Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Tempo fechou ao entardecer do domingo em Rio Preto
Foto por: Colaboração
Tempo fechou ao entardecer do domingo em Rio Preto

Chuva traz pequeno refresco no fechamento do domingo em Rio Preto

Por: Da Redação
26/09/2021 às 18:33
Cidades

Apesar do alívio, clima continua quente e a tendência é o tempo continuar seco. Durante os últimos dias, Rio Preto e várias cidades da região bateram nos 40 graus


Pancada de chuva em várias cidades da região fechou o fim de semana no noroeste do Estado. Em Rio Preto, a chuva começou por volta das 18 horas deste domingo e trouxe um pouco de alívio, após três meses de muito tempo seco, embora nos últimos dias tenham sido registrados chuvisqueiros.

De acordo com o site Climatempo, a noite de domingo e início da semana devem continuar com pancadas de chuva, mas leves. Nesta segunda, deve fazer até 36 graus e o tempo vai continuar seco.

Durante os últimos dias, Rio Preto e várias cidades da região bateram nos 40 graus. Vários incêndios foram registrados, dois grandes deles em pastagens da região leste da cidade. A umidade relativa do ar se manteve na média dos 10%, em clima de deserto em Rio Preto.

A Defesa Civil de Rio Preto informou que o volume médio acumulado durante a chuva que atingiu a cidade neste domingo foi de 3,15 milímetros – o que representa um alívio na sensação térmica e importante melhora no índice de umidade do ar, mas ainda não retira a cidade e a região da situação de alerta provocada pela estiagem. 

De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemanden), o maior acúmulo de chuva foi registrado na estação do Jardim Maria Cândida (aeroporto), com 5,4 milímetros, e o menor na região do São Francisco, com 1,2 milímetro. As estações Eldorado e Jardim Nazareth (região da Unesp) registraram 2,8 e 3,2 milímetros, respectivamente.

Crise hídrica

A crise hídrica segue deixando marcas. De acordo com os dados do Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS) deste sábado, continua em zero por cento o volume útil de duas usinas hidrelétricas da região, Ilha Solteira e Três Irmãos.

O ONS explica que os dados que constam no site do reservatório da Usina Hidrelétrica de Ilha de Solteira e de Três Irmãos têm como referência o volume útil, definido na outorga da Agência Nacional de Águas (ANA), que considera a cota de 323 metros para não interromper o funcionamento da hidrovia Tietê-Paraná.

O valor de 0,0% registrado nos últimos dias no site do ONS significa que o volume de água já atingiu esta cota mínima para utilização da hidrovia de Ilha Solteira, porém isso não significa que o reservatório da usina esteja vazio. "Se considerarmos o nível mínimo de projeto, cuja a cota é 314 metros, o reservatório encontra-se com 56,72% do seu armazenamento", explica o órgão.

(Texto atualizado às 9h20 de 27/9 com informações da Defesa Civil)









Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!