Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou na manhã deste sábado (4) que as comemorações de Réveillon na cidade estão canceladas.
Foto por: Reprodução
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou na manhã deste sábado (4) que as comemorações de Réveillon na cidade estão canceladas.

Réveillon no Rio de Janeiro está cancelado, anuncia Paes

Por: FOLHAPRESS -
04/12/2021 às 11:30
Cidades

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou na manhã deste sábado (4) que as comemorações de Réveillon na cidad...


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou na manhã deste sábado (4) que as comemorações de Réveillon na cidade estão canceladas.

"Tomo a decisão com tristeza, mas não temos como organizar a celebração sem a garantia de todas as autoridades sanitárias", disse ele, em publicação no Twitter.

"Respeitamos a ciência. Como são opiniões divergentes entre comitês científicos, vamos sempre ficar com a mais restritiva. O comitê da prefeitura diz que pode. O do estado [do Rio de Janeiro] diz que não", justificou.

A algumas semanas do Réveillon, a festa ainda não tinha patrocínio formal. Segundo a Riotur, órgão municipal responsável pelo evento, as empresas esperavam uma decisão da prefeitura para confirmar a verba.

Paes já tinha afirmado que analisaria o cenário epidemiológico e que tomaria uma decisão sobre a manutenção ou não da festa até o dia 15.

O anúncio deste sábado acontece em meio ao avanço da variante ômicron do coronavírus pelo país.

Até agora, o Brasil registra seis casos de pacientes infectados com a cepa. Nesta sexta-feira (3), o governo do Rio Grande do Sul confirmou a primeira ocorrência no estado. Antes, São Paulo e Distrito Federal já haviam atestado a presença da variante em cinco amostras.

No Rio, ainda não há nenhum caso confirmado. Ainda nesta sexta, a prefeitura da capital fluminense descartou um caso suspeito, o de uma mulher de 29 anos que chegou ao Brasil no dia 21, depois de uma viagem à África do Sul.

Após a suspeita, a gestão de Eduardo Paes ampliou a exigência de comprovante de vacina contra Covid para estabelecimentos que queiram acomodar os clientes em área interna ou coberta.

Inicialmente, a medida foi estendida a hotéis, shoppings, serviços de transporte de passageiros, como táxis e carros de aplicativo, bares e lanchonetes. Mas, nesta sexta, Paes cancelou a exigência para o ingresso em táxis e shoppings —para os outros locais, o decreto continua valendo.

Antes do Rio, outras cidades do estado já tinham cancelado os eventos de fim de ano, entre elas Niterói e Campos dos Goytacazes.

Na última segunda (29), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), também decidiu não realizar a queima de fogos na cidade. Na ocasião, ele citou, além do surgimento da variante ômicron, o aumento de casos que atinge o continente europeu nas últimas semanas.

"Sei da importância do evento para economia da nossa cidade, mas seguimos colocando a vida das pessoas em primeiro lugar", escreveu Reis nas redes sociais.

Florianópolis e Belo Horizonte já haviam tomado decisão semelhante. Em Santos, no litoral paulista, não haverá queima de fogos. A orla terá acesso liberado para as pessoas circularem, mas a prefeitura proibiu a montagem de barracas ou tendas particulares.

"Espero poder estar em Copacabana abraçando a todos na passagem de 22 para 23. Vai fazer falta, mas o importante é que sigamos vacinando e salvando vidas", afirmou ainda Paes.



Publicado em Sat, 04 Dec 2021 11:18:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!