Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Fique Sabendo, porque saber é importante

Por: Redação
01/12/2021 às 14:13
Saúde

Campanha Fique Sabendo tem o objetivo de ampliar número de pessoas com conhecimento sobre seu status sorológico e o diagnóstico precoce do HIV/Aids e da sífilis


Dia 1º de dezembro é Dia Mundial de Combate à Aids e a  Secretaria Municipal de Saúde, promove de 1º a 7 de dezembro a 14ª edição da Campanha Fique Sabendo, em parceria com o Programa Estadual de IST/AIDS-SP. O objetivo é ampliar o número de pessoas com conhecimento do seu status sorológico e em caso de diagnóstico positivo, iniciar o tratamento, que é parte essencial do enfrentamento da epidemia de Aids e sífilis no  Estado de São Paulo.  


"O acesso ao diagnóstico precoce do HIV/Aids e da sífilis avançou no Estado, mas ainda há muitas pessoas que são portadoras desses agravos e desconhecem sua situação sorológica, pois na maioria das situações não demonstram sintomas", afirma a gerente dos serviços ambulatoriais especializados do município Camila Ishizava.


A campanha será realizada em todas as unidades básicas de saúde, com intensificação das testagens de HIV e sífilis, por meio do programa chamado Fique Sabendo. Também haverá ações em empresas, Instituições de ensino, comunidades terapêuticas e em espaços públicos. "A ideia é mobilizar a população durante a semana sobre a importância da testagem", reforça.


No próximo sábado, 4 de dezembro, as ações serão realizadas na Praça Dom José Marcondes, das 9h às 13h. As atividades incluem testagem de HIV, sífilis e hepatites B e C; estande com orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e prevenção combinada; estande "Caixa das Sensações" e oferta com orientações sobre o autoteste HIV.


Ainda durante a semana, o Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher (Caesm) realizará a testagem sorológica durante a rotina de consultas. No Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis, a população poderá realizar o teste rápido  ou o convencional para HIV, sífilis e hepatites B e C, das 7h às 16h. Ainda nas unidades de saúde, estão programadas orientações na sala de espera, bem como distribuição de insumos de prevenção e material educativo.

 


Serviço
Campanha Fique Sabendo
Dia de mobilização: 
sábado, 4 de dezembro
Local: Praça Dom José Marcondes (Centro)
Horário: das 9h às 13h

 

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!