Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Ensino médio em Rio Preto melhora, mas fundamental fica abaixo da projeção no Ideb

Por: Bruna Yamasaki
15/09/2020 às 11:24
Cidades

Documento foi divulgado pelo Ministério da Educação e o ensino médio atingiu o que era esperado para avaliação de 2021


O principal indicador da educação brasileira divulgado na manhã desta terça-feira (15) mostrou que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio das escolas públicas de Rio Preto aumentou desde a última avaliação, feita em 2017.

O índice é calculado com base na taxa de aprovação dos alunos e na nota média do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Os dados são divulgados a cada dois anos Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em Rio Preto, o documento divulgado na manhã desta terça-feira (15) mostrou que as escolas estaduais, que oferecem o ensino médio regular, conseguiram aumento de 0,5 no índice referente a 2019, registrando 4,6 enquanto, em 2017 o número era 4,1.

Além disso, o índice registrado em 2019 pelas escolas públicas de Rio Preto ficou 0,3 acima do que era esperado para o ano, atingindo as expectativas da avaliação de 2021 com base nas projeções. 

Fundamental
Já no ensino fundamental os dados se invertem. Nos anos iniciais (1º a 5º ano), entre as municipais e estaduais de Rio Preto, houve uma queda de 0,2 no resultado do Ideb. Em 2017 foi registrado 6,9. Já em 2019 o índice ficou em 6,7 - o esperado era 6,8.

Houve um pequeno aumento no que se refere aos anos finais do ensino fundamental (5º a 9º ano) nas escolas estaduais, de apenas 0,1. Em contrapartida, as escolas municipais – na mesma etapa de ensino – registraram queda de 0,2. A média na cidade nesta etapa (estaduais e municipais) foi de 5,3 em 2019, enquanto o esperado era 6 em Rio Preto.

No geral, o país bateu as metas para os anos iniciais do ensino fundamental, enquanto nos anos finais não atingiu o previsto.

Apesar do aumento e bom desempenho do ensino médio local, o país novamente não atingiu o esperado pelas projeções do Ideb, o que vem acontecendo desde 2013.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!