Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Secretário de Saúde, Aldenis Borim
Foto por: Reprodução
Secretário de Saúde, Aldenis Borim

Abertura noturna do comércio em dezembro vai depender de evolução no Plano SP, diz Saúde

Por: Da Redação
29/11/2020 às 10:40
Bastidores

Reclassificação será feita nesta segunda (30) pelo governador João Doria, mas Rio Preto deverá permanecer na fase amarela


Fica no amarelo 1
O secretário de Saúde, Aldenis Borim, vê como pequena a chance de Rio Preto passar à fase verde do Plano SP na segunda-feira (30). A reclassificação do Plano SP, que deveria ter ocorrido no dia 16, foi remarcada pelo governador João Doria (PSDB) para o dia seguinte ao 2º turno das eleições na capital. 

Fica no amarelo 2
Atualmente, Rio Preto está na fase amarela e, no entendimento de Borim, deve ser mantida, uma vez que a cidade tem tido aumento no número de casos e internações nos últimos dias. "A possibilidade de ir para (fase) verde é baixa. Eu acredito que Rio Preto permaneça na fase amarela. Não vejo ainda risco de regressão para laranja ou vermelho, acho que deve se manter", afirmou o secretário em live realizada na sexta-feira (27).

Abertura ameaçada
A manutenção de Rio Preto na fase amarela deve, por exemplo, impedir a tradicional abertura noturna do comércio no mês de dezembro. "Está condicionado, obviamente. Fase amarela, como todo mundo sabe, tem bares e restaurantes abertos até as 22h, tem todo um regramento. A não ser que o comitê central do Estado de São Paulo mude as regras, com certeza estaria vetada (a abertura do comércio à noite)", disse Borim.

Restrição e aglomeração
Já o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), Kelvin Kaiser, disse em entrevista à rádio CBN que, mesmo que Rio Preto permaneça na fase amarela, vai solicitar ao Estado que o comércio possa ser mantido aberto por 12 horas. "Já ficou mais que comprovado que restringir o horário de atendimento do comércio gera aglomeração. Com isso, tradicionalmente conseguiríamos estender o horário do comércio a partir de 7 de dezembro, das 10h às 22h ou das 9h às 21h, e trabalhar no período noturno, como sempre fizemos", afirmou Kaiser ao jornalista Rodrigo Carraro.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!