Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



A instituição é uma das primeiras do Brasil a concretizar a iniciativa.
Foto por: Divulgação
A instituição é uma das primeiras do Brasil a concretizar a iniciativa.

Famerp implementa curso de dor na grade de Medicina

Por: Redação
10/02/2022 às 09:48
Saúde

Iniciativa inédita tem como objetivo auxiliar os estudantes a entender as diferenças no tipo de tratamento de cada patologia


Por iniciativa da Diretoria Executiva e da Diretoria de Ensino, a Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) vai implementar o primeiro curso de dor na grade curricular dos alunos da turma de Medicina. A instituição é uma das primeiras do Brasil a concretizar a iniciativa. O objetivo é que os estudantes entendam desde o início da formação profissional o tratamento e conheçam os diferentes tipos de dores.
 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), ao menos 37% da população brasileira, cerca de 60 milhões de pessoas, relatam sentir dor de forma crônica.
 

Segundo o coordenador médico da Liga de Dor (LIDOR) da Famerp, Dr. José Eduardo Nogueira Forni, 90% das consultas médicas em consultório envolvem queixa de dor.
 

"Este curso na graduação vai proporcionar ao aluno um aprendizado baseado em conceitos estabelecidos por entidades internacionais e nacionais especializadas de forma sistematizada e atualizada no tema”, conta.
 

A diferenciação da dor aguda da dor crônica é extremamente importante para a compreensão das doenças e no auxílio no diagnóstico e do tratamento. As principais diferenças entre dor crônica e aguda estão no tempo de duração e em sua origem.
 

"Os alunos aprenderão o que é dor, quais as modalidades de dor existentes, a fisiopatologia da dor, o exame clínico em pacientes com dor e acompanharão o ambulatório de dor do Grupo de Dor do Hospital de Base localizado no Instituto de Câncer”, conclui o Dr. Forni.

 

Sobre a Famerp

A Famerp é uma das mais bem conceituadas Faculdades de Medicina e Enfermagem do país, se destaca por possuir o segundo maior hospital-escola do Brasil, o Hospital de Base de São José do Rio Preto.

O curso de medicina da Famerp é um dos mais concorridos do Brasil. No vestibular Famerp 2021 para Medicina, por exemplo, foram 14.571 inscrições para 80 vagas, uma relação  de 182 candidatos  por vaga.

O curso tem duração de 6 anos.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!