Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



O deputado federal Geninho Zuliani
Foto por: Divulgação
O deputado federal Geninho Zuliani

Geninho segue o fluxo e vota a favor de negociação para unir DEM ao PSL

Por: Maria Elena Covre e Milton Rodrigues
23/09/2021 às 20:29
Bastidores

Proposta de convenção nacional para bater o martelo sobre fusão entre os dois partidos foi votada, e aprovada por unanimidade, na noite de terça-feira (21), em reunião da Executiva Nacional do DEM


Pela fusão 
O deputado federal Geninho Zuliani foi um dos 41 integrantes da Executiva Nacional do DEM que, em reunião na última terça-feira (21), aprovaram, por unanimidade, a realização de uma convenção ampla que deverá bater o martelo no processo de fusão do partido com o PSL. O passo é considerado decisivo para que o casamento vingue, uma vez que o grupo teria a prerrogativa de barrar a continuidade das tratativas, o que não ocorreu. Pelo contrário. 

Surpreendeu 
Em âmbito geral, surpreendeu o fato de dois ministros do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), os democratas Ônix Lorenzoni (Trabalho) e Teresa Cristina (Agricultura) também terem comparecido à reunião e votado favoráveis à união. Isso porque, o superpartido de direita, como já está sendo chamada a cria do casamento, teria por projeto principal, segundo lideranças dos dois lados, o lançamento de uma terceira via nas eleições de 2020. 

Será mesmo?
No entanto, movimentações e personagens que começam a se destacar nas tratativas permitem leituras de que o novo gigante, com 90 deputados federais e oito senadores, não seria, assim, tão avesso à possibilidade de subir no palanque de reeleição de Bolsonaro. Alguns destes sinais: ACM Neto, principal articulador do DEM, não nega sua simpatia ao governo federal; a adesão de Ônix e Tereza Cristina ao projeto; o surgimento de Antônio Rueda, vice-presidente do PSL e historicamente aliado do clã Bolsonaro, entre os maiores entusiastas e negociadores da fusão. 

Condições 
Há duas semanas, Geninho Zuliani disse ao DLNews que sua permanência no novo superpartido de direita estava condicionada a alguns fatores, sendo o principal caminhar ao lado de Rodrigo Garcia na briga pelo governo de São Paulo. E de João Doria, se este sair vencedor das prévias tucanas no dia 21 de novembro. 

Seguiu o fluxo 
Além de Geninho, o vice-prefeito Orlando Bolçone, que migrou do PSB ao DEM no início do ano passado, está na mesma sinuca. O fato é que, diante de tantos caciques de tribos mais poderosas, só coube a Geninho seguir o fluxo. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!