Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Em 2018, campanha realizou 109 acordos
Foto por: Divulgação
Em 2018, campanha realizou 109 acordos

Tá com o nome sujo? Acirp começa nesta quinta mutirão para negociar dívidas

Por: Da Redação
20/11/2019 às 19:57
Cidades

Com 50,8 mil consumidores inadimplentes, a Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), em parceria com a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), promove, a partir desta quinta-feira (21), a 8ª edição da campanha "Acertando suas Contas”.


A ação é reconhecida por associar, gratuitamente, oportunidades de renegociações de dívidas entre consumidores e empresas credoras, além de incentivar a educação financeira.

Segundo dados levantados pela Acirp, dos 50,8 mil devedores existentes na cidade, 37,2 mil deles possuem apenas uma dívida, sendo 10,4 mil pessoas com duas até cinco dívidas. Deste número, a maior quantidade de inadimplentes é formada por pessoas da faixa etária dos 40 anos, totalizando 14,9 mil devedores (29,35%).

"São pessoas que já estão estabilizadas financeiramente, provedores de suas famílias, que mais sofreram com a crise financeira. Esses consumidores sofreram com a redução salarial e aumento nas despesas escolares e com a saúde dos filhos, então, acabaram se tornando inadimplentes”, analisa Paulo Sader, presidente da Associação.

Pessoas na faixa dos 50 anos totalizam 10,3 mil devedores, atrás deles estão os adultos de 30 anos, somando 7 mil. Atualmente existem apenas 10 devedores abaixo dos 18 anos, na faixa etária dos 17.

Ainda de acordo com a Acirp, a dívida total no município soma R$77.278.406,07. No ano passado a campanha atendeu 3,1 mil pessoas, com 109 acordos realizados que totalizaram R$19,3 mil.

Como funciona

As negociações são feitas caso a caso e, em geral, o consumidor obtém descontos nos juros e nas multas, além de prazos, o que é muito vantajoso para quem realmente deseja encontrar o melhor acordo. Além deste atendimento diferenciado, os consumidores recebem dicas práticas de orientação financeira, para contribuir com o planejamento orçamentário, evitando problemas no futuro.

A ação segue com as condições especiais de pagamento por meio da ferramenta "Amigo do Crédito” até o próximo dia 23 (sábado). Dessa forma, as empresas parceiras dão à Acirp o direito de negociar a dívida do consumidor, sem necessidade dele se dirigir até o estabelecimento credor, com descontos, podendo chegar até taxa nula de juros. São dezenas de empresas participantes, sendo a maioria delas ligadas ao setor do comércio e serviços. Poderão ser feitos acordo junto a escolas, planos de saúde, lojas do varejo, entre outros. Após a dívida negociada, o consumidor recebe os boletos e em até 72 horas após o pagamento da primeira parcela, ele tem o nome retirado da base de dados.

Para negociar

Os interessados deverão comparecer no Centro de Atendimento da Acirp portando um dos seguintes documentos pessoais: RG, CPF ou CNH. No local, os consumidores receberão a consulta gratuita do CPF para identificação do valor da dívida e do nome do credor.

O "Acertando suas Contas” funcionará no Centro de Atendimento da Acirp (Rua Silva Jardim, 3.115 – Centro), na quinta e sexta, das 8h às 18h, e no sábado, das 8h às 12h. Tanto o atendimento, quanto a negociação são gratuitos.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!