.

Minha avó morou quase a vida toda no sítio, analfabeta, preta, neta de escravos, quando mudou para a cidade, por ignorância e desespero pela falta do básico, caiu na bebida e na vida, deixou seus filhos num orfanato.

Minha mãe se virou sozinha a vida toda, mas criou à unha, 02 filhos, doméstica, cozinheira, confeiteira, cabeleireira, manicure, costureira, babá, enfermeira, artesã, aos 80 anos, mora sozinha e pega o ônibus e uber para ir onde quiser, sem dar satisfação para ninguém.

Eu trabalho há 37 anos, comecei aos 14, estudei direito, nunca exerci,  passei 22 anos em uma empresa – não fui para lugar nenhum, porque será? – virei jornalista, sim virei, porque é permitido, tirar o MTB sem cursar faculdade, apenas demonstrando experiência em veículos de comunicação, ahh então  serviu os 22 anos, fui à algum lugar. A vida nos exige resiliência  e assim é a vida principalmente da mulher, provar, provar, se virar, se adaptar e seguir.

Minhas filhas, tenho duas, elas são a versão melhorada da árvore de mulheres de fibra que compõe minha existência.  Uma formada, outra quase, enxergam animadas o mundo, apesar da ciência do que enfrentarão na vida como mulheres,  sabem que tem força nos braços para lutar e voz para gritar bem alto contra a violência que está aí, em cada esquina em cada olhar machista e de reprovação, sabem que às vezes não é só de homens que vem o preconceito, desrespeito e atitudes impróprias,  tem mulheres que também precisam entender de  empatia e sororidade.

O assunto mulher é muito complexo, tem muitas vertentes e o que é pior, são tantos que não dá para falar todos aqui, a criação do dia internacional da mulher  celebra as  conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também é um dia de alerta para lembrar  dos graves problemas de gênero que persistem pelo mundo e no nosso quintal.

Do tempo da minha avó para cá, parece que se passaram séculos, mas foram poucos anos, apesar de termos muito a conquistar, por conta desta diferença abissal que existe entre homens e mulheres, na carreira, no trabalho de casa, no que "pode e o que não pode”, temos muito que comemorar. 

Em minha humilde opinião, a principal conquista é a nossa voz. Voz de mulher firme, forte, às vezes embargada, mas carregada de força que até faz tremer e assustar aqueles que querem que tudo fique como sempre foi, não, hoje nunca será igual ontem, nunca mais será como antes.

Cristina Barufi  - bacharel em direito,  jornalista e mulher com muito orgulho.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!