Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Funcionários da Saúde preenchem cartões de vacinação
Foto por: Divulgação
Funcionários da Saúde preenchem cartões de vacinação

Rio Preto está a 10 pontos percentuais de atingir o "número mágico" da imunização

Por: Da Redação
25/09/2021 às 15:21
Saúde

Epidemiologista diz que quando 70% da população adquire a imunização, o vírus praticamente não consegue mais se replicar. Rio Preto está com 60%, mas ainda sofre com falta de imunizantes para completar a vacinação de adultos


Entre moradores que receberam a segunda dose e a dose única, completando o esquema vacinal, Rio Preto está com 60% dos moradores imunizados por completo, de acordo com levantamento do Estado, o que não elimina a necessidade de cuidados, como evitar aglomeração e seguir usando máscaras. Mas o chamado "número mágico", em que os especialistas apontam como ideal para buscar a imunidade coletiva, será atingido quando o município tiver ao menos 70% das pessoas completamente imunizadas.

Na contagem geral, 83,33% dos moradores tomaram pelo menos a primeira dose. Foram 664.073 doses aplicadas, contando as repetições da segunda dose. Especificamente, foram aplicadas 375.918 primeiras doses, 272.395 segunda dose, 4.209 doses adicionais (ou terceira dose, em idosos) e 11.551 doses únicas.

Ao falar do índice de 70%, o epidemiologista Pedro Hallal explicou, em recente entrevista ao Jornal Nacional, que "a vacinação no caso de uma doença como a Covid- 19, ela tem que ser um pacto coletivo. Uma pessoa estar vacinada significa apenas que ela não vai pegar a doença. Agora, quanto mais gente tiver vacinado, menos o vírus circula no país. A gente tem um número mágico que a gente usa na epidemiologia que é de 70%. Quando 70% da população adquire a imunização, o vírus praticamente não consegue mais se replicar. Então essa tem que ser a nossa meta”, disse, acrescentando, no entanto, que deve se considerar ainda a eficácia da vacina e observar a velocidade com que o vírus de espalha. Em Rio Preto, a velocidade tem ficado abaixo de 1, ou seja, menos de 10 pessoas são contaminadas para cada grupo de 10 pessoas com Covid - o que é considerado seguro.

Legião dos sem-vacina

Esse "número mágico" poderia ser alcançado com mais celeridade se os estoques de vacina fossem enviados sem intercorrências. Foi o que ocorreu com a falta de vacina para completar a etapa dos adultos. Mais de um mês depois de solicitar que o Estado enviasse 15 mil doses para complementar a vacinação de adultos, especialmente o público entre 18 e 24 anos, Rio Preto recebeu apenas 560 doses nesta semana. Parte desse público até começou a ser vacinada, mas a Prefeitura teve de paralisar a imunização por falta de vacina, e passou a imunizar os menores de idade de acordo com remessas específicas para as faixas etárias abaixo dos 18 anos.

"Rio Preto recebeu na última quinta-feira 560 doses da vacina contra a covid para dar continuidade à vacinação de adultos, ante as 15 mil solicitadas ao Estado no mês de julho. Como as doses são insuficientes para atender a demanda estimada de faltosos da primeira dose, o município está convocando os cadastrados das doses remanescentes para receber a dose", informou a Prefeitura.

Segundo a Secretaria de Saúde, a vacinação com uso das doses remanescentes também continua, mas os interessados, incluindo as pessoas maiores para as quais não há estoque suficiente, devem se cadastrar no Portal da Prefeitura: www.riopreto.sp.gov.br/vacinacovid. Até agora, o município recebeu 8.390 cadastros de adultos e 2.663 pessoas foram vacinadas com doses remanescentes.

Dose adicional para 70 a 79 anos

Enquanto isso, Rio Preto começa a aplicar a dose adicional da vacina contra a covid em idosos de 70 a 79 anos nesta segunda-feira, 27. A imunização segue o cronograma do Estado, que enviou 4.134 doses para este público. Para o idoso receber a dose adicional, é necessário ter recebido a segunda há pelo menos seis meses. Aqueles que ainda não compareceram, já têm a idade mínima exigida e os seis meses de imunização também podem procurar uma unidade de saúde.

As doses estarão disponíveis na Swift: das 8h às 16h (somente por drive, com entrada pela avenida Duque de Caxias); no Shopping Cidade Norte, das 8h às 14h; e nas unidades de Saúde, das 8h às 14h.

A dose adicional ainda continua sendo administrada nos mesmos locais para adultos de 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão que tenham recebido a dose única ou segunda dose há pelo menos 28 dias. A lista das condições elencadas para recebimento das doses está disponível no Portal da Prefeitura de Rio Preto: www.riopreto.sp.gov.br/vacinacovid. 

Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto e CPF, comprovante de residência de Rio Preto e comprovante de vacinação. 

Segunda dose

A aplicação de segunda dose contra a Covid continua para todos os agendados e faltosos das vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. As doses estão disponíveis no Shopping Cidade Norte, das 8h às 14h e demais unidades de saúde e equipamentos públicos, também das 8h às 14h.

Os agendados para segunda dose devem prestar atenção ao dia de retorno. Quem receberá Coronavac, o intervalo é de 28 dias entre doses; AstraZeneca, intervalo de 12 semanas entre doses; Pfizer, intervalo de 8 semanas entre doses.

Três mortes

A Prefeitura divulgou à imprensa, neste sábado, 43 novos casos de Covid-19 e três mortes pela doença. Os casos foram registrados entre segunda (20) e sexta-feira (24), dia em que também ocorreram os óbitos. Com a atualização, Rio Preto contabiliza 97.080 casos positivos da doença e 2.783 mortes desde o início da pandemia.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!