Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Para emprestar livros na Biblioteca Central e também nos ramais do Anchieta, Eldorado e Biblioteca Móvel é preciso se inscrever e preencher um cadastro.
Foto por: Divulgação
Para emprestar livros na Biblioteca Central e também nos ramais do Anchieta, Eldorado e Biblioteca Móvel é preciso se inscrever e preencher um cadastro.

Biblioteca Municipal recebe upgrade com 196 novos livros

Por: Redação
18/01/2022 às 14:14
Cultura e Diversão

Biografias são destaque. Exemplares também estarão disponíveis na Biblioteca móvel


A Biblioteca Municipal "Dr. Fernando Costa”, adquiriu e já integrou ao acervo, 196 novos livros, sendo 98 títulos diferentes. Um exemplar de cada livro passou a integrar o acervo da Biblioteca Central, e mais um exemplar de cada título foi dividido entre as Bibliotecas ramais do Anchieta, do Eldorado e da Biblioteca Móvel.

Gêneros

Há livros para todos os gostos e idades, desde o infantil, infantojuvenil ao adulto, e de diferentes gêneros: biografia, romance, suspense, mistério, policial, poesia, drama, história, política, autoajuda, atualidades, ficção e não ficção e também best-sellers da literatura mundial que são adaptados para o cinema, tv e streaming, na forma de filmes e séries.

Destaques

Entre as biografias, os destaques são para grandes nomes das artes brasileiras como Elza Soares, Fernanda Montenegro, Ney Matogrosso, e Rita Lee. Personalidades internacionais como Michelle Obama e Freddie Mercury também estão entre os novos títulos biográficos disponíveis (confira títulos e autores na lista abaixo).

Livros que abordam temas sociais, econômicos e políticos na atualidade como o combate ao nazismo, racismo, xenofobia, aporofobia da literatura contemporânea nacional e mundial também somam-se ao acervo, como: Malala: a menina que queria ir para a escola (Adriana Carranca), Os meninos que enganavam nazistas (Joseph Joffo), Quarto de despejo: diário de uma favelada (Carolina Maria de Jesus) e Pequeno manual antirracista (Djamila Ribeiro), entre outros.

Não ficção

Os títulos de não ficção que abordam temas diversos desde história, política, antropologia, as relações humanas e até o universo também estão em alta e foram incluídos na lista, tais como: Modelos de democracia (Arend Lijphart); Brasil: uma biografia (Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Starling); Tenentes: a guerra civil brasileira (Pedro Doria); A ditadura militar e a longa noite dos generais: 1970-1985 (Carlos Chagas); O Capital no século XXI (Thomas Piketty); O universo elegante (Brian Greene); A ilha do conhecimento (Marcelo Gleiser) e os best-sellers do gênero Sapiens: uma breve história da humanidade e Homo Deus: uma breve história do amanhã, ambos de Yuval Harari.

Filmes e séries

Entre os best-sellers que se tornaram sucesso também nas telas, estão O Conto da Aia (The Handmaids Tale), de Margaret Atwood; O Iluminado e It, a coisa, de Stephen King; Caixa de pássaros (The Bird Box), de Josh Malerman; Mindhunter, de John Douglas, Mark Olshaker; Como eu era antes de você e A última carta de amor, de Jojo Moyes e outros mais.

Autoajuda

Categoria que reúne títulos entre os mais vendidos no Brasil e no mundo, os livros de autoajuda abordam cada vez mais assuntos variados, e não poderia faltar algumas das novidades e clássicos do estilo no novo acervo. Entre os destaques: Os segredos que vão mudar sua vida, de Dale Carnegie, Napoleon Hill e Joseph Murphy; Por que fazemos o que fazemos?, de Mário Sergio Cortella; A sutil arte de ligar o foda-se, de Mark Manson; O milagre da manhã, de Hal Elrod; Do mil ao milhão: sem cortar o cafezinho, de Thiago Nigro; Mais esperto que o diabo, de Napoleon Hill e outros mais.


Como emprestar

Para emprestar livros na Biblioteca Central e também nos ramais do Anchieta, Eldorado e Biblioteca Móvel é preciso se inscrever e preencher um cadastro. A inscrição é feita mediante apresentação de documento de identidade (RG) e comprovante de residência atual de São José do Rio Preto, para preenchimento ou consulta dos dados pessoais no Cadastro Único da Prefeitura. Menores de 16 anos, devem ser acompanhados dos pais ou responsáveis.

É possível retirar até duas obras de literatura geral, dois exemplares para juvenis e até cinco exemplares para infantis da seção infantojuvenil, cd’s, dvd’s, audiolivros da seção Multimídia, conforme a disponibilidade de exemplares.

O prazo para empréstimo é de 15 dias, podendo renovar uma vez pelo mesmo prazo por meio do portal da Prefeitura na página da Secretaria de Cultura, em Departamentos, Biblioteca, ou no balcão de empréstimo.

O usuário que descumprir os prazos incorrerá em suspensão por sete dias a cada dia de atraso. A data da devolução deverá ser observada com atenção.

Biblioteca Móvel
Foto por: riopreto.gov
Biblioteca Móvel






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!