Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Henrique Fogaça é um dos padrinhos da campanha Novembro Azul da Sociedade Brasileira de Urologia
Foto por: Reprodução
Henrique Fogaça é um dos padrinhos da campanha Novembro Azul da Sociedade Brasileira de Urologia

Com média de 26 casos novos por mês só no HB, câncer de próstata é o 2º que mais mata

Por: Karol Granchi
04/11/2019 às 13:37
Saúde

Somente no primeiro semestre do ano, o Hospital de Base de Rio Preto registrou 160 atendimentos de pacientes novos com câncer de próstata. O que dá uma média de 26 pacientes por mês.


O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil até o final de 2019. A doença, considerada a segunda que mais mata os homens no país, tem registrado aumento de casos confirmados nos últimos anos. 

Segundo um levantamento do Instituto, em 2018 foram registrados 68,2 mil casos novos da doença no Brasil. Em 2017, 15, 3 mil homens morreram com câncer de próstata no país. Anualmente, desde 2003, a campanha mundial Novembro Azul conscientiza sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de câncer de próstata.

Neste ano, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lançou a edição da campanha de 2019 com o tema "Seja herói da sua saúde”, com o chefe de cozinha Henrique Fogaça e o ex-jogador de futebol Zico como padrinhos. Durante todo o mês, diversas ações serão realizadas em vários estados do país.

A iniciativa começou em 2003, na Austrália, com três homens tomando cervejas em um pub – eram Adam Garone, o irmão dele e um amigo. O passatempo terminou com um desafio: todos iriam passar os 30 dias de novembro com bigode. Cerca de 30 homens entraram na brincadeira e elegeram o pior e o melhor bigode. No ano seguinte, o grupo se inspirou no Outubro Rosa das mulheres e quis ressaltar os cuidados da saúde do homem, criando assim, o Novembro Azul. A campanha chegou no Brasil em 2011.

O câncer de próstata é um tumor que afeta a próstata – glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que a liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Embora seja uma doença comum, muitos homens evitam fazer o exame e conversar sobre o assunto.

O risco de ter a doença aumenta com o avanço da idade. No Brasil, a cada 10 homens com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. Outro fator de risco é o histórico de câncer na família –homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram a doença. Sobrepeso e obesidade também influenciam no diagnóstico positivo.

Rio Preto

O número total de casos confirmados de câncer de próstata no HB em 2019 ainda não foi contabilizado.

Segundo a unidade, em 2018 foram atendidos 1.789 pacientes com a doença. Desses, 351 eram novos e 1.438 de continuidade. Ao todo foram gerados 9 mil atendimentos relacionados ao câncer de próstata. Já em 2017, foram atendidos 1.760 diferentes pacientes com a doença. Desses, 391 eram novos e 1.369 de continuidade. No total foram gerados 8.589 atendimentos relacionados ao câncer de próstata.

Sintomas

Dificuldade de urinar;

Demora em começar e terminar de urinar;

Sangue na urina;

Diminuição do jato de urina;

Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Tratamento

O tratamento do câncer de próstata pode ser feito por meio de várias modalidades e técnicas. A principal delas é a cirurgia, que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal. Se localizado somente na próstata, o tratamento deve ser feito com cirurgia oncológica, radioterapia e até mesmo observação vigilante em casos especiais.

No caso de metástase (se o câncer tiver se espalhado para outros órgãos) a radioterapia é utilizada junto com o tratamento hormonal, além de paliativos.

A escolha do melhor tratamento é feita por um médico especializado. Todas as modalidades são oferecidas, de forma integral e gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para saber mais, veja abaixo o vídeo da campanha: 









Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!