Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Negacionistas antivacina se aproveitam da culpa das mães, diz Natalia Pasternak

Por: FOLHAPRESS - WALTER PORTO
09/08/2022 às 17:00
Famosos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Mercadores da dúvida e do negacionismo se valem do sentimento de culpa que recai sobre as mães nas sociedades patriarcais para alavan...


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Mercadores da dúvida e do negacionismo se valem do sentimento de culpa que recai sobre as mães nas sociedades patriarcais para alavancar pautas antivacina.

A afirmação foi feita por Natalia Pasternak, uma das principais divulgadoras científicas do país e presidente do Instituto Questão de Ciência, durante a primeira palestra do ciclo Fronteiras do Pensamento nesta segunda-feira, em São Paulo.

O argumento se baseia numa pesquisa recente que identificou os principais perfis que fazem panfletagem contra vacinação em redes sociais —e percebeu que muito desse conteúdo é dirigido a mulheres.

Os negacionistas, diz a bióloga, recorrem a emoções que turvam a boa análise de risco e exploram o fato de que costumam ser elas as responsáveis pela saúde de seus filhos. Vacinar é uma decisão ativa, afirma ela, e a inação é sempre uma escolha mais fácil porque exime a pessoa de responsabilidade, independentemente das evidências.

"Esses mercadores vendem uma falsa certeza de que a vacina traz perigos, que se você tiver uma vida saudável não precisa se preocupar. E, se der algo errado, é apenas a ordem natural das coisas. Assim você se exime da culpa."

A pesquisa citada por Pasternak encontrou 12 perfis de mídia social que geram 65% do conteúdo antivacina no Facebook e no Twitter. "Não se engane, desinformação mata, mas também dá lucro."

Certezas são reconfortantes, como o exemplo demonstra, e o debate de Pasternak com o professor Stuart Firestein, da Universidade Columbia, girou em torno de como a ciência é impregnada pela dúvida e pela ignorância —e não pode deixar de ser.

"O conhecimento serve só para produzir ignorância de mais qualidade, ou seja, sofisticar as perguntas que são feitas", disse Firestein, que tem livros e cursos seminais sobre o papel da incerteza no processo científico.

"Galileu estava errado sobre a maneira como a Terra gira em torno do Sol", apontou ele. "Kepler chegou mais perto da verdade. Mas Galileu estava menos errado que Ptolomeu, que defendia que o Sol girava em torno da Terra."

O professor ilustrou sua defesa fervorosa do fracasso com citações de intelectuais como Marie Curie, que afirmou celebremente que o cientista não consegue ver aquilo que está feito, apenas o que está por fazer.

A falha precisa ser entendida como algo essencial no progresso científico, não como algo que devemos lamentar, disse Firestein. E Pasternak apontou a importância de aproximar a sociedade dos cientistas para que aprendam com mais naturalidade sobre esse processo e consigam acessar seus resultados, o que os tornaria menos vulneráveis aos mercadores do negacionismo.

O ciclo Fronteiras do Pensamento continua com uma programação online e presencial —em São Paulo e Porto Alegre— até novembro, com nomes como Élisabeth Roudinesco, Luc Ferry, Steven Johnson e Marcelo Gleiser.



Publicado em Tue, 09 Aug 2022 16:57:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!