Conheça o segredo das grandes e pequenas empresas que buscam se expandir pelo Brasil
Perseguir o sucesso é um sonho de todo mundo, mas bate mais forte no peito daqueles que possuem "tino” para empreender.
No entanto, atingir esse objetivo não é tão fácil como fazem parecer alguns autores. O sucesso nos negócios é resultado de trabalho pesado, dedicação, entrega e principalmente boas escolhas.
E já começa na escolha do negócio. Naquilo em que se quer investir para construir como alternativa viável de carreira bem sucedida.
É por isso que a recomendação geral para interessados em iniciar um empreendimento é para que comecem por meio de uma franquia.
As franquias são réplicas de um negócio testado, aprovado e vitorioso. Erra e arrisca muito menos um investidor que, ao invés de colocar seu capital para criar uma marca própria, adquire uma unidade franqueada.
Há muitos anos o setor de franquias vai bem no mundo e no Brasil muito mais. Do final dos anos noventas para cá, o crescimento do número de franquias e franqueadoras no país é absurdo.
Venceu crises, mudanças na economia e inovou década após década, aperfeiçoando o franchising brasileiro muito mais do que em outros países.
Ainda hoje, quem tem uma marca legal, viável e de boa receita, encontra no modelo de franquias a melhor maneira de se expandir e crescer.
Marcas de grande expressão saíram do anonimato e ganharam o mundo por conta da expansão realizada por investidores parceiros. Pois é assim que ocorre, em escala, a explosão de uma idea.
Franquear uma empresa não é "bicho de sete cabeças”. Com cinco passos simples é possível iniciar a jornada rumo ao estrelado.
Manter uma unidade piloto.
Piloto é aquela que servirá de base para ser replicada. Por isso ela precisa ser preparada, decorada, avaliada, testada e por fim, copiada. Servirá também para a visitação dos novos franqueados que se basearão no seu layout, formato de atendimento, serviços, produtos e peças de apoio (suprimentos).Um nome a ser replicado precisa sair da esfera personalíssima, salvo se representar algum conceito bastante conhecido. A logo, as cores e o nome da marca, precisam ser bem aceitos em todos os lugares, independente do regionalismo, diferenças culturais ou preferências. Escolhida e acolhida pelo público, precisa ser fortalecida, evidenciada e protegida.
O estudo do desempenho, da relação entre despesas e receitas diárias e mensais, o modus operandi e atendimento, devem ser anotados, estudados, contabilizados e apresentar resultados efetivos que encantem e façam sentido ao investidor para que aplique seu dinheiro com segurança.
O Brasil é um dos poucos países que possui lei de franquias. Justamente para proteger investidores e evitar que sejam lesados por aventureiros. É por meio da Circular de Ofertas, uma das exigências da legislação, que o negócio é explanado em detalhes para a melhor avaliação do pretendente. Confeccionar uma COF clara e objetiva tem peso.
Não só permitir o uso da marca, exigir padrão visual e de processos, mas oferecer treinamento e suporte como apoio aos franqueados é quesito fundamental para o sucesso de uma rede.
Outros itens complementam a formatação, mas são esses primeiros que darão o tom e garantirão para franqueados e franqueadoras, um relacionamento sadio, exitoso e de ganho garantido para ambos. E claro, redundarão em maior satisfação dos clientes finais.
Há um bom número de excelentes profissionais capacitados para transformar uma ideia promissora em uma marca de franquias, mas buscar e saber definir os melhores deve ser um cuidado especial dos interessados.
A dica é procurar quem já fez e fez bem esse trabalho. Marcas já constituídas, fortes, saudáveis e confiáveis indicam o caminho para encontra-los.
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