Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Justiça vai decidir se contas devem ser reprovadas
Foto por: Câmara de Rio Preto
Justiça vai decidir se contas devem ser reprovadas

Ministério Público pede reprovação de contas de três vereadores de Rio Preto

Por: Heitor Mazzoco
27/01/2021 às 19:30
Bastidores

O número pode aumentar, porque há parecer técnico pedindo reprovação de contas de outros dois parlamentares até o momento


Devem explicações 1 
O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu à Justiça reprovação das contas de campanha de três vereadores de Rio Preto por erros ou falta de declaração de gastos durante o período eleitoral. O número pode aumentar, porque há parecer técnico pedindo reprovação de contas de outros dois vereadores até o momento.


Devem explicações 2 
A Justiça vai decidir se as contas de Carina Karoline (Republicanos), Bruno Marinho (Patriota) e Bruno Moura (PSDB) devem ser reprovadas. Já o MPE analisará os pareceres da equipe técnica da Justiça Eleitoral contrários às contas de Renato Pupo (PSDB) e Jorge Menezes (PSD).


24 horas
A vereadora Carina Karoline, atual vice-presidente do Poder Legislativo, teve pedido de reprovação de contas realizado por um problema junto ao Republicanos. De acordo com o documento eleitoral obtido pelo DLNews, não houve declaração em tempo correto da doação partidária no valor de R$ 25 mil.


Não viu
À Justiça, a vereadora afirmou que recebeu doação do Republicanos no dia 12 de novembro. No entanto, só viu o recurso no dia 16 do mesmo mês. Pela legislação eleitoral, Carina deveria ter declaro o recebimento em até 72 horas, o que não ocorreu.


Três itens
Já o vereador Bruno Marinho precisa explicar três apontamentos feitos pelo Ministério Público Eleitoral. São eles: comprovar que cumpriu prazo de 72 horas de entrega do relatório financeiro, apresentar comprovação de despesas e extrato completo de gastos de todo período eleitoral. O parlamentar informou na ação que cumpriu todo rito e a despesa questionada foi feita no período pré-campanha com rede social.


Sem justificativa
O vereador Bruno Moura foi questionado pela equipe técnica da Justiça pelo fato de declarar na prestação de contas o não pagamento de R$ 796,19 com o Facebook, o que pode configurar recebimento de recurso de origem não identificada. Segundo o parlamentar, a irregularidade é formal e representa valor pouco expressivo.


Punições
Caso a Justiça julgue irregulares as prestações de contas, os vereadores podem ser multados e até obrigados a devolver verba apontada como irregular.


Favorável 
Até esta quarta-feira (27), o MPE pediu aprovação de contas de: Anderson Branco (PL), Cabo Júlio Donizete, Francisco Junior (DEM), Jean Charles (MDB), Robson Ricci (Republicanos) e Pedro Roberto (Patriota). O único julgado até o momento é de Ricci, que teve as contas aprovadas.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!