Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Gabriel G Gomes
Foto por: Arquivo pessoal
Gabriel G Gomes

O medo em essência

Por: Gabriel G Gomes
22/09/2021 às 12:08
Artigos

O medo é algo fundamental na vida humana. Presente em todas as espécies que habitam este grandioso planeta desde o princípio. Ele pode ser algo real, irreal, concreto ou abstrato.


Um sentimento tão peculiar e temido, uma sensação única que provém da angústia e pavor, e mesmo assim, um sentimento tão pouco compreendido e valorizado, muitas vezes até difamado. Entretanto, o medo, tem uma função extremamente importante na evolução das espécies, consequentemente, humanos.

Primordialmente, o medo foi essencial para a sobrevivência humana, pois ele é uma sensação e essa sensação está ligada a um estado em que o organismo se coloca em alerta, diante de algo que se acredita ser uma ameaça, extremamente importante para a sobrevivência humana. 

O mecanismo mental em situações de pânico é relativamente simples. Assim, quando o cérebro identifica um perigo ocorre uma reação e cria-se a emoção do medo. Ou seja, o medo é um alerta para que o organismo fique atento a qualquer tipo de perigo, fazendo com que as espécies prosperassem. Porém, ele ultimamente vem sendo atrelado a certos receios da modernidade, como por exemplo: solidão, tristeza, etc. Ele é tirado de sua função primária e realocado a dilemas pouco debatidos e que causam espanto. O diminuindo a um sentimento simplesmente negativo e sem importância nos tempos atuais.

 Além disso, na sociedade contemporânea muito se atrela ao medo a questões que são um mistério, como por exemplo, a morte. É muito comum ver alguém que afirma ter medo da morte, mas como se tem medo de algo que não se conhece?

"Não temo a morte. Já estive morto por bilhões e bilhões de anos, antes de nascer, e isso não me causou o menor incômodo.” Essa frase do escritor Mark Twain mostra que a morte já foi algo que "ocorreu” de uma certa maneira e que isso nunca causou incômodo. O fato é que a mente humana não suporta o mistério, por isso é tão fácil sentir receio pela morte. Muitas vezes o medo da morte está ligado ao ceticismo, entretanto é possível encarar o medo da morte com ceticismo. Tanto a ciência como a filosofia sugerem maneiras de aceitar a morte com serenidade. Existencialismo e niilismo, por exemplo, são filosofias que nos encorajam a aproveitar o máximo da vida, uma vez que, para os pensadores céticos, não existe nada depois do fim - e tudo bem. Temer o desconhecido é comum, entretanto meio irônico, não acha? 

É preciso lidar com certos mistérios de uma maneira menos pessimista, pois a morte independe de sua vontade. Albert Camus, dizia que devemos abraçar nossos abismos, ou seja, enfrentar nosso vazio e aprender a lidar com ele.

Portanto, o medo existe desde os princípios da vida, se estabeleceu como uma das emoções mais básicas e importantes para a sobrevivência de qualquer ser vivo, foi explorado diversas vezes pela arte, com o romantismo gótico, expressionismo alemão, etc sempre buscando as mais profundas sensações. 

O medo é uma sensação e emoção como qualquer outra,  é necessário e importante, mas claro, não se pode ser exagerado. Em uma atualidade onde momentos tensos e aterrorizantes são extremamente comuns, é compreensível sentir medo. Todavia, é necessário não só se entender a importância, mas também  garantir um pensamento saudável. 

As emoções, sensações muitas vezes acabam se transformando em gatilhos, em algumas circunstâncias positivas ou negativas. Basta, tentar ao máximo compreender os sentimentos e trabalhar em conjunto para que não  saiam do controle.


Gabriel Gomes - Estudante de Filosofia







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!