Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



O Estrabismo pode se apresentar em qualquer idade, dependendo da causa. Mas considerando a maior incidência de Estrabismo do tipo congênito, geralmente, surgem na infância após os primeiros 6 meses
Foto por: LhcCoutinho por Pixabay
O Estrabismo pode se apresentar em qualquer idade, dependendo da causa. Mas considerando a maior incidência de Estrabismo do tipo congênito, geralmente, surgem na infância após os primeiros 6 meses

Quatro por cento dos brasileiros têm ou já tiveram Estrabismo

Por: Redação
11/03/2024 às 14:43
Saúde

Quanto mais ágil for o diagnóstico e tratamento, melhores serão os resultados e a qualidade de vida do paciente


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 4% dos brasileiros têm ou tiveram Estrabismo. O estrabismo é caracterizado por um desequilíbrio na função dos músculos oculares que causa um desalinhamento e impede que os olhos fiquem paralelos.

Ana Paula Arruda Nunes, de 48 anos, foi diagnosticada aos 11 anos com Estrabismo. Uma cicatriz de toxoplasmose no fundo do olho fez com que seu olho se esforçasse para enxergar no canto interno, onde não era escuro. "Passei por grandes dificuldades pela baixa autoestima. Perdi a visão, quase que total, por conta da cicatriz. Realizei um procedimento cirúrgico de correção da direção e me sinto extremamente feliz e satisfeita após a cirurgia”, relata Ana Paula. Ela também conta que mantém sua rotina de consultas e exames oftalmológicos anualmente para acompanhar a saúde ocular.

Além de ser um grande problema estético, até motivo de bullying, o Estrabismo também pode provocar danos no campo visual da pessoa. Normalmente, os olhos fixam a visão em um ponto e o cérebro faz a fusão das duas imagens. "Quando um dos olhos está desviado, imagens diferentes chegam ao cérebro e, por isso, não há uma fusão adequada. Dessa forma, a imagem proveniente do olho desviado começa a ser ignorada pelo cérebro, levando à perda da noção de profundidade e à Ambliopia, que é a chamada de visão fraca ou preguiçosa”, explica Dra. Karina Shimizu (CRM: 120.995), especialista em Estrabismo no Horp.

 

Causas do Estrabismo

 

O Estrabismo pode se apresentar em qualquer idade, dependendo da causa. Mas considerando a maior incidência de Estrabismo do tipo congênito, geralmente, surgem na infância após os primeiros 6 meses, explica Dra. Karina.

Diversos fatores também podem ocasionar Estrabismo nos adultos, como doenças neurológicas, diabetes ou acidentes, e há tratamento. Quanto mais ágil for o diagnóstico, melhores serão os resultados. O tratamento para corrigir o Estrabismo pode envolver uso de óculos, colírios, tampão, fisioterapia para os olhos, aplicação de toxina botulínica ou, em alguns casos, cirurgia.

Algumas informações errôneas são transmitidas sobre a doença, como ser um problema que dispensa de tratamento precoce. "Principalmente os casos de Estrabismo que surgem na infância necessitam de tratamento imediato pelo fato do desenvolvimento neurovisual ocorrer nesta fase primordial da vida”, complementa Dra. Karina. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!