Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



A distribuição dos cobertores é feita pelas equipes de Abordagem Social, sendo disponibilizados também no Centro POP, Albergue Noturno e Casa do Cireneu.
Foto por: Secom/RP
A distribuição dos cobertores é feita pelas equipes de Abordagem Social, sendo disponibilizados também no Centro POP, Albergue Noturno e Casa do Cireneu.

Entidades se unem para amparar pessoas em situação de rua, durante frentes frias

Por: Redação
14/05/2022 às 10:38
Cidades

A intenção é oferecer acolhimento provisório com distribuição de cobertores durante as abordagens


Com previsão de novas frentes frias para a próxima semana em Rio Preto, a Secretaria de Assistência Social (Semas), por meio do Centro POP – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, em parceria com o Albergue Noturno, Casa do Cireneu Irmã Tereza na Providência de Deus e Comunidade Só Por Hoje, intensificou o trabalho de sensibilização das equipes de abordagem social para encaminhamento das pessoas em situação de rua aos acolhimentos ampliados provisoriamente.


No começo deste mês, a Semas ampliou as ações integradas para pessoas em situação de rua devido às frentes frias e período de inverno, com a oferta de cobertores e de novas vagas para acolhimento. Atualmente, o município conta com 167 vagas para acolhimento, sendo 100 pela Casa do Cireneu e 67 pelo Albergue Noturno.


Desde a ampliação do acolhimento, os espaços ainda não atingiram a capacidade máxima. O Albergue Noturno recebeu uma média de 33 pessoas para pernoite, ou seja, 49% do total da sua capacidade. A Casa do Cireneu chegou a ocupar 81 das suas vagas, representando 81% da capacidade do espaço.

"Nosso maior desafio realmente é sensibilizá-los para a saída das ruas, e existe uma preocupação muito grande principalmente com os idosos que são mais vulneráveis. Por isso, precisamos realizar a abordagem com muito cuidado e sensibilidade no diálogo, especialmente durante essas frentes frias”, comentou a secretária de Assistência Social Helena Marangoni.


A distribuição dos cobertores é feita pelas equipes de Abordagem Social, sendo disponibilizados também no Centro POP, Albergue Noturno e Casa do Cireneu. A previsão é que sejam entregues aproximadamente 300 cobertores até o início do inverno. Além disso, o Fundo Social de Solidariedade apoia a ação com a distribuição de roupas de inverno arrecadadas pela Campanha do Agasalho.


No Centro POP, o horário de funcionamento foi estendido para as 20h, fornecendo banho em período noturno e realizando o atendimento para o encaminhamento à Casa do Cireneu – que acontece por meio de uma van disponibilizada aos usuários do Serviço que aceitarem o acolhimento. As refeições de café da manhã, almoço e jantar são realizadas através da distribuição de tíquetes para o Restaurante Bom Prato.

Para acolhimento no Albergue Noturno, o público interessado deve se dirigir à Rua Independência, 2611 – Centro, onde são disponibilizados jantar e café da manhã em casos de pernoites. 


Previsão do tempo


Segundo os meteorologistas, é bom tirar os agasalhos dos armários, vem aí a primeira frente fria do ano,  a previsão do tempo para a região de São José do Rio Preto,  a partir desta terça-feira(17) até sexta-feira(20) é de muito frio para os padrões rio-pretenses, estão previstas mínimas de 6° e máximas de 17°, sem chuvas. O aumento da temperatura é gradativo e começa a partir de sábado(21).

 

 

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!