Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Psicóloga, vegana, membra do Coletivo Mulheres na Política
Foto por: Arquivo Pessoal
Psicóloga, vegana, membra do Coletivo Mulheres na Política

Comecei o mimimi

Por: Eliara Magalhães
08/03/2022 às 21:27
Artigos

Mínimo, melhor, merecido, é a definição de mimimi para mim. Sim, eu posso assim definir. E posso definir também como a melhor via para se ter qualidade de vida a curto e pretensioso longo prazo. Concluí que é a mais inteligente via de conquistar liberdade, tranquilidade e longevidade.


Radicalismo causa medo. Radicalismos que permitem o porte de armas já não têm causado tanto. Radicalismo de quem não come animais (veganos) tem causado muito mais. Lutas por igualdade racial, igualdade de gênero, igualdade de liberdade religiosa são desqualificadas em sistemas políticos porque se mantêm a cultura do medo destes opressores armados. Que discrepância, não? Medrosos defendendo o sistema de medo ao invés de defender causas que irão criar sistemas de igualdade e fraternidade. Que absurdos!

Aprendi observando outras vidas animais que a maioria dos humanos não são exemplo de sobrevivência. De multiplicação sim, mas sem qualidade. Acumular materiais desnecessários, sofrer por não possuir o que não é necessário para sobreviver é racional? "Gente estupida, gente hipócrita” define, como musicou Gilberto Gil. E não, - não é só com os outros, - não. É consigo mesmo, principalmente. Hipocrisia é dizer algo, filosofar, cantarolar, exigir do outro e não ter esforço próprio para isso. Ah que lindo seria se ‘amassemos o próximo como a nós  mesmos’. No mínimo o próximo. Certo seria os distantes também. Somos todos hipócritas em alguma porcentagem. Somos todos estúpidos ao continuar consumindo plásticos em descartáveis, em roupas, produtos e alimentos fast-food de pouca nutrição.

Pesquisa mostrada na Revista da FAPESP em 2017 mostra  que não somos mais planeta Terra e sim Planeta plástico, citando que desde 1950 o mundo produziu 8,9 bilhões de toneladas de plásticos e que destes 4,9 bilhões estão acumulados em aterros sanitários e na natureza. Indústrias de materiais plásticos, indústrias de carnes, de todas as espécies, indústrias de joias e automotivas, são responsáveis por poluições mortíferas, sem contar as debilidades de qualidade de vida e longevidade.

Só existem indústrias destes porque existem mercados de muitos consumidores.

Todas são de irracionalidades de humanos. Ou melhor dizer, irracionalidades de uma minoria dominante que acha que pode mudar de planeta quando esgotar este. Não precisamos tanto de plásticos, nem de consumos de animais, nem de metais e pedras, nem de tantas vias cimentadas e de petróleo ou cana como culturalmente nos foi impregnado.

Outra irracionalidade absurda dos humanos é achar que só devem viver seus semelhantes de interesses ou de que seus semelhantes de aparências tenham que ter privilégios. Tenho me esforçado para considerar necessário até aqueles que concordam comigo. Todos somos necessários de alguma forma e com direito de viver com qualidade. Viver é direito de todas as vidas e nós nos infligimos mutualmente ao consumir sem consciência e sem mudar hábitos que causam danos ambientais.

Eliara Magalhães, psicóloga, vegana, membra do Coletivo Mulheres na Política







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!