Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Alberto Andaló Jr

Engenheiro, administrador de empresas e especialista em vinhos


Avaliação dos vinhos nacionais da safra 2021

Por: Alberto Andaló Jr
23/09/2021 às 14:46
Vinhos

A representatividade da Safra 2021 vai começar a ser avaliada. 

Depois de um grupo de 13 enólogos da Associação Brasileira de Enologia (ABE) terem percorrido os estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, para coletar as 411 amostras inscritas por 53 vinícolas, agora chegou a hora da análise sensorial, de 14 a 17 de setembro, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves. Nesses quatro dias, a degustação de seleção será feita por 72 enólogos convocados pela entidade.

Divididos em oito grupos, os enólogos farão a análise sensorial seguindo normas internacionais estabelecidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), mais importante instituição do setor no mundo. "Tivemos amostras que percorreram mais de 3 mil quilômetros até chegar em Bento Gonçalves, num minucioso trabalho de coleta que segue um rígido processo com garrafas sem rótulo, vedadas com rolha no local e embaladas em uma caixa padrão da ABE”, destaca o presidente da ABE, enólogo André Gasperin. Cada amostra tem um código de identificação conforme ficha de inscrição. No momento da degustação de seleção, cada enólogo só recebe um número.

A maior degustação de vinhos de uma safra do mundo segue o formato on-line lançado em 2020, na Safra das Safras, depois do sucesso obtido com o expressivo alcance, envolvendo apreciadores de 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

É o maior evento do vinho brasileiro, responsável por promover a qualidade, evolução e identidade da produção nacional. "O vinho brasileiro vive seu melhor momento, seja de qualidade, seja de reconhecimento. Com a Avaliação Nacional de Vinhos, nós, enólogos do Brasil, queremos chegar na casa de mais brasileiros para mostrar e compartilhar o nosso vinho, hoje respeitado mundialmente”, ressalta Gasperin.

O resultado da degustação de seleção feita pelos 72 enólogos será apresentado ao vivo pelo canal da ABE no Youtube no dia 6 de novembro.

O kit das 16 garrafas de 187 ml, criado no ano passado, conquistou o público, que pode acompanhar a Avaliação ao vivo, além de compartilhar a experiência entre amigos no aconchego de casa, na empresa entre colegas ou em ambientes abertos, garantindo maior segurança a todos.

Este ano, o formato se repete. Para isso, o público vai precisar esperar até o dia 28 de setembro para adquirir os kits, que este ano terá três ao invés de duas taças personalizadas, permitindo que mais pessoas vivam a experiência.

 A venda será através do site www.enologia.org.br. Quem nunca participou da Avaliação pode acessar  Aqui  e assistir a edição anterior. Mais de 7 mil pessoas já visualizaram.









Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!