Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Prof Jean Azevedo
Foto por: Arquivo pessoal
Prof Jean Azevedo

Mais um ENEM em tempos de pandemia.

Por: Prof. Jean Azevedo, Diretor Administrativo e Professor da Plataforma de ensino GabaritaGeo
30/06/2021 às 11:41
Artigos

E o primeiro passo é a inscrição, vai de 30 de junho a 14 de julho, mas sabemos que é somente o primeiro de muitos passos até você garantir sua vaga na universidade.


Faaaala, Vestibulandos! Tudo bem com vocês? 

Na pandemia as barreiras para o ingresso a universidade aumentaram. E por isso, eu professor JeanGrafia da plataforma de ensino GabaritaGeo, vou passar algumas dicas para você organizar seus estudos em tempos de pandemia e garantir sua vaga na universidade em 2022.

Com a pandemia, milhões de estudantes foram afastados do ensino presencial. Algumas das escolas, porém, resolveram adotar um sistema a distância para que, quando tudo isso passar, consigam retomar sem muitos danos no acompanhamento.

O ensino a distância não é uma novidade no Brasil. Hoje em dia, existe videoaula para tudo na internet. Todavia, para os estudantes que estão se preparando para o ENEM e Vestibulares, pode ser mais do que uma novidade, é sinal de organização.

Em casa, temos muita informação a todo instante: tv, família, cachorro, gato, papagaio, passarinho, janela, música alta na casa da vizinha… tudo distrai. Por isso, é importante, antes de mais nada, um diálogo com família sobre seus reais objetivos, e determinar um horário para se dedicar aos estudos dirigidos.

Que uma parte da rotina de estudos já era em casa, todos sabemos, mas e agora que ela é totalmente e somente em casa? Separamos umas dicas para ajudar.

Programação e mini metas

Quando estamos em casa, a distração se torna algo mais fácil de ocorrer, pois sempre há algo para fazer além de estudar. Então, separe horários de estudo dentro da sua rotina. Uma coisa que pode ajudar, é manter exatamente o horário do colégio/cursinho: se as aulas presenciais eram das sete horas da manhã até meio dia e meia, e o seu estudo a tarde era das duas da tarde as quatro da tarde, mantenha!

Se suas aulas estão ocorrendo segundo o cronograma "normal”, com aulas síncronas, isso também ajuda. Porém, se está realmente difícil acompanhar o mesmo ritmo anterior a pandemia, continue estabelecendo horários, mesmo que eles sejam flexíveis e possam ser diferentes cada dia. Melhor estudar 1 hora por dia do que nenhuma hora.

Por isso, estabeleça mini metas para o seu dia. Então, se na sua rotina a segunda feira é sempre caótica, ponha a meta de estudar 3 horas no mínimo. Em dias que são mais tranquilos, estude no mínimo 5 horas. E assim por diante.

O interessante das metas é ter a satisfação de no fim do dia ver que você "quitou” todas elas e que seu progresso é um processo. Por isso, aproveite o processo e para não se frustrar estabeleça mini metas reais, possíveis de serem cumpridas, segundo o seu dia a dia.

Para fazer a programação e anotar suas mini metas, você pode ter uma folhinha de anotações, um bloco de notas e deixar esse papel em um local que você esteja sempre em contato visual, por exemplo, na sua parede do computador, na porta do local de estudo, etc.

Onde estudar?

Em relação ao local de estudo, é interessante que ele seja silencioso e também que possua mesas de apoio. Se esse local for o seu quarto, tente não estudar na cama, procure uma mesinha, escrivaninha, o que for. Quando estamos no quarto é muito mais fácil desistir de estudar e ficar na cama mexendo no celular, por isso, atenção!

Dê preferência a locais claros, que recebam luz solar durante o dia. A iluminação garante maior foco e também ajuda no desempenho. Escolhido o local, mantenha ele sempre limpo, organizado e adequado para estudos, pois assim o seu rendimento será maior.

Lembre-se também de deixar seus materiais e objetos de estudo todos separados anteriormente, para que não tenha que ficar se distraindo indo e vindo buscar algo. Ah, e claro, separe sua garrafa de água e um possível snack, que pode ser uma fruta fácil de comer (banana, maçã, pera…)

Ferramentas e técnicas de estudo

A pandemia intensificou a sensação de mesmice e o tédio aparece bem mais rápido. Sendo assim, alterne suas técnicas de estudo, por exemplo, se antes você fazia somente os resumos das aulas, tente alternar os resumos com os flashcards. Se antes você só grifava as informações importantes, grife-as e tente escrever com suas palavras. Nesse post, deixamos mais métodos de estudo, consulte o post e saiba mais!

Além da variabilidade de técnicas, use também a internet a seu favor. Plataformas de estudo com aulas e vídeo aulas, mas com quem realmente  entende e se dedica a fornecer material de qualidade. Na internet, há também filmes, documentários, músicas e podcasts que podem auxiliar nas disciplinas. 

Uma outra dica é o aplicativo "Agenda escola”. Ele possibilita anotações, estabelecimento de horários, calendário, te mostra seus afazeres do dia, entre outros funções. Há também o "Focus To-do”, que gerencia o tempo de estudo: 5 minutos de descanso para 25 minutos de estudo.

Além da internet, pode ser interessante aproveitar o seu "descanso” fazendo leitura dos livros para os vestibulares ou então praticar a sua redação. Não necessariamente o treinar a redação precisa ser com temas anteriores dos vestibulares, você pode fazer uma redação sobre algum tema que ouviu  expondo sua opinião. Os argumentos e as bagagens de conhecimento de mundo são extremamente importantes nos vestibulares.

Tenha consciência de que você é um ser humano

Apesar das cobranças não terem diminuído em cenário pandêmico, tenha ciência de que você é um ser humano e é dotado de sentimentos e influências. É normal não ter o mesmo nível de produtividade todos os dias, o importante mesmo é dar o seu 100% daquele dia em questão. Por isso que, se o seu máximo foi 2 horas de estudos em um determinado dia, tudo bem. Não se culpe. O que vai determinar seus estudos é a CONSTÂNCIA. Sempre estudar e sempre propor o seu 100% do dia aos estudos.

Não se esqueça dos seus momentos com familiares e amigos! Eles são extremamente importantes para recompor suas energias e para aquecer seu coração. Faça videochamada com seus amigos, combinem de assistir algum vídeo juntos, ou até mesmo combinem de estudar juntos! Pode ser até que vocês vejam as aulas/vídeo aulas e voltem para discutir entre vocês. É enriquecedor e um proporciona suporte ao outro, psicológico e também acadêmico.

Concluímos que é necessário organização! Da sua vida escolar, social, mental e física! Não deixe de estudar, pois conhecimento é a única coisa que ninguém nos tira e que levaremos para sempre! Confie em você e na sua capacidade.

 

 

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!