Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Professora de Sociologia da Rede pública de Ensino
Foto por: Arquivo Pessoal
Professora de Sociologia da Rede pública de Ensino

O que me move e me faz feliz

Por: Luana Silva de Souza Flor
07/03/2022 às 22:30
Artigos

O relato que gostaria de compartilhar hoje não é extraordinário, nem fantástico, é um relato simples, sobre um dos muitos aspectos da minha vida, algo contribuiu e contribui a cada dia para a construção da minha identidade.


Vou falar do meu lugar de Professora um lugar em que me vejo me entendo e que me ajuda a significar e reafirmar minha posição de mulher negra feminista frente a mim mesma e ao mundo. Sou Luana Silva de Souza Flor, professora de sociologia do ensino médio da rede de ensino público do Estado de São Paulo, tenho 38 anos, um relacionamento de doze anos e uma Filha-Flor, a Iana. Decidi compartilhar esse aspecto da minha vida porque há alguns dias tive a grata notícia de que duas estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola em que leciono tiveram êxito (conseguiram chegar lá!). Uma das estudantes foi aprovada na Universidade Estadual Paulista, e outra teve uma nota acima da média na redação do ENEM e por isso poderá ingressar em um curso que deseja em uma Universidade Federal. Para quem não é professor de Escola Pública pode parecer pouco em um universo de mais de 50 jovens que se formaram, mas para aqueles que são ou que se interessam pela situação do ensino básico na rede pública entendem o tamanho do feito, o tamanho da vitória que isso representa, primeiramente para as estudantes, mas também para todos nós envolvidos.

Não acredito que professores sejam "iluminados ou a quintessência” de todas as profissões. Acredito que assim como em todas as profissões existem aqueles que são bons, aqueles que são ruins ou péssimos, mas existem os excelentes. Penso que em um país em que a Educação não é valorizada professores bons se tornam ruins, desestimulados desinteressados, não pela falta de capacidade, mas pela falta de estrutura, de formação de qualidade, de reconhecimento e todas as "faltas” que sempre apontamos e, que bons professores muitas vezes se martirizem em prol da causa fato esse que faz com que nós professores sejamos vistos como "heróis, excepcionais” quando na verdade somos apenas humanos. O que posso dizer com toda a certeza é que ser professora é estar em um lugar privilegiado.

A Escola é um microcosmo uma instituição que reflete e reverbera todas as estruturas e ideias vigentes por isso temos a chance de todos os dias agir, e tentar produzir um mundo melhor.  Dar aula é uma das melhores coisas que existe mesmo em meio a tanta burocracia que muitas vezes a gente percebe inútil, mesmo com todo o cansaço entrar em sala de aula, ter contato com os estudantes ainda é uma das melhores coisas que experimentei na vida.  A sala de aula é um universo de possibilidades, cada estudante é um mundo próprio, cada um com suas expectativas seus medos, suas aspirações, sonhos e suas dificuldades. É um espaço de ensino e aprendizagem onde todos podem aprender, todos podem ensinar. Quando comecei não acreditava nisso ou não tinha noção que seria possível aprender enquanto ensinava.

Hoje após alguns anos lecionando sei que não ensino nada a ninguém o máximo que posso fazer e que me esforço por fazer é criar as situações, as condições mínimas para que cada estudante possa por suas próprias experiências e capacidades construir seus próprios conhecimentos. Por isso me alegro, me emociono, quando eles chegam lá. Mas também sofro, me preocupo quando vejo que os estudantes no terceiro ano do ensino médio não possuem nenhuma perspectiva de futuro. É por tudo isso e muito mais que, ser professora, trabalhar na escola pública com todas as dificuldades e possibilidades me ajudam a ser a mulher que eu sou!

Luana Silva de Souza Flor - Professora de Sociologia da Rede pública de Ensino

Instagram: @luanasilvadesouza5







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!