Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Vendas do comércio recuam 0,1% em outubro e pioram cenário para economia

Por: FOLHAPRESS - LEONARDO VIECELI
08/12/2021 às 12:00
Brasil e Mundo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em um cenário de pressão inflacionária, juros mais altos e renda fragilizada, o volume de vendas do comércio varejista do país rec...


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em um cenário de pressão inflacionária, juros mais altos e renda fragilizada, o volume de vendas do comércio varejista do país recuou 0,1% em outubro, na comparação com setembro, informou nesta quarta-feira (8) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

É o terceiro mês com variação negativa no varejo, embora o instituto considere a taxa como relativa estabilidade por estar próxima de zero.

O desempenho ficou abaixo das expectativas do mercado. Analistas consultados pela agência Bloomberg esperavam elevação de 0,7% nas vendas.

Frente a outubro de 2020, o varejo teve baixa de 7,1%, indicou o IBGE. Nesse recorte, a projeção de analistas era de uma retração menor, de 6,1%.

Com o desempenho de outubro, o comércio ficou 0,1% abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020.

O setor ainda registrou avanço de 2,6% no acumulado deste ano. Em período maior, de 12 meses, também houve crescimento de 2,6%. As duas taxas já foram maiores ao longo do ano.

Segundo Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE, a perda de fôlego reflete especialmente os efeitos da escalada da inflação, de maiores restrições ao crédito e da renda do trabalho em declínio.

"São os principais fatores", disse.

A inflação ganhou força no país com a pressão de itens como combustíveis e energia elétrica. No acumulado de 12 meses até outubro, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrou alta de 10,67%. A marca de dois dígitos é a maior desde janeiro de 2016 (10,71%).

Para tentar conter a inflação, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) deve aumentar novamente a taxa básica de juros, a Selic, nesta quarta-feira. Os juros mais altos desafiam o consumo.

Em nota, André Perfeito, economista-chefe da Necton Investimentos, relatou que o resultado de outubro do comércio veio abaixo das expectativas do mercado, com a variação negativa de 0,1%.

Segundo o analista, o desempenho sinaliza que o quarto trimestre começou "mal", o que reforça a perspectiva de desaceleração.

Antes de apresentar o resultado do comércio, o IBGE divulgou, na semana passada, os dados da produção industrial, que caiu 0,6% em outubro. Foi a quinta contração em sequência nas fábricas.

​O volume do setor de serviços, por sua vez, será conhecido na próxima semana.



Publicado em Wed, 08 Dec 2021 11:41:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!