Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Formada em matemática pela UNESP. Professora de matemática e especialista em Educação Financeira.
Foto por: Arquivo Pessoal/BrunaBarufi
Formada em matemática pela UNESP. Professora de matemática e especialista em Educação Financeira.

A chave para ter uma vida financeira melhor em 2022

Por: Bruna Barufi
29/12/2021 às 13:42
Artigos

Eu não sei como foi seu 2021 mas, tenho certeza que você precisou lidar com algum colapso financeiro durante o ano


A verdade é que, em relação às finanças, o ano de 2021 foi muito desafiador e apenas  pessoas muito preparadas não sentiram o impacto que o ano trouxe consigo.

O último trimestre de 2021 foi marcado por uma inflação de dois dígitos que atingiu um dos maiores picos das ultimas décadas, coisa que não se via desde 2003.  Essa alta acarretou o aumento do preço de produtos e serviços, mudou a regra dos auxílios do governo, o desemprego atingiu 13,5 milhões de brasileiros… Enfim, o ano não foi um dos mais favoráveis!

Não vou dizer que 2022 tem tudo para ser um ano livre de uma economia fragilizada, mas você tem a chance de olhar à frente e fazer diferente. Talvez os acontecimentos de 2022 sejam  parecidos com os de  2021, mas você certamente não será a mesma pessoa.

Agora, você não precisa esperar de braços cruzados porque boa parte da mudança está em suas mãos. Se você deseja ter uma vida financeira diferente em 2022, se liga nessas dicas.

Seja a mudança que você precisa

Parece clichê dizer isso mas, seja a mudança que você quer e precisa no seu 2022. Se você quer ter uma vida financeira mais equilibrada, pare de evitar. Muitas vezes, nós temos uma  mania infeliz de lidar com os problemas ignorando que eles existem, jogando para debaixo do tapete, afinal é o caminho mais confortável. Mas o fato de deixar os problemas de lado, não faz com que eles desapareçam, mas faz com que se  tornem ainda maiores.  Retome o controle da sua vida e encare as dificuldades de frente traçando caminhos para chegar a solução. Tenha clareza da sua situação e entenda os motivos que o levaram até ali, para assim, descobrir a solução.

Se seu problema for dívida

Saiba que você não está sozinho. O Brasil registrou 62,21 milhões de inadimplentes em setembro de 2021. Mas há uma luz no fim do túnel! Não importa quão crítica seja sua situação, é possível transformar sua realidade em algo positivo. É hora de encarar o problema: você sabe exatamente o valor da sua dívida? É fundamental que você tenha clareza das suas pendências financeiras, relacione no papel para estabelecer uma ordem de prioridade no pagamento delas.

Negociação.

Lembre-se que existem serviços de negociação online de dívidas que costumam oferecer condições atrativas de negociações. É fundamental que você busque opções que façam sentido no seu orçamento para não virar um problema ainda maior no futuro.

Busque por uma renda extra.

Além disso, se seu salário não dá conta de tudo (e tudo bem se não der!) busque por uma renda extra. A tecnologia veio para facilitar essa parte também, hoje as possibilidades de ganhar dinheiro com a internet são inúmeras: responder pesquisas, ministrar aulas, vender itens que não utiliza mais, assistir vídeos em aplicativos… Tudo pode ser uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra.

Reveja seus gastos

E por fim, mas não menos importante, reveja seus gastos. Anote tudo e analise criticamente o que pode ser cortado. Há uma grande chance de você gastar muito mais do que pode, e isso poderia ser diferente se você parasse para analisar. Ajuste sua vida às suas finanças e ao seu real padrão de vida, até porque de nada adianta ter muitas coisas para ostentar se seu futuro será cheio de dívidas e incertezas e falta de saúde.

 

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!