Estão no pacote rodovias como as que Tanabi a Ibiporanga, Nipoã a União Paulista, Bálsamo e Mirassolândia, ligam Cedral a Guapiaçu, Pindorama e Itajobi, Marapoama e Elisiário, Jales e Dirce Reis, Catiguá e Catanduva, Ibirá e Urupês, entre outras
Ao anunciar obras vão modernizar mais de 1,5 mil
quilômetros de 139 estradas municipais e gerar 15 mil empregos em todas as
regiões do Estado, o governo paulista incluiu investimentos na região. Estão no
pacote rodovias como as que ligam Tanabi a Ibiporanga, Nipoã a União Paulista, Bálsamo
e Mirassolândia, Cedral a Guapiaçu, Pindorama e Itajobi, Marapoama e
Elisiário, Jales e Dirce Reis, Catiguá e Catanduva, Ibirá e Urupês, entre outras.
O governador João Doria apresentou na quarta-feira (5) a
licitação para contratar as duas primeiras fases do programa Novas Estradas
Vicinais, que irá recuperar e modernizar 1.563 quilômetros de estradas de
responsabilidade municipal em todo o estado. Nesta etapa inicial, o Governo de
São Paulo vai investir R$ 1,2 bilhão em obras licitadas pelo DER (Departamento
de Estradas de Rodagem).
"Só nestas fases 1 e 2, haverá investimento de R$ 1,2
bilhão e 1,5 mil quilômetros de novas vicinais aqui no estado de São Paulo. O
efeito não é só a recuperação física das vicinais, e sim o que elas representam
de fato para a vida dos municípios no campo e na cidade. É uma grande
transformação. "Nas quatro fases do projeto serão R$ 2,5 bilhões de
investimentos e 3 mil quilômetros de novas estradas vicinais”, afirmou Doria.
As etapas iniciais do programa somam 139 vicinais. O
pacote do Governo de São Paulo vai gerar cerca de 15 mil empregos, entre vagas
diretas e indiretas. Apesar da crise em decorrência da pandemia, a economia de
São Paulo se mantém em crescimento. Segundo a Fundação Seade, o PIB paulista
registrou alta de 0,4% de 2020, enquanto que o índice do Brasil recuou 4,1% no
período.
As estradas vicinais são essenciais para o escoamento da produção agrícola e
movimentam as economias regionais, além de garantir o deslocamento da população
de cidades menores a grandes centros urbanos, que dão acesso a serviços
importantes como saúde e educação.
O programa prevê obras para recuperação de pistas já asfaltadas, pavimentação
das estradas em terra e melhorias em sinalização e sistema de drenagem. A
expansão do Novas Estradas Vicinais pode acontecer ainda neste ano, de acordo
com a conclusão dos serviços previstos nas atuais etapas.
No último dia 2 de março, o DER, órgão da Secretaria de Logística e
Transportes, publicou o edital de concorrência pública para a primeira fase. No
dia 20 do mesmo mês, foi a vez da segunda fase.
Nas duas etapas com editais publicados, os municípios
deverão firmar convênios com o DER. As vicinais foram divididas em estradas que
ligam polos geradores de produtos e serviços e rodovias estaduais, além das que
dão acesso a municípios.
A lista completa de vicinais contempladas nas fases 1 e 2
pode ser consultada no site do DER (www.der.sp.gov.br),
na seção de licitações.