Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Vacinação em Rio Preto
Foto por: Divulgação/Ivan Feitosa/Prefeitura
Vacinação em Rio Preto

Rio Preto vacina contra Covid neste domingo à espera de agendados e 31 mil faltosos

Por: Maria Elena Covre e Milton Rodrigues
09/10/2021 às 18:46
Saúde

Agendados e faltosos da segunda dose e dose adicional poderão se vacinar no Shopping Cidade Norte. Depois, vacinação só volta na quarta-feira


A Secretaria de Saúde de Rio Preto abre sala de vacina instalada no Shopping Cidade Norte neste domingo, 10, com funcionamento das 14h às 20h para o público agendado e faltoso da segunda dose e dose adicional. São mais de 31.884 os faltosos, que não foram tomar a vacina na data prevista no cartão de vacinação da primeira dose.

Para segunda dose, estarão disponíveis as vacina  AstraZeneca, que têm intervalo de 12 semanas entre doses; Coronavac, com intervalo de 28 dias entre doses; e Pfizer, intervalo de 8 semanas entre doses.

A dose adicional estará disponível para trabalhadores da Saúde com pelo menos 6 meses de recebimento da segunda dose; para idosos de 60 anos ou mais com pelo menos 6 meses de recebimento da segunda dose; e adultos com alto grau de imunossupressão com pelo menos 28 dias de recebimento da dose única ou segunda dose.

Para todos os públicos, é necessário apresentar documento de identificação com foto e CPF e comprovante de vacinação. Para os trabalhadores da saúde, é necessário apresentar ainda o comprovante de função, enquanto os adultos imunossuprimidos devem apresentar o atestado médico que comprove a condição.
 
Parada de dois dias

Após este domingo, a Campanha de Vacinação contra a Covid tem uma paralisação de dois dias. Não funciona na segunda e na terça (feriado). Será retomada na quarta-feira, 13, para os mesmos grupos, da segunda dose. Além do Shopping Cidade Norte, os grupos também podem se vacinar nas unidades de saúde e demais equipamentos públicos, das 8h às 14h.
 
Rio Preto aplicou 713.206 doses da vacina contra a Covid. São 384.022 primeiras doses (85% de cobertura vacinal); 299.276 segundas doses (66,84% de cobertura vacinal); 18.357 doses adicionais; e 11.551 doses únicas.

"Número mágico"

Com 66% de cobertura vacinal, Rio Preto está perto de alcançar o chamado "número mágico", de 70%. Nesse percentual, virologistas afirmam que é possível adquirir a imunidade coletiva, ou seja, a transmissão deixa de acontecer, ou apresenta redução drástica, embora não dispense os cuidados costumeiros - álcool em gel, máscaras e distanciamento físico.

Rio Preto só não está em 70% de vacinados com as duas doses (e dose única) em razão de dois fatores. Um deles é o fenômeno dos faltosos, que estão ignorando os apelos para comparecer aos postos de vacinação e colocar o esquema vacinal em dia.

Outro problema, que vai retardar por consequência o calendário da segunda dose, é a falta de imunizantes ainda da primeira dose para o publico adulto - a cidade ainda está com cerca de 9 mil pessoas esperando a vacina, a maioria na faixa entre os 18 e 24 anos.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!