Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Vinícius del Rio grava lives das partidas
Foto por: Reprodução
Vinícius del Rio grava lives das partidas

Após falir na pandemia, rio-pretense "vira o jogo" e fatura com o mercado de game

Por: Joseane Teixeira
02/10/2021 às 16:13
Economia

Vinícius del Rio era dono de uma agência de turismo, ramo de negócio que foi totalmente afetado pelo novo coronavírus. Em casa, ele descobriu no hobby uma maneira de ganhar dinheiro


Tem um ditado popular que diz: fazer do limão, uma limonada.

Na prática, significa transformar uma situação adversa em oportunidade.

Isso o rio-pretense Vinícius Del Rio mostrou que sabe bem.

Ele era dono de uma empresa de turismo e tinha três funcionários contratados quando, de um dia para o outro, viu o negócio simplesmente inviabilizar com as proibições de circulação impostas para conter a onda de contaminação do novo coronavírus. Teve de baixar as portas e demitir.

Pesquisa feita pela Serasa Experian mostra que mais de 640 mil empresas de micro e pequeno porte faliram no Brasil, de 2020 até abril deste ano.

Sem ideia de como recomeçar e para tentar esquecer (pelo menos por um momento), as dívidas que adquiriu, Vinícius virava madrugadas jogando online. O GTA Roleplay já era um hobby esporádico, mas virou o bote salva-vidas em um momento de dificuldade.

O mercado de games, que mostrava crescimento promissor nos anos anteriores, registrou um "boom” com a pandemia. Isso porque, restrita dentro de casa devido às medidas de isolamento, parte da população mundial viu nos jogos eletrônicos uma maneira de matar o tempo e amenizar os efeitos da falta de convívio social.

Estima-se que 25% da população mundial dispute algum tipo de jogo online, pelo computador ou celular. E há a tendência de que passem cada vez mais tempo jogando.

Foi durante a interação com outros players que Vinícius conheceu o mineiro João Victor Zanolli, programador e dono de um servidor inoperante desde 2018, o Brasil Capital.

E foi aí que o jogo virou.

 

Empreendedor nasce ou se forma?

Segundo o coach José Roberto Marques, o empreendedor nato tem uma veia voltada para a estratégia, a curiosidade aguçada, a habilidade de produzir algo inovador e vender ideias. Ele tem a capacidade de olhar para algo, que os olhos comuns não podem enxergar, e fazer de sua visão o seu case de sucesso.

Atento às possibilidade do mercado, Vinícius propôs a Zanolli reativar o servidor e repaginar os gráficos, reproduzindo prédios, pontos turísticos e personagens característicos da cidade de São Paulo.

Dentro da cidade virtual, o jogador interage no Tribunal de Justiça, na Praça da Sé, nos batalhões de Polícia Militar, Rodoviária e Corpo de Bombeiros, e pode até dirigir viaturas e pilotar o helicóptero Águia.

"A estratégia foi justamente gerar uma identificação. O jogador se reconhecer nos cenários e atuar em papéis que talvez fossem objetivos dele na vida real. Muitos jovens gostariam de ser policiais, por exemplo”, explica Del Rio.

O plano vem dando certo. Dos 23.322 inscritos, quase 50% são jogadores do estado de São Paulo.

De acordo com o novo empresário do mercado dos games, o servidor Brasil Capital já bateu a marca de 300 mil acessos desde o mês de março, quando foi reativado.

Em menos de 7 meses de operação, já se destaca em 5º lugar no ranking geral de servidores, 3º lugar entre servidores com temas brasileiros e em 1º lugar no tema São Paulo, segundo relatório produzido pelo programa FiveM.

 

Realidade virtual, investimento real 

O negócio, que começou com o mínimo de investimento capital, hoje rende à dupla de sócios resultados sólidos.

Embora não seja cobrado o ingresso do gamer no jogo, muitos optam por comprar itens como armas, imóveis e carros para melhorar a performance na partida, ao invés de conquistar aos poucos, com a interação na cidade. Além da necessidade de se alimentar.

Pesquisa da Nimo TV (plataforma para jogos em computadores e celulares) divulgada no mês de agosto indica que 63% dos gamers do país gastam dinheiro com objetos para melhorar sua performance durante as competições online ou até para customizar o estilo e roupas de seus avatares nos jogos.

De olho nesse mercado pujante, marcas estão investindo em patrocínio de eventos dentro das cidades virtuais.

Neste ano já teve parada gay e até carnaval com o aporte financeiro de cervejarias famosas, patrocínio de marcas e participação de cantores e influenciadores.

A Brasil Capital recepcionou, em julho, um festival de música promovido pela Forma Turismo, empresa especializada em viagens de formatura para estudantes. E está em contato com outras marcas para firmar parcerias fixas. 

Estima-se que a indústria de jogos eletrônicos movimente, por ano, US$ 300 bilhões, superando em 50% o mercado de filmes e música, juntos.


 

O Tribunal de Justiça é um dos cenários reproduzidos no servidor
Foto por: Divulgação
O Tribunal de Justiça é um dos cenários reproduzidos no servidor






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!