Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Apesar do protocolo aberto, sessões da Câmara só voltam dia 4
Foto por: Divulgação
Apesar do protocolo aberto, sessões da Câmara só voltam dia 4

Pacote de ’bondades’ e polêmicas inauguram protocolo da Câmara, com 113 iniciativas num único dia

Por: Maria Elena Covre, Lucas Israel e Fabrício Carareto
20/01/2020 às 20:15
Bastidores

Enxurrada de indicações e requerimentos, além de projetos de lei que vão dar o que falar, dá a senha do que esperar em ano eleitoral


Saudade
Somente no primeiro dia de funcionamento do protocolo da Câmara de Rio Preto, os vereadores registraram 113 documentos oficiais. A maior parte de indicações e requerimentos como tapa-buracos, poda de árvores e limpeza de terrenos e outros varejinhos do tipo.

Barulhento 1
No pacote, oito projetos de lei apresentados por três vereadores: Fábio Marcondes (PR), Marco Rillo (PT) e Renato Pupo (PSD). E a maioria dá a senha do que esperar dos nobres edis em 2020, que vão "jogar para a galera” ou apostar em grandes polêmicas para sair da vala comum. 

Barulhento 2
Dentre as propostas que prometem barulho estão um projeto de lei que proíbe a Prefeitura de Rio Preto de contratar candidatos a vereador como comissionados no mandato seguinte à eleição, de autoria de Rillo.

Fazendo média
Outro, de Fábio Marcondes, isenta os professores da rede pública de pagamento de área azul, um forte candidato a veto por renúncia de receita, se aprovado.

Vai vendo
Tem até projeto para dispensar o uso da expressão "Vossa Excelência” entre detentores de cargos públicos, também de Marcondes. Ele mesmo chegou a protocolar, mas retirou, outra proposta nesta linha, que altera a jornada de servidores públicos com filhos, pais ou cônjuges com deficiência.

Teto das universidades 1

A decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, de equiparar o teto salarial das universidades estaduais ao das federais foi considerada "justa” em comunicado divulgado nesta segunda-feira (20) pela direção do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) de Rio Preto, que faz parte da Unesp.

Teto das universidades 2

A liminar foi concedida por Toffoli no último sábado (18), em ação direta de inconstitucionalidade movida pelo PSD a pedido do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo (Cruesp). Com a decisão, o teto para docentes e pesquisadores da USP, da Unicamp e da Unesp (incluindo o Ibilce de Rio Preto), que antes tinha como referência o subsídio do governador de São Paulo (R$ 23 mil), passa a ser de R$ 39,3 mil.

É preciso atrair os bons

No comunicado, a Unesp disse que "a equiparação do teto salarial corrige o que poderia tornar-se, com o passar do tempo, um limitante para a atratividade da carreira do professor universitário nas três universidades estaduais paulistas, que respondem por um terço da produção científica brasileira”.

Fazendo cálculos

Em relação ao impacto da decisão, a instituição disse ainda que "está fazendo este cálculo, mas certamente é ajustável ao orçamento da universidade por se tratar de um número restrito de docentes”. A assessoria não soube informar quantos professores e funcionários hoje em Rio Preto recebem o teto.

O Chile aqui
O rio-pretense Otávio Calegari, cientista social e um dos líderes dos protestos que estão sacudindo o Chile, fará um debate em Rio Preto no próximo sábado, dia 25. "O Chile Despertou: Relato de um Brasileiro em Meio à Revolução Chilena” é o tema de sua fala. O evento será às 16h no Sinpro, rua Honduras, 227, Jardim Alto Rio Preto.

Incendiou as redes

A confirmação da atriz Regina Duarte na Secretaria da Cultura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), depois da polêmica que derrubou Roberto Alvim, o plagiador de Goebbels, voltou a incendiar as redes sociais.

E o projeto? 1

Para intelectuais e ativistas culturais de Rio Preto, o problema não é a eterna "namoradinha do Brasil”, mas, sim o que eles consideram uma falta de política para o setor.

E o projeto? 2

"Minha opinião é que antes de existir alguém para ocupar aquele lugar, deva existir um Plano Nacional de Cultura, um Programa. E não tem”, diz Jorge Vermelho, ator e diretor da Companhia Azul Celeste, que faz questão de separar sua opinião pessoal do cargo que ocupa no Secretaria de Cultura do Município. "Essa é minha fala como artista.”

Humilde... 

Para o escritor, jornalista e professor Romildo Sant’Anna, Regina Duarte é experiente como artista, humilde e goza de respeito junto a setores das artes cênicas.

...mas ficcionista

"Mas é uma ficcionista. Um Ministério da Cultura necessita de um gestor público com afinidades com as artes e cultura em geral, das mais singelas às mais eruditas e, sobretudo, prática administrativa num setor tão sensível e delicado. Sem esse perfil, corre o risco de ser mais um fiasco, entre tantos que se repetiram nos últimos decênios”, diz Romildo.

Deu a lógica

O historiador Fernando Marques diz ver com naturalidade o nome de Regina Duarte, já que ela se declarou bolsonarista desde antes da eleição. "Eu ficaria perplexo se ele convidasse a Fernanda Montenegro. Aí, sim, seria uma aberração”, diz ele.

Viúva Porcina

"É bom lembrar que esta atriz, que não figura no topo das maiores de nossa história, como a própria Fernanda, só fez papéis de ‘namoradinha do país’. A viúva Porcina era adúltera, maltratava seus funcionários, grossa e etc. Malu Mulher escapou, talvez porque o papel de ‘mal-amada’ era completamente ideal para ela. Nunca vi fazer cinema, engajamentos pela classe ou defender qualquer ideologia. É a Regina Duarte, apenas uma global como muitas. Será seu papel mais perfeito: defender o que ela acredita”, completa Fernando Marques.

Sem comentários

A direção do PSL de Rio Preto não quis comentar nesta segunda (20) o pedido de desfiliação do vereador Jean Dornelas. Representante da legenda afirmou que só haveria uma manifestação formal depois que a sigla receber a solicitação do parlamentar.

Pediu para sair

A decisão de Dornelas de, enfim, consolidar a saída, ocorre logo após o engenheiro e empresário Marco Casale ser oficializado no comando da legenda na cidade, o que ocorreu na sexta (17). A rivalidade entre os dois dentro da sigla é antiga. 

De olho no PSD

Em seu comunicado, o vereador disse que em breve pretende anunciar o novo partido pela qual passará a atuar. A coluna apurou que ele está em conversações avançadas com o PSD, do vice-prefeito de Rio Preto, Eleuses Paiva.

Partidão

Se as negociações com o PSD avançarem, Dornelas deverá ficar nas eleições deste ano sob o mesmo guarda-chuva dos colegas de Câmara Márcia Caldas (PPS) e Jorge Menezes (PTB). Ambos já fecharam compromisso com Eleuses de que assinam ficha no partido assim que a janela da infidelidade for aberta em março. 

Viúvo de Bolsonaro 1

Em vídeo no qual explica sua saída, e divulgado em primeira mão pelo SBT Interior, onde Dornelas tem um programa diário de direitos do consumidor, o vereador diz que a saída se deve ao fato de não sentir mais as mesmas ambições que sentia quando o presidente Jair Bolsonaro pertencia ao partido.

Viúvo de Bolsonaro 2

"Entrei acompanhando o presidente. Infelizmente, tornou-se insustentável minha permanência em um partido o qual não contarei com sua presença, tão pouco com a prática dos princípios políticos que ele prega”, afirmou.

Três destinos

Questionado pela coluna, Dornelas não confirmou se está mesmo de malas prontas para o PSD. Disse apenas que o partido é um dos seus possíveis destinos. Citou ainda o MDB e o Patriota.

Para acomodar 1

As três legendas são de apoio à candidatura do prefeito Edinho Araújo (MDB). É para onde estão sendo levados os políticos com potencial de voto órfãos de siglas, ou com partidos capenga. 

Para acomodar 2

O MDB era o primeiro caminho desenhado para Dornelas, mas uma rebelião interna de outros filiados colocou o assunto em banho-maria. Ulisses Ramalho, cacique do Patriota, também avisou ao prefeito que sua chapa está completa. Cabe a Eleuses, quando voltar de férias no dia 27, tourear sua trupe para acomodar mais um vereador dentro da legenda.

Desconforto

Provocou intenso bate-boca - e muito desconforto - dentro um dos grupos que reúnem bolsonaristas em Rio Preto a fala do presidente Jair Bolsonaro de que ele só vai sem envolver com as eleições municipais deste ano se seu partido, o Aliança Pelo Brasil, estiver na disputa.

Vai ser difícil

Situação considerada improvável pelos especialistas, dadas todas as etapas burocráticas a ser cumpridas, entre às quais a mais desafiadora: a coleta de 500 mil assinaturas de apoio em ao menos nome Estados.

É dando...

Mas tem quem deixou o PSL em demonstração de fidelidade ao clã Bolsonaro e se vê, agora, na necessidade de buscar um partido albergue para disputar as eleições. E considera injusto não ter em retribuição toda a apaixonada dedicação ao "mito” dispensada na disputa de 2018.

... que se recebe

"A gente não tem culpa se o Aliança não vai ficar pronto. Se não tem apoio agora, também não teremos obrigação em apoiar em 2022”, já dizem alguns dos apoiadores que se sentem abandonados.

Tá certo ele

Danila Azevedo, apoiadora do Aliança em Rio Preto, considera adequada a decisão do presidente Jair Bolsonaro. "É a posição mais correta, não vamos mais aceitar pessoas mal-intencionadas usar a imagem do presidente. Usarem ele apenas como ponte para alcançarem seus objetivos pessoais.”

Rodadinhos
A título de curiosidade: segundo o Portal da Transparência, os servidores públicos de Rio Preto totalizaram 1.902 viagens em 2019. Tudo, claro, devidamente reembolsado com dinheiro público. Há desde viagens para congresso sobre regimes de previdência em Belém (PA), até mesmo traslado para a Agrishow, megaevento do agronegócio em Ribeirão Preto.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!