Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Previsões para o Oscar 2021

Por: Miguel Flauzino*
25/04/2021 às 15:45
Cultura e Diversão

A 93ª premiação ocorre na noite deste domingo (25)


A maior premiação do mundo cinematográfico ocorre nesta noite. Diferentemente de todos os anos desta vez presenciaremos uma cerimônia anormal devido à pandemia, mas nada que tire os vestidos, discursos e emoções de todas as vezes.

 

Antes de mais nada é importante ressaltar que o Oscar não define o melhor filme já feito em determinado ano. A premiação é apenas mais um festival de cinema, o que diferencia ela das outras é sua famosidade, que conquistou não somente profissionais e estudantes da área, como também o público em geral.

 

E deixo algo explícito – e sem vergonha alguma – que não vi todos os filmes indicados. E acredite, não precisa. Tudo se baseia em favoritismo, campanha, outras premiações e dinheiro. Imagine o campeonato Paulista, quem poderia ganhá-lo? São Paulo ou São Caetano?

 

Sem mais, vamos às apostas.

 

MELHOR FILME

Indicados: ‘Meu Pai’, ‘Judas e o Messias Negro’, ‘Mank’, ‘Minari’, ‘Nomadland’, ‘Bela Vingança’, ‘O Som do Silêncio’ e ‘Os 7 de Chicago’.

 

Quem deveria ganhar: ‘Meu Pai’ – meu favorito dentre os oito. É tocante, inteligente, intrigante e lindo, tanto esteticamente quanto narrativamente. Mas...

Quem vai ganhar: …a possibilidade de ‘Nomadland’ vencer é maior, já que o filme começou a corrida bem a frente dos outros.

Quem pode ganhar: Talvez haja uma surpresa no meio de nós. Digo que ‘Os 7 de Chicago’ pode surpreender a noite.

 

MELHOR ATOR

Indicados: Riz Ahmed - ‘O Som do Silêncio’, Chadwick Boseman - ‘A Voz Suprema do Blues’, Anthony Hopkins - ‘Meu Pai’, Gary Oldman – ‘Mank’ e Steven Yeun – ‘Minari’.

 

Quem deveria ganhar: Difícil. Temos Ahmed que aprendeu libras e bateria para fazer o filme e foi de uma excelência interessante. Por outro lado Boseman ganhou vários prêmios e pode haver alguma homenagem. Mas Anthony Hopkins é sublime.

Quem vai ganhar: Diante disso acredito que o veião leva a estatueta. Anthony Hopkins.

Quem não vai ganhar: Infelizmente Steven Yeun. Fez um bom trabalho, mas os outros estão acima.

 

MELHOR ATRIZ

Indicados: Viola Davis - ‘A Voz Suprema do Blues’, Andra Day - ‘The United States vs. Billie Holiday, Vanessa Kirby - ‘Pieces of a Woman’, Frances McDormand – ‘Nomadland’ e Carey Mulligan - ‘Bela Vingança’.

 

Quem vai ganhar: Viola Davis – além de ter uma bagagem pesada, a atriz venceu inúmeros festivais, inclusive o sindicado dos atores. Mas Carey Mulligan também vem forte. Curioso pro resultado, mas acredito que Davis.

Quem não vai ganhar: Vanessa Kirby.

 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Indicados: Maria Bakalova - ‘Borat: Fita de Cinema Seguinte’, Glenn Close - ‘Era uma Vez um Sonho’, Olívia Colman - ‘Meu Pai’, Amanda Seyfried – ‘Mank’ e Yuh-Jung Youn – ‘Minari’.

 

Quem deveria ganhar: Olívia Colman – ela faz um trabalho sensacional em ‘Meu Pai’. É sentimentalista e pesada visualmente. Mas acredito que não vá ganhar por já ter sido premiada recentemente pelo próprio Oscar.

Quem vai ganhar: Provável que ‘Yuh-Jung Youn’. Ganhou vários prêmios e pode ser que impressione por aqui também.

 

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Indicados: Sasha Baron Cohen - ‘Os 7 de Chicago’, Daniel Kuluuyia - ‘Judas e o Messias Negro’, Leslie Odom Jr. - ‘Uma Noite em Miami’, Paul Raci - ‘O Som do Silêncio’ e Lakeith Stanfield - ‘Judas e o Messias Negro’.

 

Quem deveria ganhar: Daniel Kaluuyia – é tão competente que se torna quase um protagonista. Basta entrar em cena que o peso de seu personagem reflete até mesmo no espectador. Belo trabalho.

Quem vai ganhar: Daniel Kaluuyia – e além disso ele é o favorito. Tanto pelas interpretações belíssimas quanto pelo peso do filme.

Quem não vai ganhar: Paul Raci – adorei sua atuação. Fez um surdo e expressava sentimentos através das libras. Foi interessantíssimo, mas não vai ganhar.

 

MELHOR FOTOGRAFIA

Indicados: ‘Judas e o Messias Negro’, ‘Mank’, ‘Relatos de um Mundo’, ‘Nomadland’ e ‘Os 7 de Chicago’.

 

Quem deveria ganhar: Meu coração se divide entre ‘Nomadland’ e ‘Mank’. Os dois são belíssimos visualmente. Utilizam muito bem as cores e o preto e branco. Entretanto...

Quem vai ganhar: ...é provável que ‘Nomadland’ leve a estatueta por possuir aquela pegada mais documental. Algo que pesa na escolha, querendo ou não.

 

MELHOR DIREÇÃO

Indicados: Thomás Vinterberg - ‘Druk: Mais uma Rodada’, David Fincher – ‘Mank’, Lee Isaac Chung – ‘Minari’, Chloé Zhao – ‘Nomadland’ e Emerald Fennell - ‘Bela Vingança’.

 

Quem deveria ganhar: Chloé Zhao.

Quem vai ganhar: Chloé Zhao, Chloé Zhao, Chloé Zhao e Chloé Zhao. Já falei Chloé Zhao? Não tem como outro ganhar. A diretora vem recolhendo todos os prêmios de todos os festivais. Difícil não vencer aqui.

Quem não DEVERIA ganhar: David Fincher – pelo amor de Cristo Pai, se ele ganhar eu volto a torcer para o Corinthians.

 

MELHOR DOCUMENTÁRIO

Indicados: ‘Collective’, ‘Crip Camp: Revolução pela Inclusão’, ‘The Mole Agent’, ‘Professor Polvo’ e ‘Time’.

 

Nunca nem vi.

 

MELHOR DOCUMENTÁRIO DE CURTA-METRAGEM

Indicados: ‘Collete’, ‘A Concerto is a Conversation’, ‘Do Not Split’, ‘Hunger Ward’ e ‘A Love Song for Latasha’.

 

"Não sou capaz de opinar”, Pires, Glória.

 

MELHOR MONTAGEM

Indicados: ‘Meu Pai’, ‘Nomadland’, ‘Bela Vingança’, ‘O Som do Silêncio’ e ‘Os 7 de Chicago’.

 

Quem deveria ganhar: ‘Meu Pai’ – a montagem é algo essencial na narrativa do filme e consegue trazer sentimentos necessários para o espectador. É sensacional.

Quem vai ganhar: Confesso estar meio indeciso aqui, mas acredito que ‘O Som do Silêncio’ – a montagem faz escolhas inteligentes e intrigantes, além do filme ter sido premiado em outros grandes festivais. Tem chance.

Quem não vai ganhar: ‘Bela Vingança’.

 

MELHOR FILME INTERNACIONAL

Indicados: ‘Druk: Mais uma Rodada’ (Dinamarca), ‘Better Days’ (Hong Kong), ‘Collective’ (Romênia), ‘O Homem que Vendeu sua Pele’ (Tunísia) e ‘Quo Vadis, Aida?’ (Bósnia).

 

Quem vai ganhar: ‘Druk: Mais uma Rodada’ – Foi indicado em outra categoria e ganhou inúmeros prêmios em outros festivais. É o favorito.

 

MELHOR ANIMAÇÃO

Indicados: ‘Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica’, ‘A Caminho da Lua’, ‘Shaun, o Carneiro, o Filme: A Fazenda Contra-Ataca’, ‘Soul’ e ‘Wolfwalkers’.

 

Quem deveria ganhar: ‘Soul’ – tocante, lindo visualmente, intrigante e reflexivo.

Quem vai ganhar: ‘Soul’ – não tem ninguém que bate com eles este ano. A taça tá na mão.

Quem não vai ganhar: ‘A Caminho da Lua’ – fraquíssimo, não entendo por que foi indicado.

 

MELHOR CABELO E MAQUIAGEM

Indicados: ‘Emma’, ‘Era uma Vez um Sonho’, ‘A Voz Suprema do Blues’, ‘Mank’ e ‘Pinóquio’.

 

Quem deveria ganhar: ‘Pinóquio’ – por mais que o filme não seja lá essas coisas, o que fascina são, de fato, a maquiagem e o cabelo, mas...

Quem vai ganhar: …a Academia não vai premiá-lo. Vai para ‘A Voz Suprema do Blues’.

Quem não vai ganhar: Alguém pode me explicar o por que ‘Mank’ está aqui?

 

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

Indicados: Terence Blanchard - ‘Destacamento Blood’, Trent Reznor e Atticus Ross – ‘Mank’, Emile Mosseri – ‘Minari’, James Newton Howard - ‘Relatos do Mundo’ e Trent Reznor, Atticus Ross e Jon Batiste – ‘Soul’.

 

Quem deveria ganhar: ‘Soul’ – é incrível o que Ross e Batiste fizeram com o jazz fundindo o clássico com o mais moderno. Além de possuir momentos em que a música manipula o sentimento de uma forma excelente.

Quem vai ganhar: ‘Soul’ – aposto em ‘Soul’ pela questão de ser da Disney ($), mas merece, de qualquer modo.

 

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

Indicados: "Fight for You” - ‘Judas e o Messias Negro’, "Hear my Voice” - ‘Os 7 de Chicago’, "Husavik” - ‘Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars’, "Io Sí” - ‘Rosa e Momo’ e "Speak Now” - ‘Uma Noite em Miami’.

 

Quem deveria ganhar: "Speak Now” – uma música que fala intensamente tanto com o filme quanto isolada. Além de ter um dos atores (Leslie Odom Jr.) cantando. É linda.

Quem vai ganhar: "Fight for You” – outra belíssima que não me incomodaria se ganhasse, e acredito que vá.

 

MELHOR SOM

Indicados: ‘Greyhound’, ‘Mank’, ‘Relatos do Mundo’, ‘Soul’ e ‘O Som do Silêncio’.

 

Quem deveria ganhar: ‘O Som do Silêncio’ – é incrível. Não consigo encontrar outra palavra. O que comanda a narrativa é o som, e nesta produção a execução é magnífica. O espectador mergulha no mundo do personagem de forma única.

Quem vai ganhar: ‘O Som do Silêncio’ – talvez o único que consiga disputar com este seja ‘Soul’. Mas a sensibilidade de ‘O Som do Silêncio’ é ímpar, além de ter levado inúmeros prêmios no mundo afora.

Quem não vai ganhar: ‘Mank’ – Tá aqui só pra preencher a planilha.

 

MELHOR FIGURINO

Indicados: ‘Emma’, ‘A Voz Suprema do Blues’, ‘Mank’, ‘Mulan’ e ‘Pinóquio’.

 

Quem vai ganhar: Por ser premiado em vários outros festivais, é provável que ‘A Voz Suprema do Blues’ leve.

 

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

Indicados: ‘Meu Pai’, ‘A Voz Suprema do Blues’, ‘Mank‘, ‘Relatos do Mundo’ e ‘Tenet’.

 

Quem deveria ganhar: ‘Meu Pai’ – por mais que não haja grandes cenários, encontramos os utilizados com uma sacada brilhante para o desenvolvimento da história. É confuso e intrigante.

Quem vai ganhar: ‘Mank’ – retrata a indústria cinematográfica da época com uma imersão interessante. Se ganhar será o segundo ano consecutivo em que um filme mostra os bastidores, digamos, da indústria audiovisual (ano passado foi ‘Era Uma Vez em… Hollywood’).

 

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Indicados: ‘Judas e o Messias Negro’, ‘Minari’, ‘Bela Vingança’, ‘O Som do Silêncio’ e ‘Os 7 de Chicago’.

 

Quem vai ganhar: ‘Bela Vingança’ – tem ganhado várias premiações em outros festivais. É o favorito.

 

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Indicados: ‘Borat: Fita de Cinema Seguinte’, ‘Meu Pai’, ‘Nomadland’, ‘Uma Noite em Miami’ e ‘O Tigre Branco’.

 

Quem deveria ganhar: Disputa acirradíssima entre ‘Nomadland’ e ‘Meu Pai’. Porém, entre estes dois votaria em ‘Meu Pai’ por sua excelência linguística.

Quem vai ganhar: E acredito que será este o vencedor. Então vai para ‘Meu Pai’.

Quem não vai ganhar: ‘Borat: Fita de Cinema Seguinte’ – poderia estar entre os favoritos pelos seus prêmios fora dos EUA, mas ‘Nomadland’ e ‘Meu Pai’ estão fortíssimos.

 

MELHOR EFEITOS VISUAIS

Indicados: ‘Love and Monsters’, ‘O Céu da Meia-Noite’, ‘Mulan’, ‘O Grande Ivan’ e ‘Tenet’.

 

Quem deveria ganhar: ‘Tenet’ – Nolan e seus efeitos práticos sempre impressionam, não tem como negar isso.

Quem vai ganhar: ‘Tenet’ – difícil outro filme tirar este prêmio das mãos de Nolan, até porque o filme é excelente neste quesito.

 

MELHOR CURTA-METRAGEM EM LIVE ACTION

Indicados: ‘Feeling Through’, ‘The Letter Room’, ‘The Present’, ‘Dois Estranhos’ e ‘White Eye’.

 

Quem deveria ganhar: ‘Feeling Through’ – trata de um assunto incomum, mas pertinente. Valeria o prêmio por sua simplicidade e execução, mas...

Quem vai ganhar: …acredito que ‘Dois Estranhos’ leve a estatueta por sua facilidade e distribuição (tem na Netflix).

 

MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA-METRAGEM

Indicados: ‘Toca’, ‘Genius Loci’, ‘Se Algo Acontecer... Te Amo’, ‘Opera’ e ‘Yes-People’

 

Quem deveria ganhar: ‘Se Algo Acontecer… Te amo’ – possui traços belíssimos e músicas tocantes. Além de tratar de um assunto delicado e sensível. Eu adorei.

Quem vai ganhar: ‘Se Algo Acontecer… Te amo’ – acredito que dentre os indicados este se sobressai pela produção. Os outros ou são bobinhos ou a Academia não se agrada tanto.


*Miguel Flauzino é jornalista, cineasta, diretor e criador do estúdio Verona.








Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!