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Foto por: Reprodução
Doria, no anúncio: vicinal que liga Cedral a Guapiaçu está na lista de possíveis investimentos

Governo de SP inclui região em investimento de R$ 1,2 bilhão no Estado

Por: Da Redação
06/05/2021 às 17:35
Cidades

Estão no pacote rodovias como as que Tanabi a Ibiporanga, Nipoã a União Paulista, Bálsamo e Mirassolândia, ligam Cedral a Guapiaçu, Pindorama e Itajobi, Marapoama e Elisiário, Jales e Dirce Reis, Catiguá e Catanduva, Ibirá e Urupês, entre outras


Ao anunciar obras vão modernizar mais de 1,5 mil quilômetros de 139 estradas municipais e gerar 15 mil empregos em todas as regiões do Estado, o governo paulista incluiu investimentos na região. Estão no pacote rodovias como as que ligam Tanabi a Ibiporanga, Nipoã a União Paulista, Bálsamo e Mirassolândia, Cedral a Guapiaçu, Pindorama e Itajobi, Marapoama e Elisiário, Jales e Dirce Reis, Catiguá e Catanduva,  Ibirá e Urupês, entre outras.

O governador João Doria apresentou na quarta-feira (5) a licitação para contratar as duas primeiras fases do programa Novas Estradas Vicinais, que irá recuperar e modernizar 1.563 quilômetros de estradas de responsabilidade municipal em todo o estado. Nesta etapa inicial, o Governo de São Paulo vai investir R$ 1,2 bilhão em obras licitadas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

"Só nestas fases 1 e 2, haverá investimento de R$ 1,2 bilhão e 1,5 mil quilômetros de novas vicinais aqui no estado de São Paulo. O efeito não é só a recuperação física das vicinais, e sim o que elas representam de fato para a vida dos municípios no campo e na cidade. É uma grande transformação. "Nas quatro fases do projeto serão R$ 2,5 bilhões de investimentos e 3 mil quilômetros de novas estradas vicinais”, afirmou Doria.

As etapas iniciais do programa somam 139 vicinais. O pacote do Governo de São Paulo vai gerar cerca de 15 mil empregos, entre vagas diretas e indiretas. Apesar da crise em decorrência da pandemia, a economia de São Paulo se mantém em crescimento. Segundo a Fundação Seade, o PIB paulista registrou alta de 0,4% de 2020, enquanto que o índice do Brasil recuou 4,1% no período.

As estradas vicinais são essenciais para o escoamento da produção agrícola e movimentam as economias regionais, além de garantir o deslocamento da população de cidades menores a grandes centros urbanos, que dão acesso a serviços importantes como saúde e educação.

O programa prevê obras para recuperação de pistas já asfaltadas, pavimentação das estradas em terra e melhorias em sinalização e sistema de drenagem. A expansão do Novas Estradas Vicinais pode acontecer ainda neste ano, de acordo com a conclusão dos serviços previstos nas atuais etapas.

No último dia 2 de março, o DER, órgão da Secretaria de Logística e Transportes, publicou o edital de concorrência pública para a primeira fase. No dia 20 do mesmo mês, foi a vez da segunda fase.

Nas duas etapas com editais publicados, os municípios deverão firmar convênios com o DER. As vicinais foram divididas em estradas que ligam polos geradores de produtos e serviços e rodovias estaduais, além das que dão acesso a municípios.

A lista completa de vicinais contempladas nas fases 1 e 2 pode ser consultada no site do DER (www.der.sp.gov.br), na seção de licitações.







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