Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Vacinação em Rio Preto
Foto por: Divulgação
Vacinação em Rio Preto

Apagão da Astrazeneca força improvisos na vacinação. Veja o calendário da quinta

Por: Da Redação
20/10/2021 às 18:15
Saúde

Rio Preto recebeu 650 doses da vacina Pfizer que serão utilizadas para completar o esquema vacinal daqueles que receberam a primeira dose de AstraZeneca


Sem estoque suficiente para vacinar cerca de 7 mil adultos que ainda aguardam da primeira dose de Astrazeneca, Rio Preto agora não tem esse imunizante nem para quem aguarda a segunda dose da mesma vacina. Por isso, nesta quinta-feira a Prefeitura vai usar a Pfizer para atender os agendados da segunda dose, e mesmo assim com um estoque de apenas 650 doses.

Segundo a Prefeitura, o estoque do imunizante AstraZeneca utilizado para aplicação de segunda dose terminou na terça-feira, 19. "O município recebeu 650 doses da vacina Pfizer que serão utilizadas para completar o esquema vacinal daqueles que receberam a primeira dose de AstraZeneca", informa a Secretaria de Saúde.

Essas doses estarão disponíveis para agendados do dia 21/10 e faltosos na UBS Jaguaré, no CSE Estoril e no Shopping Cidade Norte. "Não há previsão para a chegada de nova remessa do imunizante AstraZeneca", afirma a Prefeitura.

Todas as doses recebidas para a continuidade da vacinação de primeira dose em adultos foram utilizadas. O município afirma que aguarda a chegada de nova remessa para retomar a vacinação dos adultos que não conseguiram se vacinar. O DL News questionou o Estado sobre a situação da Astrazeneca e da Pfizer. (Veja mais abaixo).

Já a vacina Pfizer para aplicação de segunda dose de todos que receberam a primeira dose da própria Pfizer está disponível no Shopping Cidade Norte e demais unidades de saúde e equipamentos públicos.

A Prefeitura afirma que na terça-feira, 19, Rio Preto começou a aplicar a segunda dose de Pfizer conforme novo intervalo estabelecido pelo Governo Estadual de São Paulo – 3 semanas ou 21 dias para adultos (18 anos ou mais); 8 semanas ou 56 dias para adolescentes (12 a 17 anos). Mas esse intervalo só conta para quem tomou a primeira dose da própria Pfizer, não para quem iniciou com a Astrazeneca.

A vacina Coronavac para aplicação de segunda dose está disponível no Shopping Cidade Norte e demais unidades de saúde e equipamentos públicos. O intervalo entre doses é de 28 dias.

Estado responde

Sobre a Astrazeneca, a assessoria de comunicação do Estado repetiu, como fez em ocasiões anteriores, que a responsabilidade pelo controle de estoque e aplicação das doses é do município:

"A cidade de São José do Rio Preto tem recebido doses de vacinas contra Covid-19. Nesta semana, 12 mil doses de Pfizer estão destinadas ao município, que também recebeu 8,4 mil doses de Astrazeneca neste mês. 

Cabe lembrar que, em virtude da indisponibilidade deste imunizante em semanas anteriores, a intercambialidade com a vacina da Pfizer foi chancelada pelo Comitê Científico do Estado, que embasaram a decisão em estudos da OMS e orientações do próprio Ministério da Saúde. A orientação também foi aprovada em deliberação com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems). 

O Plano Estadual de Imunização (PEI) envia doses suficientes em quantidade idêntica para aplicação de primeira e segunda dose nos públicos-alvos e em tempo oportuno para a vacinação, de acordo com o cronograma de vacinação estabelecido. 

Os municípios são responsáveis por organizar a demanda local e programar eventuais calendários próprios considerando o cronograma estadual, que baliza a distribuição e logística das doses para todas as 645 cidades de SP. 

A Secretaria atua com agilidade na logística e distribuição aos municípios conforme recebe novas remessas de vacinas do Governo Federal, que tem atrasado as entregas ao Estado de SP e a todo o país. O recebimento de novas remessas é crucial para a continuidade da campanha de vacinação contra a COVID-19."

(atualizado às 19h33)







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!