Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



O desemprego na faixa de 18 a 24 anos está em 29,5% no segundo trimestre deste ano
Foto por: Ilustração - Pixabay
O desemprego na faixa de 18 a 24 anos está em 29,5% no segundo trimestre deste ano

Em tempos de desemprego alto, primeiro emprego continua difícil para faixa de 18 a 24 anos, o que fazer

Por: Redação
24/11/2021 às 11:42
Emprego

Na crise, faltam ofertas de emprego e sobram pessoas que precisam ajudar na renda da família, ou prover o próprio sustento.


O desemprego no Brasil está com taxas elevadas, principalmente entre jovens de 18 a 24 anos. Dados do IBGE mostram que, no segundo trimestre deste ano, o desemprego nessa faixa etária era de 29,5%  enquanto a média nacional no período era de 14,1%.


Na crise, faltam ofertas de emprego e sobram pessoas que precisam ajudar na renda da família, ou prover o próprio sustento. Mas o que fazer se o mercado de trabalho tem tantas exigências, inclusive experiência e qualificação?

 

Para aumentar as chances de se inserir no mercado de trabalho, um bom caminho é procurar cursos de qualificação profissional mais curtos, como os técnicos ou ainda as faculdades com formação superior em até 3 anos. Normalmente estas instituições oferecem cursos com demanda regional reprimida, ou seja, conforme o  perfil comercial/industrial/agropecuário da região,  de modo que,  ajuda empresas, que precisam de mão de obra qualificada e buscam talentos para investir, e também ao aluno, a se encaixar e de fato começar a vida profissional. Estas faculdades funcionam como pontes entre o aluno e o mercado e facilitam a introdução no mercado de trabalho por meio de estágios ou vivências profissionais em programas  sociais,  por exemplo.

 

A Fatec, Faculdades de Tecnologia, Fatec’s,  são instituições públicas de ensino superior do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e oferecem cursos superiores de tecnologia em diversas áreas do conhecimento. Com docentes  engajados,  cursos modernos e de acordo com a necessidade da região de São José do Rio Preto, está com inscrições abertas, sem mensalidades e sem vestibular, uma excelente oportunidade de se qualificar e se engajar.  Para se candidatar a uma vaga de um dos cursos oferecidos, o aluno precisa apenas submeter a análise do seu histórico escolar e ao pagamento de uma taxa de inscrição  no valor de de $39,00.  

 

 Os principais cursos oferecidos em 2021 para início em 2022  são o  Agronegócio (Manhã / Noite), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tarde),  Informática para Negócios (Manhã / Noite) e  Gestão Empresarial (EaD).  Para se inscrever entre nos site: https://www.vestibularfatec.com.br


Para quem já está cursando uma faculdade e está a procura uma colocação profissional, uma excelente opção é o  CIEE que é  um Centro de Integração Empresa-Escola  e uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos que por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho.

O Ciee conta hoje com  milhares de vagas disponíveis, o programa de estágio exige que o interessado tenha idade igual ou superior a 16 anos e esteja cursando o Ensino Médio, Técnico ou Superior.  O programa Jovem Aprendiz CIEE é voltado a jovens com idade entre 14 e 24 anos incompletos para ter mais informações  é só entrar no site : https://portal.ciee.org.br/

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!