Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Fabiana Zanqueta, secretária de Educação de Rio Preto
Foto por: Divulgação
Fabiana Zanqueta, secretária de Educação de Rio Preto

Depois de 21 dias de abaixo-assinado e pressão, secretária aceita falar com gestores da Educação

Por: Maria Elena Covre e Milton Rodrigues
20/10/2021 às 20:04
Bastidores

Grupo vinha pedindo reunião presencial com a titular da Secretaria da Educação, Fabiana Zanqueta, para falar de problemas encontrados na volta às aulas presenciais, mas não conseguia ser ouvido por ela


Cedeu...
A secretária de Educação de Rio Preto, Fabiana Zanquetta, convocou nesta quarta-feira (20) gestores das escolas municipais (um por unidade) e seus respectivos supervisores de ensino para reuniões presenciais com ela, que vão ocorrer em três blocos separados entre estas quinta-feira (22) e sexta-feira (23). 

... sob pressão 
A convocação ocorre exatamente 21 dias depois de uma solicitação formal e por escrito, assinada por 115 dos 212 gestores da rede municipal (diretores, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino), ter sido protocolada na secretaria para que a titular da pasta ouvisse o grupo. 

Problemas 1
Segundo o documento interno de número 2021247406, datado em 29/9/2021, objetivo da reunião é a "exposição dos problemas que a unidades escolares têm, com a retomada das atividades presenciais, diante da situação pandêmica e do protocolo das exigências sanitárias”.

Problemas 2
Ainda segundo o documento, "faz-se necessário tal encontro presencial em caráter de urgência, observada a falta de perspectiva na resolução dos inúmeros problemas e que cada unidade escolar tem buscado soluções individuais para estas demandas coletivas.”  Os gestores diziam ainda que "gostariam que o gabinete da secretária assumisse o papel de ouvir, coordenar, orientar e intervir acerca das dúvidas, buscando sanar tais questões.”

Mais pressão 
Sem resposta da secretária, o grupo procurou a imprensa, escreveu artigos e, na semana passada, o vereador João Paulo Rillo (Psol) solicitou à Comissão de Educação da Câmara, motivado por reportagem do DLNews do último dia 7 deste mês, a convocação de Fabiana Zanquetta para falar os motivos de os gestores estarem tão apreensivos, sem que lhes fossem dadas oportunidades para serem ouvidos. 

Avançou
Ainda que a conversa não seja com todos ao mesmo tempo, como se defendia na solicitação, mas com as unidades escolares divididas em três blocos separados, representantes dos gestores acreditam que conseguiram um avanço na relação com a titular da pasta, que vinha acontecendo apenas de forma virtual e em que somente ela falava. 

* * *

Made in Rio Preto 
Texto escrito pelo núcleo rio-pretense da Comissão de Justiça e Paz da CNBB em repúdio ao deputado estadual Frederico D’Ávila (PSL), que provocou polêmica na última semana ao chamar o Papa Francisco de "vagabundo” e o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, de "vagabundo, safado e pedófilo”, acabou adotado pela Comissão Justiça e Paz de São Paulo e subescrito por outras 34 entidades ligadas à ala progressista da Igreja Católica. 

"Banalidade do Mal" 1
Em um de seus trechos, a nota, intitulada "Deputado Frederico D’Avilla  (PSL) e a banalidade do mal”, diz: "A defesa da prática de crime passa a ser algo normal ou até banal, que pode ser feito rotineiramente na Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sem qualquer consequência. A casa das leis se transforma em divulgadora de violência não só da lei, mas da justificação da barbárie.” 

"Banalidade do Mal" 2
No documento, as entidades afirmam ainda que "se as instituições não coibirem discursos de ódio como esse, veiculados amplamente pela televisão e redes sociais, em pouco tempo, teremos a barbárie instalada a exemplo das mortes de padres como João Bosco Penido Burnier, Josimo Morais Tavares e da irmã Dorothy Stang, ou de bispos, ou até mesmo de quantos mais cidadãos.” 

Exagerou 
A manifestação do deputado ocorreu em função de o arcebispo de Aparecida ter, na missa do dia 12, em que se celebra a Padroeira do Brasil, dito que o povo brasileiro precisa de uma pátria amada e não uma pátria armada. No dia 18, em função da repercussão de sua fala e da manifestação da CNBB junto à Assembleia Legislativa, o parlamentar pediu desculpas pelo "exagero de suas expressões”. 

* * *

Expectativa 
E por falar em Papa Francisco, o líder máximo da Igreja Católica nomeou na manhã desta quarta-feira (20), dom Luiz Carlos Dias como novo bispo da diocese de São Carlos,  posto que estava vago desde 21 de outubro do ano passado. A nomeação  intensificou a expectativa em torno do nome que irá ocupar a diocese de Rio Preto, que é a próxima da fila. O posto aqui está vago desde 18 de agosto, após renúncia do bispo Dom Thomé, que teve vídeo com cenas íntimas vazado. 

* * *

Veneno 1
Tudo indica que o vereador Paulo Pauléra vai ser obrigado a tomar do próprio veneno. Isso porque na sessão ordinária desta terça-feira (19), ele ficou boladinho ao ver derrotado projeto de sua autoria dando isenção de IPTU a compradores de imóveis da RioPretoPrev, e abandonou a sessão. 

Veneno 2
Acontece que uma resolução dele, quando presidente da Câmara, determina que o parlamentar tenha desconto de 1/15 do salário quando não votar ao menos 2/3 dos projetos em pauta. Foi o caso dele. 

Looks reprovados 
Ainda na Câmara de Rio Preto, um ofício encaminhado a todos os vereadores provocou maior tititi sobre quem seria o alvo da orientação. O documento pede que os nobres edis se atentem às vestimentas que estão usando durante as sessões. As más línguas dizem que a carapuça serve em Paulo Pauléra (ele, de novo) por ter aparecido na terça com camisa pólo e gravata. E também a Claudia de Giulli, que tem usado camisetas das campanhas que realiza.

* * *

Dose dupla 1
A Câmara de Rio Preto publicou nesta quarta-feira (20) resolução que torna obrigatória realização de duas sessões ordinárias às terças-feiras, sendo a primeira às 9h e a segunda às 14h. A resolução é de autoria da vereadora Cláudia de Giuli (MDB) e teve apoio maciço entre os parlamentares. Robson Ricci (Republicanos) e Renato Pupo (PSDB) são tidos como alvo da medida, que seria uma retaliação por seus posicionamentos oposicionistas. O dois são os únicos na atual Câmara que têm empregos com horários fixos: Pupo é delegado e Ricci é jornalista.

Dose dupla 2
Cláudia e demais vereadores negam que a alteração no horário das sessões seja retaliação a alguém e dizem que se trata de dar mais eficiência às sessões e aumentar a produtividade da Câmara, que muitas vezes encerra o horário regimental das sessões por falta de tempo. Apesar de a medida ter sido aprovada pela maioria, não agradou quase ninguém, já que, pelo texto aprovado, vereadores não podem sair do plenário nem para ir ao banheiro durante as sessões, sob pena de falta e consequente desconto salarial. A aposta é que alterações vêm por aí.

* * *

Passaporte da vacina 
O presidente da Câmara de Rio Preto, Pedro Roberto (Patriota), pretende editar um novo ato com relação ao acesso de visitantes à Casa a partir de 1º de novembro, quando as regras de distanciamento não serão mais exigidas pelo Plano São Paulo. Pelas novas medidas que serão adotadas, serão exigidas apresentação da carteira de vacinação a todos que entrarem no prédio do Legislativo municipal e também o uso de máscaras. 

Para servidores 
Atualmente, o que existe é o ato da mesa 16/2021, de 24 de agosto de 2021, que contém a exigência para que os servidores da Câmara entregassem ao Departamento Pessoal cópia da carteira de vacinação, o que, segundo a diretoria-geral, tem sido cumprido. 

Cobrança 
As informações constam como resposta a um ofício do vereador Celso Luiz de Oliveira Peixão (MDB) protocolado nesta terça-feira (19), no qual o parlamentar solicita esclarecimentos quanto aos procedimentos adotados junto aos funcionários e aos munícipes para o ingresso na Câmara Municipal, assim como a exigência de apresentação da certificação de vacina. 

* * *

Teste na criançada 1 
Com o retorno das aulas presenciais obrigatórias, a Prefeitura de Mirassol decidiu realizar testagem em massa de alunos entre 4 e 11 anos de idade das redes de ensino municipal, estadual e particular no próximo sábado (23). A prerrogativa de submeter ou não a criança ao teste é dos pais ou responsáveis, ou seja, não se trata de uma medida obrigatória. 

Teste na criançada 2
A estimativa da Diretoria Municipal de Educação do município é de que 2 mil crianças sejam testadas. Serão três postos de coleta de material montado nas escolas municipais Cândido Brasil Estrela, Luis Carlos Matiel Pires e Darcy Amâncio. Os locais também terão posto de vacinação contra Covid em adultos e adolescentes elegíveis para 1ª, 2ª e 3ª doses. O resultado do teste estará disponível após 15 minutos da sua realização e será feita a entrega de laudos e orientação aos pais. 

Teste na criançada 3
"Convidamos os pais dos alunos para levarem seus filhos.  Vale lembrar que as crianças e adolescentes têm a tendência a apresentar a doença de forma assintomática, ou seja, sem sintomas. Sendo assim, se torna relevante a testagem das crianças para a prevenção da transmissão comunitária”, diz o diretor de saúde do município, Frank Oliveira. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!