Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Atualmente, a Orquestra Sinfônica da cidade é formada por 50 músicos
Foto por: David Costa
Atualmente, a Orquestra Sinfônica da cidade é formada por 50 músicos

Orquestra se apresenta no Sesc em comemoração ano aniversário de Rio Preto

Por: Da Redação
17/03/2022 às 13:17
Cultura e Diversão

A apresentação também celebra os 80 anos de criação da Orquestra


Na próxima sexta-feira (dia 18), véspera do aniversário de 170 anos da cidade, o Sesc recebe em seu teatro a Orquestra Sinfônica de São José do Rio Preto, que também comemora 80 anos em 2022. 

A apresentação celebra os 170 anos de Rio Preto, com um repertório que traz composições de Bach, Vivaldi, Bocherini, Carlos Gomes, Villa-Lobos e Tom Jobim. De acordo com Gilmar de Assis, maestro titular, "diversos fatores são considerados na escolha do repertório como o local, a data da apresentação, a composição da Orquestra e os pontos de vista de cada músico”. Para esta apresentação duas músicas de destaque foram escolhidas como "Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim, uma declaração de amor para Rio Preto e "O Trenzinho Caipira” de Villa-Lobos que faz uma referência às raízes históricas da cidade.

Raízes estas que tiveram início em 1840, quando mineiros começaram a fixar-se na região dando início à exploração agrícola e à criação de animais domésticos. Doze anos mais tarde uma doação de terras daria início à cidade que conhecemos hoje, São José do Rio Preto, cujo nome é uma mistura entre seu padroeiro, São José e o rio que corta seu município, Rio Preto. E hoje, 170 anos depois, a cidade é um dos principais polos industriais, culturais e de serviços do interior de São Paulo.

A apresentação também volta os holofotes à Orquestra Sinfônica da cidade, que neste ano comemora seu aniversário de 80 anos. Criada por iniciativa direta de um grupo de músicos e não por decreto do poder público como aconteceu com a maioria das orquestras, a OSSJRP é constituída como associação sem fins lucrativos, e tem como principal ideal promover a cultura musical dando prioridade para os talentos locais. 

Atualmente, a Orquestra Sinfônica da cidade é formada por 50 músicos, sendo a maioria da cidade, mas com representação das cidades de Catanduva, Tanabi, Monte Aprazível e Ribeirão Preto. Além disso, a equipe conta com três colaboradores na área administrativa. A Orquestra fez seu primeiro concerto em janeiro de 1942, a partir dos esforços de importantes músicos da época e em toda a sua trajetória o projeto tem carregado histórias do povo e da cidade, comunicando ao público um pouco da identidade da nossa região, atuando como um mecanismo de desenvolvimento cultural.

Os protocolos de segurança frente à Covid-19 seguem mantidos, e para frequentar as unidades e assistir a qualquer programação é preciso apresentar comprovante de vacinação, para pessoas maiores de 5 anos, com pelo menos a primeira dose, ou esquema vacinal completo para adultos, e um documento com foto, além do uso de máscaras.

Venda de ingressos

A venda de ingressos será realizada em ambiente on-line e na bilheteria da Unidade que realiza o espetáculo, sendo o valor de R$ 30,00 para ingressos destinados ao público em geral, de categoria inteira, e R$ 15,00 para público com Credencial Plena e aqueles elegíveis ao direito de meia entrada, de acordo com a legislação vigente.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!