Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Sônia Paz
Foto por: Divulgação
Sônia Paz

Governo Edinho recua e retira indicação de homens para compor Conselhos das Mulheres

Por: Maria Elena Covre e Milton Rodrigues
18/10/2021 às 19:25
Bastidores

Os servidores indicados foram substituídos por servidoras por meio de ofício enviado ao Conselho nesta segunda-feira (18)


Recuou 
O governo municipal recuou da indicação de três homens para integrar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Rio Preto após intensa reação de representantes de coletivos feministas e entidades da sociedade civil. 

Comemorou 1
A decisão de trocar os nomes, tornada pública nesta segunda-feira (19), foi comemorada pelos grupos de mulheres que vinham escrevendo artigos em redes sociais e se reunindo para traçar estratégias de pressão junto ao prefeito Edinho Araújo (MDB). 

Comemorou 2
"Colocamos os homens para correr”, brincou Sônia Paz, presidente da formação do Conselho anterior, que passou na última sexta (15) o bastão para as novas conselheiras, referentes ao biênio 2022/2023. No ato de posse, a frente colunista leu uma carta em protesto à indicação dos homens e encaminhou a mesma à secretária dos Direitos da Mulher, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia, Maria Cristina de Godoy Augusto.  

Carta 
"Se o Conselho Municipal do Direito da Mulher nasce com objetivo, entre outros, de garantir a participação das mulheres no espaço público e político- como apontado no próprio site da prefeitura- não podemos nos calar diante da profunda contradição e afronta que a indicação desses homens representam, a despeito de qualquer qualidade individual que possam ter, o Conselho é para e das mulheres, devendo assim permanecer. Portanto, a Frente Feminista de São José do Rio Preto, vem exigir a retirada dessas indicações e a imediata substituição desses homens por mulheres, para que juntas possamos continuar a construir um conselho participativo,
democrático, popular", diz trecho do documento. 

A troca 
Dois dos homens indicados foram justamente da pasta da Mulher. Igor Gonçalves e Demécio Rodrigues foram substituídos por, respectivamente, Márcia Sobrinho Tonelli e Maria Aparecida Freitas Jesus. O terceiro homem foi indicado pela Secretaria da Habitação. Marcelo Henrique, no entanto, já havia tomado a iniciativa de não aceitar a indicação. 

Paritário 
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é composto por 24 conselheiras e suas respectivas suplentes. Por se tratar de um organismo paritário, 12 conselheiras (mais 12 suplentes) são indicadas pelo poder público, e 12 conselheiras (mais 12 suplentes) são eleitas a partir das indicações feitas pelas entidades civis que contam com cadeiras no colegiado. 

Leia mais Bastidores no link: https://dlnews.com.br/noticias?id=82322/edinho-bate-martelo-e-reveillon-na-represa-e-mesmo-cancelado-mas-clubes-ja-preparam-festa-







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!