Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Revendedores de veículos articulam manifestações contra reajuste do ICMS em SP

Por: FOLHAPRESS - FILIPE OLIVEIRA
18/01/2021 às 19:30
Brasil e Mundo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Revendedores de veículos de São Paulo planejam manifestações em várias cidades do estado nesta quinta (21) contra o reajuste de IC...


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Revendedores de veículos de São Paulo planejam manifestações em várias cidades do estado nesta quinta (21) contra o reajuste de ICMS do governador João Doria para o setor.
Associações em Campinas, Jundiaí, São José do Rio Preto, na capital paulista e em outros locais programam carreatas que acontecerão no mesmo horário. As entidades farão reunião online nesta segunda (18) para discutir mais detalhes.
As lojas também ficarão fechadas no dia e subirão faixas em protesto, segundo Luiz Carlos Mendonça, presidente da Arvec, entidade que representa o setor em Campinas.
“Ficou totalmente inviável trabalharmos. Eu, que tenho loja há 45 anos, e muitos outros estamos pensando em parar com o ramo”, diz Mendonça.
O empresário Marcelo Cruz, que articula o protesto na capital paulista, onde ele tem loja, estima que mais de 500 carros devem participar na cidade. O grupo deve partir do estádio do Pacaembu pela manhã. “Toda a cadeia automobilística vai ser afetada: mecânicos, despachantes, auto elétricas e outros”, afirma.
Na semana passada, o governo de São Paulo não aceitou os argumentos dos revendedores de veículos e manteve o aumento no valor do ICMS, conforme proposto no pacote de ajuste fiscal de Doria que entrou em vigor na sexta (15).
A alíquota que incide sobre as negociações de carros, motos e caminhões usados passou de 1,8% para 5,53% e depois cairá para 3,9% em abril.
Procurado, o governo paulista diz, em nota, que os veículos novos e usados "por quase três décadas se beneficiaram com renúncias fiscais de até 98%, em relação à alíquota de 18% praticada no estado".
Também afirma que o objetivo do ajuste fiscal é proporcionar recursos para fazer frente às perdas causadas pela pandemia. E diz que está em diálogo com as entidades de revendedores na busca de outras receitas tributárias para compensar "eventual diminuição do percentual de redução do benefício fiscal concedido".

Publicado em Mon, 18 Jan 2021 19:07:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!