Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Nelson Teich, novo ministro da Saúde
Foto por: Reprodução
Nelson Teich, novo ministro da Saúde

Para lideranças médicas, novo ministro da Saúde é incógnita e deve ignorar política

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto, Lucas Israel e Heitor Mazzoco
16/04/2020 às 20:04
Bastidores

O médico Nelson Teich assumiu a pasta nesta quinta-feira (16) em substituição a Henrique Mandetta


Incógnita 
Nome técnico e pouco conhecido no cenário nacional, o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, que assumiu no lugar de Henrique Mandetta nesta quinta-feira (16), quando o País cravou 1.924 mortes pela Covid-19, é ainda considerado uma incógnita entre lideranças médicas de Rio Preto. 

Expectativa 
Os questionamentos que imperam, em meio à torcida para que ele dome a crise sanitária, são relacionados ao seu posicionamento no cargo. O quanto vai rezar na cartilha do presidente Jair Bolsonaro, que demitiu o antecessor por incompatibilidade de opinião sobre os encaminhamentos de combate ao corornavírus? O que ele pensa da cloroquina, vista ainda com reservas pelos cientistas? O que pensa sobre isolamento? Vai dar entrevistas coletivas diárias? Qual o grau de transparência que adotará? Quando anunciará seu plano de combate?

Longe da política 
Dulcimar de Souza, diretor-geral da Famerp, elogia o currículo do indicado, mas ressalta sua preocupação de que o novo titular da pasta não ceda ao debate político e não ignore a ciência. "É um médico bem-conceituado, com ótima formação e experiência. Demonstrou posição técnica no primeiro discurso. Esperamos que ele defenda a saúde e a ciência e não entre no fluxo político, que só atrapalha neste momento”, afirmou. 

Mais gestor 
O médico Helencar Ignácio, presidente da Unimed Rio Preto, também vê vantagem no perfil "mais gestor” e menos político de Teich. "O doutor Nelson tem perfil bem diferente do Mandetta, que, inclusive, foi presidente da Unimed Campo Grande, com larga experiência em saúde privada. Mas o novo ministro tem pontos muito positivos, com uma carreira menos política e mais voltada para gestão. Espero  que, com este perfil gestor, possa conduzir bem a saúde e o enfrentamento dessa crise, aproveitando o legado deixado pelo bom trabalho executado por Mandetta”, diz ele. 

Na torcida 
Com um alinhamento político estreito com o ex-ministro, o vice-prefeito de Rio Preto, Eleuses Paiva, disse ter dificuldades de opinar por não conhecer o trabalho médico e a forma de pensar de Teich. "Mas, como brasileiro, torço para que realize um bom trabalho”, afirmou. Jorge Fares, diretor da Funfarme, também afirmou não saber quase nada do novo comandante da Saúde no País, o que o impediria de emitir opinião. 

Que tenha serenidade 
O prefeito Edinho Araújo foi ao Instagram fazer uma gesto político de acolhida ao sucessor de Mandetta: "Desejo sucesso ao novo ministro da Saúde, anunciado hoje pelo presidente Jair Bolsonaro. Que tenha serenidade e trabalhe com empenho para diminuir o sofrimento dos brasileiros neste momento...”

Buzina 1
Apesar das medidas que relaxaram a quarentena imposta às atividades econômicas de Rio Preto, o prefeito Edinho Araújo (MDB) voltou a ser alvo de buzinaço no final da tarde desta quinta-feira (16). Uma carreata percorreu vias da cidade pedindo a abertura integral do comércio. O grupo se reuniu na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e seguiu até a Prefeitura. 

Buzina 2
A Polícia Militar acompanhou o ato e não soube precisar quantos carros e motos passaram pelo local, mas classificou o fluxo dos veículos dos manifestantes como "considerável”. Depois das passagens em frente à Prefeitura, os manifestantes se dispersaram.

Agosto
O polo hoteleiro de Olímpia, que vem ganhando projeção cada vez maior em esfera nacional, foi atingido em cheio pela crise do coronavírus. E projeta o retorno à normalidade somente para agosto. Segundo representantes do setor, as atividades paralisadas no momento só começarão a engatinhar em junho, mas a retomada a todo vapor será possível apenas a partir do oitavo mês do ano.

Pela metade
A estimativa de movimentação financeira caiu pela metade, ou seja 50%, em relação ao que foi projetado no promissor começo de 2020, ano recheado de feriados prolongados.

Impacto
"Para se ter noção, em abril eu estou com apenas 8% do meu valor projetado. São diárias que a pessoa não cancelou, mas que não vai usar agora, apenas lá na frente”, disse Rafael Almeida, co-fundador do Grupo Natos, que tem quatro hotéis em Olímpia e já investiu R$ 1 bilhão na cidade.

Alternativas
O grupo já cogita, inclusive, a hipótese de vender diárias sem marcação de data, mas que podem ser utilizadas até 2021. Tudo isso é parte do esforço para que o caixa não feche no negativo.

Na promessa
"Era um ano que estava espetacular, havia muitos feriados, e agora a gente tem que conviver com essa situação”, segue o empresário, que já busca com mais pessoas do setor alternativas para contornar o momento difícil.

Em conjunto
Por isso, a ADIT Brasil promove nesta sexta-feira (17) das 9h às 10h, um webinar sobre as "Perspectivas de funding frente aos impactos da Covid-19 nos mercados imobiliário e turístico”. A meta é encontrar soluções para discutir a captação de recursos para novos investimentos.

Desvio
Em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria (PSDB) desconversou sobre ampliação de isolamento social depois do dia 22 de abril, quando termina o decreto estadual. Ele disse que tudo deve ser analisado diariamente.

Às moscas
Pregão eletrônico para compra de álcool gel frustrou a Secretaria de Saúde de Rio Preto. Apenas uma empresa se apresentou para realizar a venda ao município e com preço nada vantajoso aos cofres públicos. "Realizada nova pesquisa de mercado se constatou a existência de preços mais vantajosos para a Administração”, diz termo de revogação assinado pelo secretário Aldenis Borim.

Pressão
Servidores estaduais da educação de Catanduva relataram que estão indo na casa de alunos para informar as famílias sobre o benefício que será depositado para compra de alimentos – uma compensação pelo fechamento das escolas em quarentena. O problema é que muitos estão utilizando os próprios veículos e estão sem equipamentos de proteção, como máscaras ou álcool gel. O valor do benefício por aluno é de R$ 55.

Cautela
O subsecretário de Educação do Estado de São Paulo, Henrique Pimentel Filho, afirmou ao DLNews que a orientação foi emitida aos servidores de todo Estado para auxiliarem famílias humildes que não receberam informação por telefone. Mas o servidor não pode ser obrigado a ir aos locais sem proteção. Há verba para compra de materiais de proteção. Ele disse também que em casos de funcionários sem condições de utilizar veículo próprio, deve-se chegar a um acordo com o diretor.

Salvação "pela” lavoura 1
Apesar de todos os reflexos negativos provocados pela pandemia de Covid-19 na economia brasileira, o deputado estadual Itamar Borges (MDB) comemora as boas notícias vindas da agricultura em suas redes sociais. O emedebista destaca que o último levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado na semana passada, prevê que a produção de grãos será de 251,8 milhões de toneladas, a maior na história do País. As exportações agrícolas, pelo menos até março, também não foram afetadas pela pandemia, de acordo com o Ministério da Agricultura.

Salvação pela lavoura 2
"Notícias como essas trazem a esperança de dias melhores. Por isso, continuarei apoiando e pleiteando o fortalecimento do setor”, diz Itamar, que preside a Frente Parlamentar do Agronegócio na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Bem na foto 1
O vereador Fábio Marcondes (PR), de Rio Preto, ganhou uma "missão” para lá de interessante da dupla Zé Neto e Cristiano. Ele vai coordenar na cidade as doações recebidas durante a live promovida pelos sertanejos no domingo (12), com mais de 14 milhões de visualizações.

Bem na foto 2
O político visitará as instituições e hospitais para "consolidar” a entrega e, claro, posar para as fotos. O Hospital de Base, por exemplo, vai receber 10 toneladas de laranja doadas pelo Grupo Junqueira Rodas e 2 toneladas de açúcar, enviadas pelo Açúcar Guarani.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!