Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Michela Barcelos, gerente de imunização
Foto por: Divulgação
Michela Barcelos, gerente de imunização

Rio Preto atinge o "número mágico" de 70% da população com imunização completa contra a Covid

Por: Da Redação
21/10/2021 às 16:02
Saúde

Com 70%, população atinge a imunidade coletiva, de acordo com especialistas. O número de faltosos para segunda dose está em 27.910 pessoas


Quinta-feira, 21 de outubro de 2021. Uma data importante para Rio Preto, dia em que o município atingiu 70% da população com o esquema vacinal contra a Covid completo, recebendo duas doses, ou o imunizante de dose única.

É o chamado "número mágico", em que uma população atinge a imunidade coletiva, de acordo com especialistas. Os dados são do sistema do Estado, o Vacivida, que controla as estatísticas da vacinação.

"É mais um avanço que a gente comemora, mas poderíamos ter chegado antes a essa cobertura se os faltosos comparecerem aos postos de vacinação", pontua a gerente de imunização de Rio Preto, Michela Barcelos.

Com 325.852 vacinados com a segunda dose ou com a dose única, e considerando o avanço da vacinação nos últimos dias, Rio Preto - com seus quase 470 mil habitantes - já chegou a essa marca.

Se não fossem os 27 mil faltosos, que deveriam ter tomado a segunda dose e não compareceram ainda, a cidade já teria superado essa marca há pelo menos duas semanas.

O fato de Rio Preto ter atingido os 70%, no entanto, não significa que a população deva abrir mão de cuidados. A Secretaria de Saúde tem recomendado a manutenção do uso de máscaras, de material de higienização, como álcool em gel, e o distanciamento físico. Inclusive porque a variante delta, mais transmissível, circula na cidade.

A Secretaria de Saúde informa que nesta quarta-feira foram aplicadas 726 doses da vacina contra a Covid no Shopping Cidade Norte, sendo que 494 foram no período das 14h às 21h. Nesta quarta-feira, o município aplicou no total 2.902 doses contra a Covid.

O número de faltosos para segunda dose está em 27.910 pessoas. A cobertura vacinal de primeira dose está em 85,69% enquanto a de segunda dose está em 70%.

A Campanha de Vacinação continua nesta sexta-feira para todos os agendados e faltosos da segunda dose e dose adicional, observando o intervalo entre doses de cada fabricante e o público-alvo.

Segunda dose – AstraZeneca

O município continua vacinando com o imunizante Pfizer aqueles que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca. As doses estarão disponíveis nesta sexta-feira apenas no Shopping Cidade Norte, das 8h às 14h. O intervalo entre doses é de 12 semanas.

Segunda dose – Coronavac e Pfizer

A aplicação de segunda dose das vacinas Coronavac e Pfizer (cuja primeira dose foi Pfizer) continua no Shopping Cidade Norte, unidades de saúde e demais equipamentos públicos, das 8h às 14h. O intervalo entre doses da vacina Coronavac é de 28 dias, enquanto o da Pfizer é de 21 dias para adultos e 8 semanas para adolescentes. 

Dose Adicional

A campanha de vacinação contra a Covid continua nesta sexta-feira também para aplicação da dose adicional para os seguintes grupos:

- Idosos e trabalhadores da saúde com pelo menos seis meses de recebimento da segunda dose;
- Adultos com alto grau de imunossupressão com pelo menos 28 dias de recebimento da segunda dose. 

As doses estão disponíveis no Shopping Cidade Norte e unidades de saúde, das 8h às 14h. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!