Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Alberto Andaló Jr

Engenheiro, administrador de empresas e especialista em vinhos


Vinho do Autor

Por: Alberto Andaló Jr
20/08/2021 às 16:04
Vinhos

Nosso vinho se profissionalizou.

O vinho brasileiro evoluiu muito nos últimos anos com escolhas de uvas mais adequadas para cada região, equipamentos mais modernos,  profissionais mais bem formados (agrônomos, enólogos e outros técnicos), enfim mudanças importantes que permitem fazer vinhos de qualidade.

Nosso vinho se profissionalizou.

Sem tentarmos copiar os de outros países mais tradicionais, criamos nossos próprios Terroir, em cada região produtora.

Temos produtores de uva que fornecem uvas para as vinícolas fazerem seus vinhos, temos produtores de vinho que não tem cantina nem uva própria, temos  também o produtor de vinho que tem uva e usa a cantina de outros e por fim vinificadores que prestam serviços para terceiros e não tem vinho próprio.

Para exemplificar nossa flexibilidade para fazer vinhos, encontramos na empresa Aventura Garage Wine, na região de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul quatro jovens criativos,  profissionais do mundo do vinho que se uniram para fazer o próprio vinho: Carolina Abreu, Edgar Sinigaglia Jr, Joel Ferrari e Roberto Cainelli Jr.

A produção comercial teve início em 2018 e até hoje vem surpreendendo o mercado.

A idéia do Vin de Garage, ou Garage Wine, teve origem na França, região de Bordeaux, o conceito que se utiliza é a liberdade de poder adotar técnicas menos rígidas na produção de vinhos em quantidades menores. Seus vinhos podem também ser chamados de Vinho de Autor. Estes vinhos subiram ao topo, quando foram bem avaliados pelo crítico americano  Robert Parker.

A vinícola Aventura Garage Wine usa uvas exóticas para produzir seus vinhos. Em alguns casos utilizam uvas raras no Brasil, como a Saperavi, que é originária da Geórgia (A Géorgia, que fica na região do Mar Negro, é tida como o berço do vinho, há 6.000 anos AC).

Outra cepa utilizada é a White Isabel, uva não vinífera marginalizada aqui  no Brasil por fazer muitos produtos de baixa qualidade.

A Aventura, no entanto, adota técnicas modernas para fazer o seu vinho, o que resulta num produto diferente e com qualidade.

Veja no  vídeo mais detalhes sobre esta produção.

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!