Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Alberto Andaló Jr

Engenheiro, administrador de empresas e especialista em vinhos


Clima regional e a influência no produto final

Por: Alberto Andaló Jr
10/09/2021 às 10:59
Vinhos

O excesso de chuvas no verão prejudica o amadurecimento das uvas, afetando negativamente a qualidade dos vinhos, notadamente a dos tintos.

Nestas condições, torna-se interessante alterar a época de colheita, buscando executá-la quando as condições climáticas são mais favoráveis à maturação.

A região que vai do centro ao sudeste do Brasil está sujeita à altas precipitações no verão, que é a época normal de colheita da uva.

A partir de 2001, buscando-se as regiões com características climáticas mais adequadas ao desenvolvimento da espécie Vitis vinifera, o Núcleo Tecnológico EPAMIG Uva e Vinho, coordenou ações de pesquisa e desenvolvimento, implantando algumas cultivares européias no município de Três Corações, na região cafeeira do Sul de Minas Gerais.

Em função das características climáticas desta região, foi testada a produção extemporânea das videiras, através da técnica da dupla poda, objetivando-se alterar o período de colheita, para época em que as condições de colheita fossem mais favoráveis à maturação das uvas.

Dentre as cultivares implantadas, destacou-se a cultivar Syrah e a Sauvignon Blanc, que apresentaram boa adaptação à alteração do ciclo da planta. Outras espécies também estão sendo testadas.

Esta técnica é chamada Poda Invertida ou Dupla Poda. É ela que permite a produção de vinhos de qualidade. Porém resulta em custos mais altos de produção, devido ao intenso manuseio da vinha. Em lugares mais altos, como a serra da Mantiqueira, muitas vezes ocorrem geadas, sendo necessário fazer fumaça para proteger o vinhedo. Consequentemente os vinhos acabam ficando com preços mais altos do que o processo convencional.

Com o objetivo de esclarecer esta técnica e seus resultados, fiz uma entrevista com a enóloga Isabela Peregrino, que participou da pesquisa da Dupla poda na EPAMIG.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!