Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



José Francisco de Mattos Neto
Foto por: Divulgação
José Francisco de Mattos Neto

Ex-prefeito, herdeiro de marca poderosa e delegado de polícia vira ’assessor vip’ na Alesp

Por: Maria Elena Covre e Milton Rodrigues
14/10/2021 às 20:16
Bastidores

José Francisco Mattos Neto se afastou da Polícia Civil para integrar equipe do tucano Carlão Pignatari (PSDB)


Assessor vip 1
Delegado, um dos herdeiros da fábrica de refrigerantes Arco Iris e ex-prefeito de Tanabi por dois mandatos, José Francisco Mattos Neto pediu afastamento da Polícia Civil para assumir cargo na assessoria do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB).

Assessor vip 2
Na condição de herdeiro-policial-comunista (isso, sim, é fugir do perfil padrão), ele disputou sua última eleição pela prefeitura de Tanabi, em 2016, pelo PC do B, quando foi derrotado. Deixou a Polícia e assumiu cargo na Alesp no final de setembro. 

Assessor de luxo 3
Na condição de "assessor vip" do tucano Carlão Pignatari, o eclético José Francisco conseguiu que o chefe se sentisse em casa no megaevento promovido pelo emedebista Itamar Borges (deputado estadual licenciado e atual Secretário de Agricultura) para relançar o programa Melhor Caminho, com a presença do governador João Doria (PSDB), nesta quinta-feira (14), em Rio Preto.  

Rápido no gatilho 
Rápido no gatilho, Pignatari, certamente, já arrumou um jeito de não perder um precioso nicho de votos e apoiadores cobiçado pelo delegado-vereador, e também tucano, Renato Pupo, que sonha em colocar seu nome de novo na briga por uma cadeira na Assembleia Legislativa no ano que vem.  

*******

Mostrou serviço 
Itamar Borges, aliás, saiu do evento com o governador João Doria rindo de orelha a orelha. Com 4 mil presentes, entre os quais 246 prefeitos, deputados estaduais e federais, além de um amontoado de vereadores, o emedebista conseguiu fazer os olhinhos apressados do tucano brilharem de satisfação. 

Foi o maior
O evento foi o maior realizado em torno de Doria no Interior, segundo a própria assessoria do PSDB, desde que o governador resolveu se aglomerar o máximo que puder na correria para melhorar sua avaliação junto ao eleitorado e aos políticos. E tem pressa para que isso se reflita rápido em pesquisas de opinião de voto, fato que o ajudaria um bocado na briga com Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul) pelo posto de presidenciável do partido no ano que vem.  

*******

Não apareceu 1
O tempo passa, o tempo voa, mas a mágoa do vereador Paulo Pauléra (PP) com o governador João Doria (PSDB) só aumenta. Mais uma vez, ele ignorou solenemente o oba-oba em torno do tucano em Rio Preto nesta quinta-feira (14). Há algum tempo deixou de comparecer a eventos e de  atender a convites de organizadores para recepcioná-lo no aeroporto. 

Não apareceu 2
Para quem não se lembra, Pauléra foi um dos primeiros políticos da cidade a arrumar pretexto para dar visibilidade regional a Doria quando este ainda era prefeito de São Paulo, pouco havia pisado por estas bandas do Estado, mas já cobiçava a cadeira principal do Palácio dos Bandeirantes. É da autoria do vereador a lei que deu título de cidadão honorário rio-pretense a Doria em 2017. 

Esfriou 
Na campanha de 2018, o pepista virou uma espécie de coordenador regional, com direito a lugar cativo nos bancos da frente na van que levava Doria e Rodrigo Garcia nos eventos regionais. Mas, acabada a eleição, a "amizade” esfriou por parte do governador. E o "espaço prometido” por Doria para Pauléra fazer política nunca veio, o que muito provavelmente explica as ausências do vereador. 



*******

Outros caminhos 1
Enquanto a tucanada foi para um lado, o vereador Bruno Moura, em litígio com a alta cúpula do PSDB, foi para outro. O Sesi Rio Preto firmou uma parceria com o projeto Maquininha do Futuro, coordenado por ele, para o Programa Atleta do Futuro (PAF). Ao todo, 220 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos terão a oportunidade praticar judô gratuitamente.

Outros caminhos 2
Com mais de 30 anos de história, a proposta do Programa Atleta do Futuro é contribuir para a garantia do direito de acesso ao esporte de qualidade a partir da metodologia elaborada pelo Sesi-SP. E quem apareceu na foto com Moura? Roberto Perosa, outro tucano dos velhos tempos e padrinho do vereador no partido, atualmente cuidando deste braço da Fiesp em todo o Estado de São Paulo. 


*******
Fala, Zanqueta 1
O vereador João Paulo Rillo (Psol) requisitou à Comissão de Educação da Câmara de Rio Preto, presidida pelo vereador Renato Pupo (PSDB), a convocação da secretária de Educação de Rio Preto, Fabiana Zanqueta, para prestar informações referentes à pasta. 

Fala, Zanqueta 2
O requerimento foi motivado por um abaixo-assinado que contou com a adesão de 115 dos 216 gestores da rede municipal de ensino, que incluem diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino. No documento, eles pedem que a secretária ouça os profissionais em relação às dificuldades encontradas no retorno às aulas presenciais e também aceite sugestões de soluções coletivas. 

Fala, Zanqueta 3
Embora o pedido de reunião tenha sido protocolado na Secretaria há 15 dias, nenhuma resposta foi dada aos gestores. O grupo se mostrou ainda mais indignado pelo fato de Fabiana ter chamado para conversar sobre as pautas colocadas no documento representantes do Sindicato dos Servidores Municipais, sendo que a categoria hoje é representada pela Atem, sindicato dos trabalhadores da Educação. 

*******

Rejeição
Vereadores rejeitaram, com oito votos contra seis, projeto do vereador Elso Drigo Filho (Psol) que incluia a Parada do Orgulho LGBTQIA+ Calendário Oficial do Município, que seria comemorada sempre no mês de junho. Votaram contra a proposta os vereadores de identidade religiosa, como Anderson Branco (PL), Bruno Moura (PSDB), Jean Charles (MDB), Karina Caroline (Republicanos), Odélio Chaves (PP), Paulo Pauléra (PP), Júlio Donizete (PSD) e Rossini Diniz (PL). Se ausentaram do plenário na hora da votação Bruno Marinho (Patriota) e Francisco Júnior (DEM).

"Revotação"
Antes de declarar a rejeição da proposta, o presidente da Câmara, Pedro Roberto (Patriota), tentou manobrar e encerrar a sessão, mas foi impedido por sua assessoria. Aí, fez uma inédita revotação, que repetiu o placar. "Como tínhamos 15 vereadores e oito foram contrários, projeto foi rejeitado." Rillo pediu que fosse declarada falta aos ausentes. "Não podem ficar fugindo de votação."

Antecedente
Não é a primeira vez que vereadores da bancada religiosa se posicionam contra a comunidade LGBTQIA+. No começo do ano, rejeitaram a criação do Conselho da Diversidade Sexual, enviada pelo Executivo. A base religiosa é comandada por Odélio Chaves (PP), da Igreja do Evangelho Quadrangular, e Jean Charles, que tem na igreja Católica seu reduto eleitoral. A proposta acabou sendo reapresentada pelo vereador João Paulo Rillo (Psol), desta vez, com apoio de outros 10 vereadores. A proposta ainda tramita no Legislativo.

*******

Luciano Hang sim
Também nesta quinta os vereadores aprovaram moção de aplausos ao empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, conhecido como Véio da Havan, proposta por Jorge Menezes (PSD). Houve três votos contra: Rillo, Renato Pupo (PSDB) e Celso Peixão (MDB). "Tenho dúvidas sobre o caráter desse homem. Em dúvida, pró-sociedade. Não podemos envolver nossa cidade, o Poder Legislativo, com esse homem", disse Pupo. Peixão também justificou voto contra. "Vivemos uma pandemia, esse cidadão aí... esse cara não acredita na vacina. Não posso votar moção em favor desse cara, ele não gosta de gente. Perdi minha irmã por atraso na vacina".

Luciano Hang não
Em sessão nesta quarta-feira, a Câmara de Florianópolis rejeitou uma moção ao empresário Luciano Hang. Foram 10 votos contrários e sete votos favoráveis à proposta apresentada pelo vereador Maikon Costa (PL). Seis vereadores não estavam no plenário durante a votação. Segundo o portal catarinense NDMais, a proposta pretendia homenagear o empresário catarinense "por serviços prestados à geração de renda, ao empreendedorismo e ao debate democrático de pautas políticas, sociais e econômicas”.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!