Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Os trabalhos confeccionados estarão expostos na exposição Entrelinhas que acontecerá em setembro e outubro.
Foto por: Instagram/Byalyploof
Os trabalhos confeccionados estarão expostos na exposição Entrelinhas que acontecerá em setembro e outubro.

‘Entrelinhas’ abre inscrições para oficinas de bordado em Rio Preto

Por: Redação
06/02/2024 às 18:10
Cidades

Participantes poderão ter obras divulgadas durante a Exposição Itinerante, que acontecerá no Plaza Shopping


Bordados, trocas de vivências e uma exposição de arte é o que se espera do projeto "Entrelinhas”. As inscrições para participar das aulas de bordado estão abertas para o público composto por mulheres lésbicas, bixesuais, transexuais, travestis, com deficiência, em situação de vulnerabilidade e/ ou vítimas de violência doméstica. 

 

Serão encontros com 20 vagas gratuitas, após receberem os ensinamentos sobre técnicas do bordado, terão algumas de suas produções divulgadas na Exposição Itinerante Entrelinhas. O projeto tem seus desdobramentos artísticos e sociais. 

 

A proposta central é trazer o protagonismo para as participantes, incorporando novos olhares à manualidade milenar (bordado), possibilitando sua construção poética-visual a partir de suas vivências pessoais e sociais. Para tal, as aulas, que serão teóricas e práticas, acontecerão ao ar livre, oportunizando a concentração  do público participante e do espectador. 

 

"Entrelinhas”  terá duas fases, sendo a primeira etapa a orientação por meio das oficinas de bordado, que resultará na segunda etapa, em que as participantes terão suas obras divulgadas na sessão "Partilha" na Exposição Itinerante, que circulará em Setembro no Plaza Shopping o e em Outubro no Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher Nice Beolchi Nunes Ferreira (CAESM). As obras também serão expostas em um site exclusivo criado para o projeto "Entrelinhas”. 

 

Denise Cristiane, idealizadora do projeto, artesã e designer, explicou sobre o processo de criação  e como surgiu a ideia do "Entrelinhas”: 

 

"Visamos exercitar a coletividade, estimular a criatividade, a promoção de saúde mental e empoderamento das participantes, desenvolvendo  e aprimorando habilidades manuais dentro das técnicas do bordado, além de partilhar os atravessamentos interseccionais, o projeto "Entrelinhas” também vai compartilhar o planejamento e execução  de uma vernissage para inspirar e proporcionar conhecimento técnico, memória e identidade cultural das participantes e a cidade”, disse. 

 

Cronograma das Oficinas Criativas do projeto Entrelinhas

Dia: 02/03 - 1° Oficina

Horário: 9h até 12h

Local: Local: Desate D.O.M. (Espaço de Arte e Cultura)

 

Dia: 09/03 - 2 ° Oficina

Horário: 9h até 12h

Local: Local: Desate D.O.M. (Espaço de Arte e Cultura)

 

Dia: 16/03 - 3 ° Oficina

Horário: 9h até 12h

Local: Local: Desate D.O.M. (Espaço de Arte e Cultura)

 

Dia: 23/03 - 4° Oficina

Horário: 9h até 12h

Local: Local: Desate D.O.M. (Espaço de Arte e Cultura)

 

Dia: 06/04 - 5° Oficina

Horário: 9h até 12h

Local: Local: Desate D.O.M. (Espaço de Arte e Cultura)

 

Dia: 13/04 - 6° Oficina

Horário: 9h até 12h

Local: Local: Desate D.O.M. (Espaço de Arte e Cultura)

 

Todas as participantes receberão o certificado de conclusão das oficinas. Ainda de acordo com Denise, o projeto "Entrelinhas” tem motivos festivos, pois serão momentos de alegria e descontração, que não excluem as vulnerabilidades vivenciadas pelas participantes. 

 

"As obras serão expostas como celebração e valorização da vida das mulheres, considerando um dos locais escolhidos de grande importância para o acolhimento, cuidado, prevenção e referência em saúde da mulher que é o CAESM, e o Shopping Plaza como espaço de grande circulação de público diverso na cidade”, explica.

 

Este projeto é realizado com os recursos da Lei Complementar (LC), nº 195, de 8 de julho de 2022, que é conhecida popularmente como Lei Paulo Gustavo (LPG), em homenagem ao artista de mesmo nome, vítima de Covid-19. A sua morte gerou comoção nacional, com forte atuação da classe artística e da sociedade em defesa da categoria. A criação desta lei teve como principal motivação a crise econômica vivida pelo setor cultural como consequência do contexto de pandemia.

O bordado

 

Por meio do bordado é possível criar - com o uso de tecido, agulha, linha e das próprias mãos - diversas linguagens, desde figuras ornamentais até textos simbólicos. Diversas técnicas podem ser usadas através do bordado: pontos retos, pontos cruzados, pontos entrelaçados e pontos de nós. 

 

O encontro de  mulheres com o intuito de bordar, além de possibilitar a produção de arte em si, proporciona momentos de diálogos, trocas, risos, choros, falas diversas (em perspectivas distintas), afinal, é também na oralidade que as emoções, alegrias, desabafos, vivências, histórias e ideias se manifestam. 

Como se inscrever no projeto "Entrelinhas” 

 

Atenção! O projeto prioriza a inscrição de mulheres com mais de 16 anos que sejam  lésbicas, bixesuais, transexuais, travestis, com deficiência, em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência doméstica. 

 

Abertura das inscrições: 05 de Fevereiro

Encerramento das inscrições: 20 de Fevereiro (ou enquanto houver vaga)

Link para se inscrever: https://forms.gle/m45krMohvWMxBbxYA 

Telefone: (17) 9 8200-0090

Ficha técnica

 

Realização: Prefeitura de São José do Rio Preto através do fomento à Lei Paulo Gustavo 2023.

Proponente e produção executiva: Denise Cristiane

Auxiliar de produção e instrutora: Lila Santiago 

Artesã auxiliar: Celia de Souza

Curadoria: Cássia Franco

Fotografia: Talita Pereira dos Santos

Comunicação e assessoria de imprensa: Elis Bohrer

Designer Gráfico: Bianca Cristina Santos

Participação de Fabiana Suave: marcenaria




Texto: Elis Bohrer/Mais Post







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!