Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



A retinopatia diabética surge, principalmente, em decorrência da extensão do período de convivência com o diabetes e da falta de controle dos níveis de glicose no sangue
Foto por: Juraj Varga por Pixabay
A retinopatia diabética surge, principalmente, em decorrência da extensão do período de convivência com o diabetes e da falta de controle dos níveis de glicose no sangue

Retinopatia Diabética atinge mais de 140 mil brasileiros por ano

Por: Redação
13/11/2023 às 15:19
Saúde

Pessoas que sofrem de diabetes têm mais chances de desenvolverem retinopatia diabética


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 422 milhões de pessoas no mundo têm diabetes - somente no Brasil, são mais de 12 milhões diagnosticadas. Se não tratada corretamente, essa doença pode trazer complicações graves para o paciente, entre elas a Retinopatia Diabética, considerada a primeira causa da perda de visão em adultos.

Segundo dados do Hospital Albert Einstein, a Retinopatia Diabética é um problema de saúde que acomete mais de 140 mil brasileiros por ano, uma complicação do diabetes que afeta os olhos, causando danos aos vasos sanguíneos que ficam na retina, região posterior do olho.

"A Retinopatia Diabética é uma manifestação ocular da diabetes. As chances da doença se manifestar aumentam de acordo com o tempo que o paciente tem a diabetes e o quanto é descontrolada”, afirma Dr. Rodrigo Silva César (CRM: 100.504), especialista em Retina e Glaucoma no Horp. A doença ocorre porque os vasos sanguíneos do diabético ficam danificados, podendo formar microaneurismas na retina, o que leva a um processo de isquemia, ou seja, a falta de sangue na retina.

A retinopatia diabética surge, principalmente, em decorrência da extensão do período de convivência com o diabetes e da falta de controle dos níveis de glicose no sangue. Quando o diabetes não é devidamente controlado, a hiperglicemia resulta em diversas modificações no corpo que, dentre outros efeitos adversos, resultam na disfunção dos vasos sanguíneos na retina.

Os sintomas podem divergir conforme a fase da condição, no entanto, os mais comuns incluem visão embaçada, sensação de enxergar "moscas" voando e até a perda repentina da visão.

A Retinopatia Diabética pode ocasionar dois processos. O primeiro é um crescimento anormal dos vasos sanguíneos, que podem romper, levando a um sangramento maciço e a perda da visão. Dr. Rodrigo explica que, se descoberto no início, é possível realizar um tratamento a laser. Caso a doença esteja em um estágio avançado, pode ser necessário um procedimento cirúrgico. O segundo é o edema de mácula: os vasos danificados não seguram o líquido dentro deles e acaba vazando na retina, fazendo com que a visão do paciente fique embaçada. O tratamento pode ser com laser ou medicação intraocular, que atuará para enxugar o líquido, fazendo com que o portador de diabetes continue enxergando.

"Quem tem diabetes precisa ter uma atenção redobrada com a saúde dos olhos. Por isso, a recomendação é para que todos os diabéticos façam exames oftalmológicos ao menos uma vez ao ano”, finaliza Dr. Rodrigo.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!