Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Hemocentro de Rio Preto precisa de 90 doações por dia
Foto por: Divulgação
Hemocentro de Rio Preto precisa de 90 doações por dia

Demanda aumenta, doação cai e Hemocentro entra em alerta

Por: Karol Granchi
06/01/2020 às 15:35
Saúde

Com cerca de 30% a 50% do estoque de sangue abaixo do indicado, o Hemocentro de Rio Preto iniciou 2020 em alerta.


A instituição informou que, para a normalização dos estoques, o ideal seria a doação de 90 pessoas por dia somente no primeiro mês do ano.

Segundo a enfermeira e coordenadora da captação, Bárbara Cabrera, a defasagem é atribuída à baixa procura de doadores em dezembro. Por outro lado, há aumento da demanda devido ao maior número de acidentes e de pacientes cirúrgicos. "A esperança é que agora, após a virada do ano, a população tenha consciência da real importância da doação de sangue e coloque como uma meta a realização da ação”, diz.

A doação de sangue pode ser feita quatro vezes ao ano por homens e três vezes ao ano por mulheres. O Hemocentro atende a 36 hospitais e clínicas de Rio Preto e região. "Devido ao aumento das unidades de atendimento, a necessidade de doadores torna-se cada vez mais importante. A demanda tende a aumentar sempre, devido a novos diagnósticos de leucemias, linfomas, entre outras doenças agudas ou crônicas do sangue e medula óssea”, explica.

Atualmente a unidade conta com uma média de 10 mil doadores cadastrados e realiza em torno de 2,4 mil doações de sangue por mês. Segundo o Ministério da Saúde, em todo o Brasil somente 1,8% da população é doadora de sangue. O ideal é 3%. "Estamos longe do ideal”, analisa a coordenadora.

Bárbara também atribui a falta de doadores aos medos e mitos em torno do assunto. "Algumas pessoas aparecem para doar uma vez e não voltam mais. Algumas param de doar porque não conhecem alguém que precisa, ou têm medo de passar mal, ou têm dúvidas sobre os mitos. Acham que vai engrossar o sangue, engordar ou emagrecer, e muitas outras coisas que não são verdade”, conta.

"O sangue é reposto no organismo na mesma proporção que a pessoa doou – o necessário é 450 miligramas. As células de uma pessoa saudável são repostas dentro de uma semana a 15 dias. Com a doação de sangue é possível salvar até quatro vidas”, ressalta.

Seja um doador

O Hemocentro de Rio Preto funciona de segunda a domingo, incluindo feriados, das 7h às 13h.

Local: Av. Jamil Feres Kfouri, 80 - Jardim Panorama. Telefone: (17) 3201-5055.

Quem pode doar

• Homens e mulheres com idade a partir de 18 até 69 anos, 11 meses e 29 dias.

• Doadores de 16 e 17 anos são aceitos na doação se acompanhados dos pais e/ou responsável legal.

• Após 60 anos, ambos os sexos, podem doar a cada seis meses (2 vezes por ano).

• O doador deve estar em boas condições de saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias), sem feridas e/ou machucados pelo corpo ou na boca.

• Homens e mulheres que tenham mais de 50 kg.

• Pessoas alimentadas (o doador NÃO deve estar em jejum). Fazer refeições leves e não gordurosas nas últimas 4 horas que antecedem a doação.

• Que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação.

• Que não tenha fumado nas 2 horas que antecedem a doação.

• Que tenha feito exame de endoscopia há mais de 6 meses.

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!