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Foto por: Divulgação
Vereador Fábio Marcondes

ANÁLISE DLNEWS: Candidatos ’igrejeiros’ reclamam com bispo apoio de padres a Marcondes

Por: Maria Elena Covre e Fabrício Carareto
23/10/2020 às 17:44
Política

Convite para reunião em salão paroquial e uso de foto de dom Tomé seriam o estopim da insatisfação


Reclamaram com o bispo 1
Candidatos a vereador ligados à Igreja Católica de Rio Preto se mostram incomodados com o que classificam como "afagos exagerados” de alguns religiosos ao parlamentar Fábio Marcondes (PL), que tenta a reeleição. Alguns deles já teriam, inclusive, feito chegar ao bispo dom Tomé reclamações em relação ao tema. 

Reclamaram com o bispo 2
Dois fatos fizeram com que adversários de urna de Marcondes se sentissem desconfortáveis. O primeiro é o uso por Marcondes de imagens com o bispo em suas inserções na TV. O segundo é um convite que está correndo entre os fiéis de uma paróquia para uma reunião na terça-feira, dia 27, com o vereador e candidato à reeleição. 

Aglomerados 
"Essa reunião terá a finalidade de apresentar para a comunidade o vereador Fábio Marcondes e as suas propostas. A sua presença é fundamental para o sucesso da reunião. Vocês são nossos convidados”, diz o convite, que pede ainda confirmação de presença até o dia 26. Um dos reclamantes citou o inconveniente com aglomerações de fiéis em tempos de pandemia. "Nem tem missa direito, mas pode ter reunião com candidato?”

Não gostou 
Consta, segundo apurou o DLNews, que o bispo anda desconfortável com investidas tão ostensivas do pessoal ligado a Marcondes dentro das paróquias. E também com o fato de não ter sido consultado sobe o uso de sua imagem. A coluna tentou falar com dom Tomé, mas não obteve retorno. Padre Júlio, que fala em nome do bispado, limitou-se a dizer que não tem informações específicas sobre o assunto e que o bispado encaminhou aos padres cartilha da CNBB orientando a comunidade católica sobre as eleições. 

Rede turbinada 1
Com apenas 16 segundos em cada um dos dois blocos diários na propaganda eleitoral de televisão e rádio – e 86 inserções ao longo da programação durante toda a campanha –, o candidato a prefeito de Rio Preto pelo Partido Novo, Filipe Marchesoni, está apostando na internet. Ele é o que mais gastou, até agora, com impulsionamento de postagens em redes sociais. Segundo prestação de contas no site do TSE, a campanha do Novo já "investiu” R$ 10 mil para esta finalidade, sendo R$ 7 mil no Facebook e R$ 3 mil no Google. 

Rede turbinada 2
A comunicação da campanha da Coronel Helena, do Republicanos, com 1 minuto e 10 segundos, também tem turbinado suas postagens nas redes, com gasto de R$ 5 mil em impulsionamento. Edinho, dono de maior tempo e volume de inserções, vem na sequência nos gastos com impulsionamento, somando R$ 3,9 mil até agora. 

Rede turbinada 3
Outros dois candidatos com registros de gastos em impulsionamentos de posts das redes sociais são Carlos de Arnaldo, do PDT, que já pagou R$ 1,2 mil para ampliar o alcance de suas mensagens, e Marco Rillo, do PSOL, também com um dos tempos mais curtos da programação da TV. Rillo apostou até agora R$ 1 mil para turbinar suas postagens. Os demais prefeituráveis – Celi Regina (PT), Casale (PSL), Carlos Alexandre (PC do B), Paulo Bassan (PRTB) e Rogério Vinícius (DC) –  não registram gastos desta natureza ainda. 

Vai tu mesmo 1
Desfalcado na televisão depois que o ex-prefeito Valdomiro Lopes pegou Covid-19, o prefeiturável Marco Casale escalou o deputado federal e presidente estadual do PSL, Júnior Bozzella, como padrinho de luxo na propaganda de televisão. Assim como o senador Major Olímpio. 

Vai tu mesmo 2
Olímpio é nome conhecido, tem apoiadores e até base dentro da PM, mas Bozzella, apesar da importância que ganhou dentro da legenda após racha com o clã Bolsonaro, é praticamente um ilustre desconhecido para o grosso do eleitorado local. 

Expectativa 
Com a alta médica de Valdomiro Lopes do Hospital Albert Einstein, o pessoal da campanha de Casale já aposta em novas gravações do ex-prefeito que, aliás, deverá entrar de cabeça também na campanha de Márcio França (PSB) à Prefeitura de São Paulo. O crescimento de França na pesquisa Datafolha, que chegou a 10%, animou a trupe do ex-governador. 

A raiz do problema
Não, não é mimimi feminista. É só uma constatação mesmo de que vida de mulher candidata é muito mais difícil que a de seu adversários homens. Foi só Celi Regina (PT) aparecer na propaganda de televisão com dois dedos de raiz branca no cabelo para receber uma saraivada de críticas. "É tanta correria que não deu tempo de pintar”, diz a petista. 

Poeta da telinha 
Se tem uma coisa que não muda em campanha eleitoral é a diversão patrocinada por alguns postulantes ao Legislativo nas propagandas de televisão e rádio. A rima de Romildo do Ovo (PP) merece o troféu "pérola da semana”: "Vote no novo, Romildo do Ovo, o candidato do povo”. É ou não um poeta? 







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