Campanhas educativas no trânsito fazem parte do conteúdo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no capítulo VI, artigos 75 e 77. Para o ano de 2022 o tema adotado é "Juntos Salvamos Vidas”, muito divulgado por ocasião do Movimento Maio Amarelo
Lembro que, em meados de 2018, foi muito divulgado na mídia uma campanha
intitulada "Gente boa também mata” feita pelo Ministério dos Transportes para
alertar sobre os acidentes de trânsito, o que gerou na época muitas críticas da
população nas redes sociais pelo tipo de abordagem da campanha, pelo teor
irônico e por associar ações negativas a pessoas bem intencionadas. De acordo
com a Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República, "o
objetivo do governo é chamar a atenção para atitudes que até mesmo pessoas
comuns podem ter ao volante, sem avaliar as consequências”.
O estilo de uma campanha é o registro da expressão utilizada por
ela, ou seja, como a campanha se expressa às pessoas que a receberão? É preciso
que a mensagem seja percebida, seja assimilada e efetivada pelo público. É
necessário que a população compre a ideia e passe a usá-la dali em diante.
Esses estilos podem ser variados: chocante, como a usada em 2018 pelo Governo,
mas também poética, cômica, emotiva, informativa, mobilizadora ou infantil, mas
o mais importante é a recepção da mensagem que está sendo transmitida e realçar
que tem muita importância a percepção sensível do público alvo sobre as
campanhas educativas, visto que ela pode provocar a comoção e a reflexão,
estimulando a prática de atitudes seguras no trânsito.
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